A necessária regulação. Por Arnaldo Niskier
Regulação…Não se deve tratar apenas dos modelos da IA generativa, como o ChatGPT. Essa discussão envolve o aperfeiçoamento necessário da educação, que exige investimentos especiais…
Dizem que os dados são o novo petróleo, na economia mundial. O Brasil está criando uma legislação específica para a inteligência artificial. As vozes do empresariado precisam participar dessa discussão, considerando as características próprias do país.
Não se deve tratar apenas dos modelos da IA generativa, como o ChatGPT. Essa discussão envolve o aperfeiçoamento necessário da educação, que exige investimentos especiais.
Outro aspecto essencial é o planejamento da produção energética. Hoje, 80% da energia de data centers já se destina à IA. Um exemplo desse bom uso é a cidade de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, que tem dois grandes aplicativos, um para visitantes, estimulando o turismo, e outro para os moradores. O aplicativo para o cidadão tem mais de 700 serviços públicos integrados. As pessoas podem resolver questões do cotidiano usando um só aplicativo. No Brasil estamos bem posicionados, mas falta melhor conexão entre as esferas federal, estadual e municipal.
Na Ásia, a Tencent é a líder mundial de patentes em IA generativa. A companhia promove atualmente uma tecnologia de leitura da palma da mão, usada nos serviços públicos e privados. Nos aeroportos chineses você não precisa de cartão de embarque. Basta colocar a palma da mão no leitor. Isso já está sendo usado em eventos e nas Universidades locais.
Agora é sabido que tudo que está na internet já se esgotou. A parte mais complexa é a negociação com as editoras ou com os veículos jornalísticos sobre a questão fundamental dos direitos autorais para poder usar. No Brasil, o empresário Jonas Suassuna deu um golpe de mestre. Utilizando a voz do incomparável Cid Moreira, criou uma empresa para publicar livros clássicos, como as obras de Machado de Assis. E já tem avançado no assunto, que ganhou um charme notável e tende a se tornar um grande sucesso de vendas. A empresa se chama Grupo Empresarial Gol Europa.
_______________________________
Arnaldo Niskier – Imortal. Sétimo ocupante da Cadeira nº 18 da Academia Brasileira de Letras. Professor, escritor, filósofo, historiador e pedagogo. Licenciado em Matemática e Pedagogia pela UERJ. Professor aposentado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi presidente da Academia Brasileira de Letras e secretário estadual de Ciência e Tecnologia e de Educação e Cultura do Rio de Janeiro. Presidente Emérito do CIEE/RJ. Honoris Causa da Universidade Santa Úrsula.