Poesia premiada e perdas. De razão e pessoas
“Uns sentem a chuva, outros apenas se molham”, em apenas oito palavras a definição precisa do que diferencia pessoas. Seu autor, Bob Dylan, é Prêmio Nobel de Literatura de 2016.
Um dos males do RG baixo é a gente ver pessoas ligadas às nossas memórias irem, uma por uma. Flávio Gikovate e Orival Pessini em menos de 24 horas… Triste. E olha que tenho quase a idade deles.
Sinceramente, chefia, quem acreditar que Robert De Niro alguma vez chegou perto do presunto que está anunciando na TV merece ser enganado. Os “presuntos” sobre os que dá aulas são os que espalhou quando fez o papel do jovem Vitor Corleone, em “O Poderoso Chefão: Parte II”.
É por essas e por outras que não acredito em nenhuma campanha que tenha um artista pelo meio, não dá pra saber se é sincero, se está sendo pago. Diz-se em Direito que a confissão é a prostituta das provas, eu digo que em publicidade o testemunhal é o prostituto dos recursos. O que não entendo é por que gente que não tem mais onde pôr dinheiro se passa por fazer esse papel ridículo e mentiroso.
O canhotinha de ouro Gerson, tempos atrás, ao fazer propaganda de um cigarro – e não era o que fumava –, dizia “Você gosta de levar vantagem em tudo, certo?” e acabou por ser associado à picaretagem, uma “lei” que ganhou o seu nome, a Lei de Gerson. Na verdade, é aposta na burrice e na ingenuidade de parte do público. Claro que jornais, revistas e TVs não vão lidar com isso, têm medo de perder anunciantes…
(CACALO KFOURI)
***************