ronaldinho gaúcho

Grandes Jogadores do Futebol Brasileiro – Ronaldinho Gaúcho

Grandes Jogadores do Futebol Brasileiro – Ronaldinho Gaúcho (Ronaldo de Assis Moreira)

Ronaldinho Gaúcho

Por Luis Filipe Chateaubriand

Tudo começou quando aquele menino que jogava no Grêmio de Porto Alegre, mestiço e dentuço, foi convocado para a Seleção Brasileira, com apenas 19 anos.

O ano era 1999.

O menino vinha para substituir Edílson – que, no jogo final do Campeonato Paulista, em que seu Corinthians foi campeão – foi debochar do Palmeiras.

Edílson, irresponsável que sempre foi, resolveu fazer embaixadinhas seguidas em meio ao jogo, o que acabou em robusta pancadaria.

O técnico da Seleção Brasileira, Vanderlei Luxemburgo, desconvocou Edílson para a Copa América e chamou Ronaldinho Gaúcho, o mestiço dentuço em questão.

Ao fazer sua estreia na Seleção, Ronaldinho Gaúcho entrou no jogo contra a Venezuela.

Pouco depois de entrar, fez um golaço, ao “chapelar” um defensor venezuelano na direita da área, pegar a bola na frente e concluir em gol.

Aquele menino que jogava bola para caramba, se tornou, posteriormente, o melhor jogador do mundo por duas temporadas seguidas.

Jogou no Grêmio de Porto Alegre – show de bola.

Jogou no Paris Saint Germain – show de bola.

Jogou no Barcelona – show de bola, dobrado!

Mas, eis que o menino, depois de jogar duas Copas do Mundo pela Seleção Brasileira (2002, com sucesso, e 2006, sem sucesso), resolveu trocar o futebol pela farra…

E, então, perdeu a chance de ser o jogador brasileiro que mais se aproximaria do êxito de Édson Arantes do Nascimento, o Pelé.

Mas, ainda assim, por vezes desequilibrava.

Jogou no Milan – show de bola, algumas vezes.

Jogou no Flamengo – show de bola, raras vezes.

Jogou no Atlético Mineiro, onde foi o destaque do time na conquista da Copa Libertadores da América de 2013 – show de bola, novamente.

Depois de passagens curtas por Querétaro (do México) e Fluminense, encerrou a carreira.

A sensação que ficou é que o show de bola poderia ser continuado, se houvesse mais profissionalismo (lembra outro menino, o Ney?).

Ao trocar a bola pelos convescotes, perdeu a chance de ser o maior do século XXI, mas, ainda assim, é dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro.


Acompanhe a série, leia também: 

Grandes Jogadores do Futebol Brasileiro – Romário (Romário de Souza Faria)

Grandes Jogadores do Futebol Brasileiro – Zico (Arthur Antunes Coimbra)

Grandes Jogadores do Futebol Brasileiro – Pelé (Édson Arantes do Nascimento)

Grandes jogadores do Futebol brasileiro – Mané Garrincha

______________________________

Luis Filipe Chateaubriand - YouTube – Luis Filipe Chateaubriand –   Acompanha o futebol há 45 anos. Publicou uma dezena de livros sobre o calendário do futebol brasileiro, além de mais de uma centena de artigos sobre o assunto. Foi Consultor do Bom Senso Futebol Clube – movimento dos jogadores de futebol brasileiro que propôs modificações no calendário de nosso futebol. Foi membro do Grupo de Trabalho da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que visava promover modificações no calendário. Além de escrever sobre o calendário do futebol brasileiro, escreve sobre outros assuntos, de natureza mais lúdica, relacionados ao futebol. Também escreve sobre política. É Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter