Bispa

Se Sua Excelência Reverendíssima soubesse que está sendo chamada de “bispa” por 10 entre 10 veículos da mídia brasileira, havia de torcer o nariz.

Bispa

Se Sua Excelência Reverendíssima soubesse que está sendo chamada de “bispa” por 10 entre 10 veículos da mídia brasileira, havia de torcer o nariz. Esse feminino caseiro pode até ser tolerado por prelados neopentecostais, mas essa religiosa é autoridade do anglicanismo, igreja derivada do catolicismo e dele bastante próxima.

Pode soar estranho por falta de uso, mas a palavra bispo tem feminino. Precisa lembrar do original grego (epískopos). Ele deu a forma episcopisa, aceita na língua portuguesa e mencionada até no Houaiss.

O próprio recorte de jornal estampado mais acima menciona a Diocese Episcopal de Washington.

Falar em episcopisa pode soar meio raro, mas tem um charme indiscutível.

BISPA - EPISCOPISA

________________________

JOSÉ HORTA MANZANO – Escritor, analista e cronista. Mantém o blog Brasil de Longe. Analisa as coisas de nosso país em diversos ângulos,  dependendo da inspiração do momento; pode tratar de política, línguas, história, música, geografia, atualidade e notícias do dia a dia. Colabora no caderno Opinião, do Correio Braziliense. Vive na Suíça, e há 45 anos mora no continente europeu. A comparação entre os fatos de lá e os daqui é uma de suas especialidades.

_____________________________________________________________

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter