parole

Por Benjamim Cafalli

Parole, parole, parolessss, agora até com sotaque. Luz? Nada

parole
Por Benjamim Cafalli

Parole, parole

Desde sexta-feira (3), quando milhões em São Paulo ficaram sem energia elétrica, a Enel tenta, mas não consegue, diminuir sua incapacidade. Não só em relação ao problema atual, mas, também, ao passado, quando houve falta de energia por vários dias – este mirandeiro ficou três dia e meio sem energia no início do ano – e nenhuma medida preventiva foi tomada.

A TV mostrou entrevista com o presidente da Enel negando que a diminuição no número de empregados – agora “colaboradores” – tenha influído no atendimento, quando os fatos mostram o oposto. Segundo ele, o vento foi o grande culpado. A TV exibiu imagens de várias bases da empresa lotadas de caminhões estacionados. A “explicação” de um executivo: estavam sendo abastecidos para serem usados pelas turmas que entrariam em operação.

Moradores de bairros da periferia se queixam em reportagem que ninguém apareceu nas ruas em que moram e a empresa responde à TV que precisa do exato endereço em que estão os queixosos. Trata-se da confissão oficial de que os queixosos têm razão, a Enel não sabe onde falta energia.

O assunto muda, por que o enterramento da rede elétrica não anda? Entre um novo personagem, o prefeito Ricardo Nunes. Declara que um dos motivos é a falta de vontade das empresas de comunicação, “Elas se recusam a colaborar, são contra o enterramento”. Segue entrevista com um representante das empresas na qual nega o que o prefeito declarou.

Mas o prefeito, expert em declarações descabidas, fala no alto custo para enterrar a fiação e conta que pensa em mais um ônus para a população, criar uma taxa para que os moradores rachem o custo com o município! É como se tivesse cabimento a prefeitura  tocar a campainha das casas e perguntar, “Olha, estamos pensando em enterrar a fiação aqui, topas?”.  Depois negou ter dito o que está gravado.  “Em hipótese alguma vai ter taxa”. Usando a desculpa usual, alegou que sua declaração na entrevista coletiva “foi tirada do contexto”. Tirada como se falou que teve conversa com a Enel a respeito da cobrança de uma “taxa de contribuição”? Parece ignorar que taxa significa tributo, imposto.

São esses os responsáveis irresponsáveis pelo caos que vive a cidade, desde sexta-feira (3), em que ainda 300 mil habitantes ainda estão sem energia.

 A Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica? Parece a ONU na guerra no Oriente Médio, assiste a tudo inerte.

Mente insistentemente

A Enel continua a veicular anúncio mostrando-se cuidadosa e eficiente, mas trocou o locutante, não é mais o com prisão de ventre, é um com sotaque carioca. Por quê, se o problema é em São Paulo? É pra serrr ixpérrta? Não se trata de maldade, é que o sotaque carregado é associado à malandragem. Até pelos cariocas.

 Vitória de Pirro

O que Netanyahu conseguiu para Israel até o momento? Está invadindo a Faixa de Gaza à custa da morte de milhares de inocentes, os reféns continuam reféns, ganhou a antipatia de muita gente a ponto de o execrável antissemitismo ter aumentado com grande força.

E levou um chega pra lá de seu grande aliado, os EUA.  Depois de uma entrevista em que declarou não aceitar nenhum tipo de acordo para solucionar o conflito, levou uma carraspana, sob orientação de Joe Biden,  do secretário de Estado norte-americano Anthony Blinken. Seu porta-voz declarou que:  “O nosso ponto de vista é que os palestinos devem ser os primeiros na tomada de uma decisão. Gaza é terra palestina e permanecerá terra palestina”.

Militarmente é óbvio que Israel será vitorioso, mas a que custo? E por quanto tempo? Qual será o comportamento daqui a uns anos das crianças que estão assistindo a seus pais, irmão e parentes sendo massacrados? É o ovo da  serpente do Hamas 2.

Oh, oh, oh

Continua se achando.  Lula disse a assessores  que o Brasil irá se pôr nos fóruns internacionais totalmente contra a permanência de Israel no território da Faixa de Gaza depois do final do conflito.

So What?,  perguntaria Miles Davis.  O país presidiu o Conselho de Segurança da Onu e alguma de suas proposições foi aprovada? Num guenta nem o Centrão e quer cantar de galo/? Vá ser cabotino assim lá no cafundó do Judas, meu!

O Botafogo está pisando na bola

 Corre o risco de perder o título do Brasileirão que parecia garantido tal a vantagem que conseguiu. Mas, o Centrão, este sim, não perde uma, ganha todas, e de goleada.

O ministro do Esporte, André Fufuca (!!!), nomeou como seu secretário executivo nada mais nada menos que um ex-assessor do mais lastimável ministro da Educação que houve – e dificilmente haverá outro tão ruim – no país, Abraham Weintraub. Trata-se de Antonio Paulo Vogel de Medeiros, que chegou a ser ministro interino quando o titular foi exonerado. Lula assinou a nomeação sem pestanejar.

