A Limonada do Abel. Blog Mário Marinho
Ensina a sabedoria popular que do limão pode-se – e deve-se – aproveitar a chance e fazer uma boa limonada.
É o que está mostrando o técnico Abel, depois que o Palmeiras foi eliminado das Copas e ficou apenas com o Brasileirão.
Ao invés de se deixar abater e despencar tabela abaixo, Abel espremeu o limão, deitou-lhe açúcar e foi à batalha.
Está fazendo exatamente um mês que seu time não leva gol.
A última vez que suas redes foram balançadas foi no dia 18 de agosto, na vitória, 2 a 1, sobre o São Paulo.
E a última derrota está para completar dois meses: aconteceu no dia 27 de julho, 2 a 0 para o Vitória.
Na luta pela liderança, o Verdão segue fungando no cangote do Botafogo que tem 53 pontos ganhos, contra 50 de Abel & Cia.
Neste domingo, o Verdão enfrenta o Vasco da Gama que é o 9º colocado.
Embora sem grande rivalidade, é um clássico e o Vasco merece respeito.
Mas o grande adversário dos dois times é a fumaceira que toma conta de Brasília, onde o jogo será disputado. O Vasco, com o mando do jogo, resolveu faturar uma graninha a mais e vendeu o jogo para um patrocinador de Brasília.
A negociação foi feita já há algum tempo e ninguém poderia imaginar que a antiga Novacap seria tomada pelo fogaréu que assola o País.
Nem é possível imaginar como estará no fim de semana. Mas a fumaça assusta perto do estádio Mané Garrincha, foto ao alto.
Em condições normais de temperatura e pressão, o Verdão chega com todo o favoritismo, mas, como já dizia Dom Pedro I, clássico é clássico.
A rodada de fim de semana tem também o líder Botafogo em perigo: vai jogar contra o Fluminense no sábado.
O time de Garrincha e de Zé Marcio Mendonça tem total favoritismo sobre o Fluminense, onde anos passados brilhou um ponta magrelinho chamado Telê Santana, que é o 11º colocado. Mas, aqui também vale o ensinamento de Dom Pedro I: clássico é clássico.
Terceiro colocado, mas uma vez fazendo excelente campanha no Brasileirão, o Fortaleza do técnico Juan Pablo Vojvoda, já chamado de Fenômeno pelo trabalho que vem fazendo, recebe o Bahia.
Clássico nordestino.
O Flamengo, que já teve campanhas melhores e hoje é o quarto colocado, recebe o Grêmio, do Renato Gaúcho, que também já viveu dias melhores e hoje é o 14º colocado.
Fechando os cinco primeiros colocados, o São Paulo enfrenta o Internacional que vem em campanha de recuperação e está em oitavo lugar, três degraus abaixo do Tricolor.
A torcida do São Paulo promete colocar 70 mil torcedores no Morumbis, mas, é bom avisar, a lotação máxima lá é de 66.795 torcedores.
Lá na minha terra, onde brilha o pão de queijo, o Cruzeiro, 7º colocado, viaja até Cuiabá, onde o chão arde, e enfrenta o Cuiabá. Se as intempéries não atrapalharem, dá o time de Dirceu Lopes e Tostão.
Já o Galo, do fortão Hulk, em 10º, recebe o Red Bull Bragantino que está dois degraus abaixo.
E o meu América?
O Coelhão recebeu e venceu o Paysandu, 2 a 0, nesta quarta-feira. Subiu um penoso degrau da série B e está em 6º lugar.
________________________
Mário Marinho – É jornalista. É mineiro. Especializado em jornalismo esportivo, foi durante muitos anos Editor de Esportes do Jornal da Tarde. Entre outros locais, Marinho trabalhou também no Estadão, em revistas da Editora Abril, nas rádios e TVs Gazeta e Record, na TV Bandeirantes, na TV Cultura, além de participação em inúmeros livros e revistas do setor esportivo.
(DUAS VEZES POR SEMANA E SEMPRE QUE TIVER MAIS NOVIDADE OU COISA BOA DE COMENTAR)
__________________________________________________________________