
Ilustração: Benjamim Cafalli
Republicanos? Quem? Eles? Quando?

Republicanos? No mucho
No último domingo, o “O Estado de S. Paulo” publicou um caderno especial de nome “República VIVA – Contra a polarização destrutiva”. Nele há a republicação – sem trocadilho – de análises feitas pelo jornal de todos os presidentes desde a Proclamação da República em 15 de novembro de 1889.
Em várias das análises as opiniões emitidas comprovam o no mucho do título.
Vamos lá.
Arthur Bernardes (1922-1926): Foi alvo do tenentismo
“A Revolta Tenentista teve seu momento mais simbólico no levante dos 18 do Forte de Copacabana (1922) e visava impedir a posse de Arthur Bernardes (1875-1955). Os dirigentes do Estadão apoiavam o “tenentismo”, no que ele tinha de renovador e de enfrentamento das oligarquias.”.
Impedir a posse de um presidente legalmente eleito é republicano?
Washington Luís (1926-1930): Estadão apoiou sua derrubada do poder
Washington Luís (1869-1957) foi deposto por militares no dia 24 de outubro de 1930. O Estadão apoiou sua derrubada e a interdição da posse de Julio Prestes (1882-1946), presidente eleito. O jornal aplaudiu a indicação para a presidência da República do “chefe civil da revolução”, Getúlio Vargas (1882-1954), que se tornaria mais tarde seu grande nêmesis [retaliação, vingança, tapa na cara no popular].
“Os ditadores de segunda ordem, como o srs. Rivera, Leguía, Washington Luís etc, nutrem apenas aspirações limitadas ao âmbito nacional, só pretendem atuar dentro dos seus próprios países; os de ”primo cartello”, as estrelas de primeira grandeza, como Lênin, Stálin ou Mussolini, alimentam ambições universalistas.”
Apoiar a derrubada de um presidente legalmente eleito e o impedimento da posse de um legalmente eleito é republicano? No caso, o castigo veio, literalmente a cavalo. Madalenas arrependidas, depois ficaram contra Getúlio, que prendeu e exilou os donos do jornal que ficou sob intervenção durante cinco anos.
João Goulart (1961-1964): governo decorreu sob forte suspeição do jornal
Às vesperas do golpe:
19/3/1964: “A dar ouvidos a s. exa., estaríamos diante de um episódio do próprio curso da história, de uma nação que já não se conforma com a subestrutura jurídica em que vem evoluindo (…) Esse episódio (o comício da Central do Brasil, no Rio de Janeiro) do ”curso da história” assumiu para o sr. João Goulart tais proporções que ou o país se decide a aceitar-lhe o significado ou não haverá forças que evitem a guerra civil.”
No dia do golpe:
31/3/1964: “…O chefe do Executivo sente-se neste instante em sérias dificuldades em face(*) daqueles que até aqui não cessaram de dar mostras do seu respeito à Constituição através do acatamento às ordens de s. exa (…) Não resta dúvida alguma de que o Exército nacional disse um BASTA categórico e definitivo aos desmando(!!!) de s. exa.”
(*) Naquele tempo, ao menos, sabiam escrever.
(!!!) Lêdo e Ivo engano, já naquele tempo havia cara-pálida. Desmandos, viste?
3/4/1964: “…o movimento que acaba de ter tão feliz epílogo deve ser considerado não só como uma vitória da opinião pública brasileira, não só como uma vitória da democracia neste grande país, mas, sobretudo, como um triunfo da democracia continental, como um revés insanável do comunismo internacional.”
A lição anterior – apoio à derrubada de WL e o impedimento da posse de JP – não serviu para nada. Apoiaram o golpe, arrependeram-se como no caso anterior e sofreram punições. O arrependimento total veio só quando o ditador Costa e Silva decretou a AI-5.
Idiosincrasias? Não, não, é aquela que começa com agá…
Em tempo
O ídolo da Mesquitada era Carlos Lacerda, dos mais execráveis partícipes da baixa política brasileira. A (sem) respeito dele, corre uma passagem com uma de um dos mais lamentáveis jornalistas da Imprensapátria, Davi Nasser. “Dê-me uma rima para Lacerda”. “Merda!”. “Pedi rima, não sinônimo.”.