 Quantos cargos mais conseguirá?

Acabou o primeiro tempo, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou ontem por 20 votos a favor e seis contra o texto-base da proposta de reforma tributária. O segundo tempo começará hoje no plenário. É quando a porca torcerá o rabo, qual será o preço que o Centrão vai cobrar para a aprovação?

Até Aras, aras, vejam só, começou a vislumbrar a possibilidade de permanecer como procurador-geral da República…

 Quem espolia mais

 O governo, com seus impostos extorsivos. que podem até aumentar com a reforma tributária aprovada ontem (7) na CCJ do Senado,  ou a indústria? “Antanhamente” havia um anúncio de shampoo cujo mote era “A minha voz continua a mesma, mas os meus cabelos… quanta diferença!”. Trazendo para hoje serve para descrever o que acontece com os iogurtes. “Os meus preços continuam os mesmos, mas os meus pesos… quanta diferença!”.

 As embalagens pesavam, até pouco tempo atrás, 200 gramas, agora os pesos variam entre 150g  e 170g dependendo da marca. E não foi só o peso que diminuiu, o tamanho dos números que mostram a quantidade também.

 Os mesmos artifícios foram usados nos copos de requeijão, a única diferença é que os números ficaram do mesmo tamanho.

 Nada como um estado 100%  seguro

Em que não há garimpo ilegal, grilagem, queimadas irregulares. É o Amazonas. A situação é tão tranquila que a Secretaria de Segurança Pública abriu licitação para comprar para seus dirigentes 18 videogames PlayStation 5, 96 puffs, 18 poltronas massageadoras e 18 máquinas de café com 12 seleções de bebidas. A justificativa: preocupação com a qualidade de vida no trabalho.

Aplausos e mais aplausos, que gente cuidadosa… com a própria qualidade de vida no trabalho. A cara de pau superou a quantidade de madeira das árvores derrubadas irregularmente.

 Não, pessoal!

 No telejornal GloboNews Mais confundiram enterramento com aterramento. O que se discute é como enterrar a fiação, aterramento é outra coisa. É ligar um fio ao solo, o chamado fio terra,  para descarregar  escapes de corrente e evitar que  causem choques elétricos.

 O erro foi repetido por alguns dos apresentadores  no “Edição das 18h”.

 (CACALO KFOURI)

                                                                  ***************

Copiadas do Blog do Ancelmo

 legenda
jefe: Ancelmo Gois
miss Caixa/mistake: Ana Cláudia Guimarães (editora)
errador/mister Crase/mister Caixa: Nelson Lima Neto
Por que continuar lendo o blog se tem tanto erro e dá tanto trabalho? É que, apesar da decadência do texto, continua sendo uma boa fonte de informações. E, afinal,  qual seria o sentido de fazer o “Mirando” sem mirar? Pra mode de agilizar a publicação das barbaridades e gastar menos tempo, foram criados grupos por cara-pálida. Neles estarão somente as frases com os erros. É evidente que muitos dos erros que aparecem nos títulos, mas não nos textos, são cometidos por quem publica as notas. De qualquer forma, a responsabilidade é dos autores, devem fiscalizar o produto final, no Jornalismo não deve e não pode valer o triste “caiu na rede, é peixe”. Sem esquecer de que mistake/miss Caixa é a editora.

Como parece que é norma, determinação, no blog escrever errado os nomes de livros, filmes, peças teatrais, novelas, programas de TV e eventos, baixando-lhes as caixas, os erros não serão mais apontados, é chover no molhado. Apareceu um nome? Tá errado!

 Cantinho del jefe

1 – Policiais, síndico e porteiro do prédio onde as agressão(!!!) ocorreram também serão ouvidos

(!!!) Uau, jefe, chè succede? Também aderiu à Cartilha de Disconcordância Gramatical do errador?

Victor, por sua vez, prestará depoimento, assim como os policiais, o síndico e o porteiro do prédio onde as agressão(!!!) ocorreram.

(!!!) E ainda insiste! Barrabás, troca por agressões?

Cantinho do errador/Mister Crase e Caixa

 1 – a curadoria explica que o desejo de ter Paula Tavares nos encontros do CCBB se deu porque já estava na hora (X) apresentar ao público brasileiro a principal voz poética feminina de Angola,

(X) Na hora de, errador.

 Cantinho da mistake/miss Caixa
 Cara-pálida novo no pedaço

1 – No mesmo dia também serão ouvidas as testemunhas de defesa dos réus que não compareceram na(X) última, realizada no dia 25 de agosto.

(X) À última, escriba.

Por enquanto é o que erra menos, desde ontem três notas e só um erro.

                                                                   ***************

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter