Se houvesse medalhas para enganos na imprensa, de ouro não seriam
Foi bonita a festa, pá!, apud Chico Buarque, “Tanto Mar”. Alegre, bem planejada, queima de fogos no fim espetacular, até Anitta – que menosprezei na sexta – saiu-se bem. A lamentar a bobagem de Caetano Veloso, nos bastidores, com o Fora Temer. Se ao menos tivesse sugerido uma opção… Mas, é o caso da fábula do sapo ajudando o escorpião a atravessar o rio, que, no meio do caminho, pica o transporte e morrem os dois, está na natureza do artrópode peçonhento. Das vaias no Maracanã, talvez, só o papa escape.
O aspecto negativo da abertura foram os narradores, que insistem em descrever o que todos estão vendo, caramba. Só atrapalham, falam em cima das músicas e nada que acrescente algo, parecem locutores de rádio. Não aprenderam nada com dois narradores de TV do passado, Raul Tabajara – que falava sobre o que não aparecia na tela – e, mais recentemente, mas não tanto, Luíz Noriega, sóbrio, não falava mais que o necessário.
Uma das coisas que aumentam a frustração com o Brasil em determinadas modalidades é a locução “patriótica”, que induz o espectador a acreditar em bom desempenho em esportes nos quais não há a menor chance de conseguir alguma coisa.
É pouco o valor que se dá à palavra empenhada no Brasil varonil, carregadores da tocha e partícipes da festa de abertura assinaram documento que os proibia de manifestações políticas. Não respeitaram o compromisso e nada lhes acontecerá. Quanto às manifestações dos torcedores, é uma baita bobagem tentar evitar, vai dar mais destaque.
A EBC descobriu quem fez a “gracinha” em relação a Temer. Escrevi aqui, na sexta, que, provavelmente, a sindicância daria em nada. A pessoa entregou-se e foi somente destituída do cargo e transferida de área, não foi demitida. É o mesmo que dar em nada, pois foi falha gravíssima, com desrespeito ao uso de dinheiro público, desonrou o cargo e desrespeitou o “Manual de Jornalismo” da empresa, sei porque ajudei a fazê-lo.
Uma repórter do Jornal da GloboNews Edição das 16h, ao noticiar a prisão de assaltantes, falou “pessoas” mais de dez vezes em menos de dois minutos.
Comentarista do SporTV: “ seleção da França está conseguindo enfrentar de frente a dos Estados Unidos”. Grande vantagem, queria ver enfrentar de costas. É de igual para igual, cara-pálida. Já encostar de frente é possível.
A incompetência da empresa terceirizada que cuida das informações sobre o que está sendo levado ao ar na NET é olímpica: não acertam um evento das Olimpíadas. E olha que o assinante paga uma fortuna para ter acesso à programação.
Será que não dá pra pedir pro cachorro do anúncio acordar os caras?
(CACALO KFOURI)
***************