
Ilustração: Benjamim Cafalli
Sr. Ministro, por favor, veja bem quem prende, quem solta

Sr. ministro, dê uma “guglada”
O ministro da Justiça Ricardo Lewandowski dia desses causou um alvoroço ao declarar que “É um jargão que foi adotado pela população, que a polícia prende e o Judiciário solta. Eu vou dizer o seguinte: a polícia prende mal e o Judiciário é obrigado a soltar”.
É inegável quê, muitas vezes, a polícia prende mal, porém, de outro lado ela prende bem e o Judiciário solta mal. Basta pesquisar, sr. ministro.
Quem foi que mandou soltar o ultratraficante André do Rap, extraordinariamente bem preso, com centenas de provas contra ele e que depois de solto escafedeu-se, ninguém sabe onde está? Seu ex-colega de STF Marco Aurélio Mello, não foi?
E outro colega seu, Gilmar Mendes, que mandou soltar um traficante preso em flagrante pela Polícia Rodoviária Federal com 188 kg de cocaína sob o pretexto de que ele tinha bons antecedentes? Quem agiu mal?
Faça uma pesquisa e descobrirá um grande número de desembargadores em vários estados que mandaram soltar esquisitamente traficantes com o compromisso de usarem tornozeleira eletrônica e a primeira coisa que fizeram foi quebrá-la e desaparecerem?
Quem pisou na bola na Lava Jato? Foi a Polícia Federal ou foram o ex-tudo que se espera de um juiz, Sergio Moro, e seu partner, o procurador Deltan Dallagnol?
Quem está anulando tudo o que foi imposto aos condenados com provas substanciais, confissões, devoluções de dinheiro desviado, se não seu ex-colega “Adias” Toffoli?
E quase todos os recentes assassinos atropeladores, filmados embriagados na cena do crime, bem presos e que conseguem aguardar em liberdade o andamento dos processos que levam anos e anos para ter fim? E houve casos em que os aguardantes repetiram o crime. Sem esquecer dos que têm antecedentes criminais, o atropelamento é só mais uma marca na ficha. São juízes, não?
Não tem santo nessa história, sr. ministro, é jogo empatado. Tem gente ruim dos dois lados. O lado bom é serem a minoria nos dois.
Confesso, não vi
Não assisti à sessão do STF que aconteceu ontem. Não tenho paciência para ficar ouvindo o que pode ser dito com meia dúzia de palavras com o uso de uma catadupa.
Mas, li a respeito. Ficaram patentes várias faltas dele no outro sentido. Dos acusados, dos advogados deles em relação à nossa inteligência, e de coisiformes fãs dos acusados que fizeram barracos na Corte.
Jamais passou pelos meus Tico e Teco que as denúncias não seriam aceitas. Agora é torcer para que ocorra um julgamento e não um delongamento.
Um detalhe, não consigo imaginar como é que os advogados conseguem dormir sabendo que seus clientes são culpados e eles insistindo no oposto a céu aberto… Principalmente este: “Contra o ex-presidente não se achou absolutamente nada”. O dicionário dele deve ser muito particular, só tem antônimos, não no lugar de sim e nada no lugar de tudo. Cuidado, dr. Vilardi, pode acabar Vilãordi…
Uma coisa que sobrou foi traição
Antes, o mendaznato traiu sua fiel pistoleira – sem malícia, por favor – Carla Zambelli: “Ela tirou o mandato da gente”, referindo-se ao episódio em que ela saiu correndo com o adorno predileto dele nas mãos, uma arminha, pelas ruas de Sampa perseguindo um jornalista.
Na sessão do STF, o defensor do general nada augusto e muito menos heleno disse que “Ele ficou sentado, não falou uma palavra, não fez um gesto, não fez absolutamente nada. Quem participou da live falando e atuando em primeiro plano seria o ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele ficou quieto.” Trata-se da live em que o bozo atacou as urnas eletrônicas. O causídico esqueceu-se do famoso “Quem cala, consente”.
Israel ou Ishamas?