A PM de TF e Derrite assassina mais um
No sábado (15), um homem que tentava consertar o carro de um amigo foi abordado por PMs em Barueri (SP). Acabou assassinado. No vídeo é possível ver que dois brucutus mal treinados não conseguem imobilizar um homem muito menor que eles. A versão policial de que ele tentou tomar a arma de um dos PMs é mentirosa, ele quis desviá-la para não ser atingido por um eventual disparo. Um outro atirou de dentro da viatura.
Mais uma vez, como tem acontecido, nada será feito.
https://www.youtube.com/shorts/XX8RmctXLTQ
É inveja do Rio???
Não faz muito tempo, foram encontrados celulares e carregadores de celular, smartwatchs, fones de ouvido, notebook, maconha, R$ 21.672,15, dólares e euros no Presídio Especial da Polícia Civil de São Paulo. É nele que estão presos “puliça” corruptos denunciados pelo assassinado Antônio Gritzbach.
Pois não é que ontem acharam mais aparelhos?
Os bozoidões Tarcisão e Cláudião estão concorrendo pra ver quem tem as piores polícias! Nas PMs já deu empate.
Naturalize-se! Fique por lá pra sempre!
O patridiota Eduardo Bananinha vai pedir licença do mandato de paralamentar para ficar na terra do ogro em busca de apoio para atacar a soberania nacional. Livre o Brasil de um brasileiro de sua laia e se naturalize sobrinho de Tio Sam.
Candidate-se por lá, vire um ogrista oficial. Pensô qui fino? Mr. Little Banana? Or Mr. Tiny Banana? Só em uma categoria é grande, trata-se de um covardão. Cadê o cabo e o soldado fechadores do STF?
Ou, quem sabe, consiga um emprego em uma hamburgueria que aceite pessoas em situação de incompetência geral (sem hífen, coleguinhas mudérnos!)?
Bananinha mendaznatinho
“Oh, titio Trump, corro perigo, Moraes pode cassar meu passaporte!”. “Oh, titio Trump, Moraes pode mandar me prender! Oh, oh, oh!”. “Titio, se for o caso, me concede asilo?”.
Tudo mintchura, o PGR acaba de recomendar que os pedidos do PT não sejam aceitos, parecer prontamente acatado por Xandão. A familícia não tem DNA, tem D“M”A.
Mas o gado? Ora, o gado, no caso milagre da genética, orneja…
É a terra do “Devo, não nego, pago se quiser”
A Voepass, responsável pela morte de 62 pessoas no acidente aéreo em agosto de 2024, pagou menos de 3% das multas aplicadas pela Anac desde 2014. A mesma coisa acontece com as multas aplicadas pelo Ibama e com os empresários que sonegam os impostos devidos, entram no Refis, pagam três ou quatro parcelas e se “esquecem” das outras. Tempos depois se beneficiam com outros presentes e continuam a não pagar lo que deben.
Ninguém se informa?
Ou informação não serve pra nada mais? Não passa um dia sem que nos jornais e nas TVs sejam mostradas as mazelas da administração municipal paulistana e uma pesquisa mostra que quase 60% dos munícipes aprovam a (indi)gestão RNunes.
A turma só lê zapzap de quem (não) pensa igual, que não é capaz de enxergar a realidade?
Ontem choveu forte em alguns bairros. Resultado, 114.559 imóveis sem energia na região metropolitana, 98.173 somente na capital. Por quê? Queda de árvores. Quem não cuida? O prefeito bem avaliado. “Fico no escuro, perco tudo o que tenho no freezer, mas ele é contra o PT!”
Enviada por uma querida amiga e leitora fiel
É a cotinha habitual dela. Antigo, 2019, mas continua atual.
Piada pronta
Um site de fofocas informa que Tom Cruise foi visto novamente com a atriz Ana de Armas e reforça os rumores de um namoro. Com o sobrenome, é companhia mais que adequada, basta assistir aos filmes dele.
No SP1
“Mais tarde daremos maiores detalhes”. Falante, se forem maiores não serão detalhes, viste? Mais detalhes, tá?
R.IP. Wlamir Marques
Senão não o melhor, o mais espetacular jogador de basquete brasileiro de todos os tempos. E, mais importante, uma exemplar pessoa!
Que canseira!
A “Folha” dá um trabalhão nas correções, o “Estadãozinho” é mais bonzinho. Nele é possível fazer “copia e cola” direto na versão digital. Na “Folha”, não. Há que procurar o texto a ser corrigido por meio do Google no portal para copiar e apontar os erros. E muitas vezes tenho de reescrever o título da matéria pra ficar igual ao no impresso, mudam.“Não basta errar, é preciso dificultar!”… Começou a chegar a versão impressa do “Estadãozinho”, leitua mais atenta. Até o dia 30 de abril terei os dois como impressos, depois a “Folha” será na versão digital.
