Domingo espetacular. Blog Mário Marinho
Nosso domingo começou bem com a espetacular vitória do vôlei masculino sobre a Itália, 3 a 2, e a consequente classificação para a Olimpíada de Paris no ano que vem.
Foi um show.
A Itália é a atual campeã do mundo e também lutava por uma vaga em Paris.
O que tornou a vitória mais difícil e, também, mais saborosa.
A Itália começou mal e o Brasil soube aproveitar para vencer o primeiro set, com parcial de 25 a 23.
Mas os campeões mundiais reagiram prontamente e venceram os dois sets seguintes com parciais de 25-23 e 25-15.
No terceiro set, o Brasil voltou a jogar bem e fechou em 25-17.
Veio o tie break e a nossa Seleção, embalada pela energia positiva do Maracanãzinho lotado, fechou em 15-11, garantindo a vitória e o passaporte carimbado para Paris.
Depois da vitória e das comemorações, o técnico Renan Dal Zotto anunciou sua demissão.
A demissão, na verdade, foi no sábado, quando Dal Zotto mandou uma carta-renúncia para a Confederação Brasileira de Vôlei.
Dal Zotto vinha sendo pressionado pelas atuações irregulares da Seleção nas últimas competições, principalmente a recente derrota no Sul-Americano.
Na carta que enviou à CBV ele explica que a decisão foi tomada em comum com a família e também seguiu orientação médica.
– Preciso dar um tempo para minha família e também cuidar de minha saúde. Estou deixando a Seleção, mas não deixo o vôlei, disse ele.
Como se sabe, Renan Dal Zotto teve covid há quase dois anos.
Foi um quadro grave e ele passou 30 dias entubado, além de mais 30 de internação.
Parabéns ao Renan, parabéns à Seleção.
Mas o domingo ainda tinha mais comemorações que vieram do Mundial de Ginástica da Antuérpia, Bélgica.
Ficou por conta da equipe brasileira, liderada pela espetacular Rebeca Andrade, com a conquista de seis medalhas: foram quatro medalhas individuais de Rebeca, uma individual de Flávia Saraiva e uma por equipe.
No podium, Rebeca encontrou-se com a campeoníssima Simone Biles que fez um gesto simbólico, porém muito bonito: simulou estar deixando a coroa de rainha da ginástica e a colocou na cabeça da Rebeca.
Tomara que as previsões da simpática rainha Simone Biles se realizem.
No Brasileirão,
o Botafogo brilha.
Bastou mudar de técnico para o Botafogo reencontrar o seu caminho rumo ao título do Brasileirão.
Mas não foi só o bom futebol mostrado no Maracanã, na vitória sobre o Fluminense de Fernando Diniz.
Como se fosse uma conspiração dos astros em favor do Fogão, os resultados da rodada foram totalmente favoráveis.
Além da vitória sobre o Flu, o Botafogo “somou” pontos com as derrotas de Palmeiras e Grêmio, além dos empates do Flamengo e do Bragantino.
O Botafogo é o líder disparado com 55 pontos; em segundo, está o Bragantino; com 44 pontos estão Grêmio, Palmeiras e Flamengo.
O domingo foi espetacular para o Santos que venceu o Palmeiras, 2 a 1, de virada, e se distancia da perigosa e escorregadia Zona do Rebaixamento: pulou para o 14º lugar, com 30 pontos.
Não gosto muito de falar em classificação porque tenho que lembrar que o meu time, o América, é o lanterna do Brasileirão.
No clássico paulista de ontem, o Palmeiras entrou em campo com suas duas ótimas revelações: os atacantes Kevin e Hendrick.
Na eliminação do Palmeiras na Libertadores, no meio da semana, o técnico Abel Ferreira foi muito criticado por não ter começado o jogo com os dois.
E os dois até que foram bem, principalmente no primeiro tempo, quando o Palmeiras fez 1 a 0 e poderia ter ampliado. Mas, poucos minutos após o gol de Zé Rafael, o Santos conseguiu o empate com Rincón.
No segundo tempo, o Santos voltou diferente e muito acordado para o jogo.
Aos 24, o artilheiro Marcos Leonardo marcou o gol da virada, 2 a 1.
Veja os gols do Fantástico:
https://youtu.be/udWDg57tt2o?si=6F55Ci4TqaRx8Wn_
__________________________
Mário Marinho – É jornalista. É mineiro. Especializado em jornalismo esportivo, foi durante muitos anos Editor de Esportes do Jornal da Tarde. Entre outros locais, Marinho trabalhou também no Estadão, em revistas da Editora Abril, nas rádios e TVs Gazeta e Record, na TV Bandeirantes, na TV Cultura, além de participação em inúmeros livros e revistas do setor esportivo.
(DUAS VEZES POR SEMANA E SEMPRE QUE TIVER MAIS NOVIDADE OU COISA BOA DE COMENTAR)
_____________________________________________________________________