(CACALO KFOURI)
***************
Copiada do BAND NEWS
Uau!!! Pior que isto só se fosse obsçecado! Ficou no ar quase 1 minuto, então alguém obcecado por escrever certo corrigiu.
***************
Copiadas do g1
Racha entre porsche(!!!) azul e outro carro acaba em capotamento em SP; VÍDEO
(!!!) Os Porsches nas mãos erradas desmoralizaram a marca a ponto de merecer caixa-baixa da parte do capista cara-pálida geúnico!
Pobre Porsche, sofre do que aconteceu com o Audi, a caneta Montblanc e os então chamados de laptops, o trio recebeu o apelido de “kit babaca” nos anos 1990. Havia uma variação com celular, a mesma caneta e a pastinha de executivo. A “Faria Lima” naqueles tempos era na “Paulista” ou na “Bolsa”.
Astronautas ‘presos’ no espaço voltam à Terra após 9 meses; saiba tudo sobre a missão em 10 tópicos
Depois de meses na Estação Espacial, os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore enfim voltaram à Terra. Resgatados pela Dragon Freedom, da SpaceX, eles pousaram no mar na costa da Flórida no começo da noite desta terça-feira (18), (junto com)(!!!) a missão Crew-9.
(!!!) Não resisti! Apesar de gringos, segundo o geúnico, vieram também com um erro de Português!
***************
Copiadas do UOL
Avião de Lula arremete ao tentar pousar em aeroporto no interior de SP
A manobra precisou ser feita devido aos fortes ventos na região. Segundo o Planalto, os ventos “estavam acima dos limites previstos”. A Defesa Civil informou que Sorocaba registrou rajadas de vento de até 54 km/h na tarde de hoje.
No problems, bozolândia, não adianta torcer pro pior, os pilotos da FAB são excelentes, ainda mais os “escolhidos”.
Palavrão censurado: pichação no Palmeiras chama (XXX) atenção por ‘boa educação’
(XXX) Vivendo e aprendendo, não sabia que atenção é palavrão! Chama a atenção, cara-pálida. Errado na capa, no título do link aberto e no texto.
***************
Copiadas do Blog do Ancelmo Gois
legenda
jefe: Ancelmo Gois
miss Caixa/mistake/miss Crase: Fernanda Pontes
errador/mister Crase/mister Caixa: Nelson Lima Neto
Por que continuar lendo o blog se tem tanto erro e dá tanto trabalho? É que, apesar da decadência do texto, continua sendo uma boa fonte de informações. Fiquei em dúvida em vista de uma grande mancada recente. Vou começar a checar. De qualquer maneira, qual seria o sentido de fazer o “Mirando” sem alvo? Pra mode de agilizar a publicação das barbaridades e gastar menos tempo, foram criados grupos por cara-pálida. Neles estarão somente as frases com os erros. É evidente que muitos dos erros que aparecem nos títulos, mas não nos textos, são cometidos por quem publica as notas. De qualquer forma, a responsabilidade é dos autores, devem fiscalizar o produto final, no Jornalismo não deve e não pode valer o triste “caiu na rede, é peixe”. No caso, nem olham o que pescaram.
Como parece que é norma, determinação, no blog escrever errado os nomes de livros, filmes, peças teatrais, novelas, programas de TV e eventos, baixando-lhes as caixas, os erros não serão mais apontados, é chover no molhado. Apareceu um nome? Tá errado!
Lembrete: o “Mirando” desistiu de apontar o emprego errado de pronomes demonstrativos. Eles são semianarfas convictos.
Ah, a santa é a Inhorância, padroeira deles.
Cantinho del jefe
1 – Na ação de reparação de danos foi determinado que, além do pagamento de três salários-(X)mínimos de indenização correspondentes ao ressarcimento das despesas com funeral e luto, foi fixado um valor de pensão em 2/3 do salário-(X)mínimo para os pais.
(X) Santa, ajuda el jefe a se desvencilhar dos que assinam por ele e não sabem nada. Salário-mínimo com hífen não é o parco salário, define quem o recebe! Salário mínimo pagamento tem pouco valor e não tem hífen. Aprendam, dicionário ortográfico é uma coisa, léxico é outra!
2 – Merece festa! Globo vai celebrar ‘Vale tudo(?)’ com evento no Copacabana Palace
A emissora prepara uma festa na próxima quinta-feira, dia 20, para celebrar a estreia de “Vale tudo(?)“,
A nova versão de ‘Vale Tudo(?)’,
(?) Vale mesmo, né, JCaixa? O certo é o último.
Cantinho do errador/Mister Crase e Caixa
1 – Artista venceu como “Melhor Álbum de Jazz”, categoria na qual disputavam(???) Milton Nascimento, na edição deste ano da premiação
(???) Quem mais pra ir no plural, errador? AK, sesqueceu de Esperanza Spalding.
2 – Fotógrafo carioca registra ‘dança’ da ‘lua de sangue’ (junto ao)(XXX) Cristo Redentor
(XXX) No, errador, perto do, errador!
3 – Desde 2020, uma cooperação técnica firmada entre a UFRJ, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO(XXX))
(XXX) Unesco, MrC.
4 – Ministro do STF, que é professor do curso de Direito na instituição desde 1982, dessa(XXX) vez vai ministrar uma aula aberta
(XXX) Jacquestamos… Desta vez, errador, desta, a atual. Errado no texto também.
A aula que marca o início ao(!!!) ano letivo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)(, este ano,)(!)
(!!!) Uau, fenomenal! Marca o início do, da início ao, desconhecente do vernáculo.
(!) Errativo, pra que repetir ano? De 2025 e sem as duas vírgulas, viste?
A Uerj possui(!!!) 31 mil alunos, desses 3.159 são novos estudantes que passaram no último vestibular e estão ingressando a(XXX) Universidade em 2025.
(!!!) Hummm… Que vigor… Tem, errador, tem!
(XXX) Mein Gott, errador, por que não ingressa de novo no Ensino Fundamental e tenta aprender alguma coisa? Na, caramba!
5 – (…), com a frase “Viva o (cinema nacional)(???)”.
(???) Interessante, MrC, na foto que ilustra a nota aparece “Viva o Cinema Nacional”. Tens problema visual aforamente o flagrante gramatical?
Cantinho da mistake/miss Caixa/miss Crase
1 – Grupo exibe(???) estaria perseguindo o religioso pela cidade, espalhando informações inverídicas sobre seu trabalho e, também sobre sua vida privada, em redes sociais. Os defensores de padre(?) André afirmam que o religioso é um “exemplo de dedicação à convivência harmoniosa entre as comunidades de fé”
(???) É o nome do grupo, mistake? Ah, esqueceu-se de “faixa e” pra não perder o hábito.
O padre(?) André Luiz Teixeira de Lima,
Eles chegaram a pedir ao Arcebispo(!) que o retirasse da paróquia, alegando que o padre não segue os preceitos da Igreja Católica.
(!) Por que a alta, MsC, hierarquia? Caramba, não tem o nome dele.
Os defensores de padre(?) André afirmam que o religioso é um “exemplo de dedicação
As ações sociais de padre(?) André,
(…), colega de padre(?) André,
Segundo ele, Padre(?) André já levou o caso à polícia.
(?) Aqui é discriminação, MsC?
São os “catoligélicos”!
2 – Os dois tinha(!!!) sido orientados a aguardar na fila de prioridade até descobrirem que o voo com destino ao Rio já havia decolado
(!!!) Viva ela! Por isso eles não “embarcou”, mistake? Sesqueceu de que dois é plural?
Tinham serve?
3 – Foram (recolhidos de)(XXX) 75,4 toneladas de resíduos,
(XXX) Mistake é solidária, faz de tudo pro errador não vexaminar sozinho. Recolhidas e sem o “de”, escriba.
Cara-pálida anônimo
1 – . A Procuradoria-(X)Geral do Município do Rio realiza, (…). A agenda integra a programação da instituição voltada para o Mês da Mulher e contará com a participação de juízas, delegadas e integrantes da Guarda Municipal, além de Procuradoras(?) do Município do Rio.
(X) Até quando teoricamente acertam, erram! Deveria, sim, ter hífen, mas não traz no nome oficial. Assim está no portal: “A Procuradoria Geral do Município (PGM) é o órgão gestor do Sistema Jurídico Municipal, responsável pela defesa judicial e extrajudicial do Município do Rio de Janeiro, pela consultoria jurídica dos órgãos municipais, bem como pela inscrição e cobrança da dívida ativa municipal.”.
(?) Por que a alta, cara-?
***************