Anteontem, colonos judeus invasores da Cisjordânia invadiram a casa do cineasta palestino Hamdan Ballal, um dos quatro codiretores do documentário ganhador do Oscar “Sem Chão”. Ele foi espancado e, em seguida, preso por soldados israelenses.
Um brasileiro de 17 anos morreu na prisão, ao que tudo indica por falta de atendimento médico.
Também anteontem, Israel atacou um prédio onde funciona um dos escritórios da Cruz Vermelha em Gaza. Disseram “Desculpe, foi engano.”. Era o que a gente dizia nos velhos tempos dos telefones com discos quando fazia uma ligação errada.
A atuação de Israel de Netanyahu está cada vez mais parecida com a dos terroristas do Hamas.
Se as coisas já andavam mal nos tempos de Joe Biden dá para imaginar um trágico futuro para os palestinos levando-se em conta o conluio Netanyahu/Estrampício/Estrumpício.
E tudo acontece sob os olhares condecendentes do resto – nos sentidos amplos da palavra – do mundo.
Que canseira!
A “Folha” dá um trabalhão nas correções, o “Estadãozinho” é mais bonzinho. Nele é possível fazer “copia e cola” direto na versão digital. Na “Folha”, não. Há que procurar o texto a ser corrigido por meio do Google no portal para
copiar e apontar os erros. E muitas vezes tenho de reescrever o título da matéria pra ficar igual ao no impresso, mudam.“Não basta errar, é preciso dificultar!”… Começou a chegar a versão impressa do “Estadãozinho”, leitua mais atenta. Até o dia 30 de abril terei os dois como impressos, depois a “Folha” será na versão digital.
(CACALO KFOURI)
***************
Copiada do Estadãozinho
Prédio vai contra olhar viciado do dia a dia, dizem arquitetos
O que chama (X) atenção, no entanto, é (X) aspecto da edificação que se levanta ao lado do Masp original.
(X) Crise alfabética no jornal, cara-pálida? A e o, viste?
***************
Copiadas da Folha
MÔNICA BERGAMO
PALCO A cantora Ludmilla fará um show com participação de Martinho da Vila na primeira edição do festival Tim(X) Music em São Paulo, que ocorrerá nos dias 12 e 13 de abril no parque(?) Ibirapuera.
(X) TIM, cara-pálida, em sigla com três letras todas vão em alta.
(?) No compriendo los criterios, por que em bx se Parque com nome. Assim como meus Tico e Teco entram em curto a cada vez que leio amazônia. É desmatamento de caixa?
OUTRO CANAL
Protagonista some na reta final de ‘Mania de Você’
Quem assiste a(X) “Mania de Você”, atual novela das nove da Globo, tem notado que Viola, mocinha da história interpretada por Gabz, tem aparecido pouco.
(X) À, cara-pálida. A coisa tá mals por lá. No impresso não tem nada, no portal puseram preposição e se esqueceram do artigo…
Vão assistir ao jogo hoje [ontem] à noite, escribas? Não é “o” jogo, viste?
***************
Copiada do UOL
Raquel Landim: Até(X) general Heleno abandona Bolsonaro
(X) Desinformado capeiro uólico, é em baixa. Dois-pontos não gera – sim, no singular, é sinal de pontuação – caixa-alta. Link aberto, sem erro.
***************
Copiadas do Blog do Ancelmo Gois
legenda
jefe: Ancelmo Gois
miss Caixa/mistake/miss Crase: Fernanda Pontes
errador/mister Crase/mister Caixa: Nelson Lima Neto
Por que continuar lendo o blog se tem tanto erro e dá tanto trabalho? É que, apesar da decadência do texto, continua sendo uma boa fonte de informações. Fiquei em dúvida em vista de uma grande mancada recente. Vou começar a checar. De qualquer maneira, qual seria o sentido de fazer o “Mirando” sem alvo? Pra mode de agilizar a publicação das barbaridades e gastar menos tempo, foram criados grupos por cara-pálida. Neles estarão somente as frases com os erros. É evidente que muitos dos erros que aparecem nos títulos, mas não nos textos, são cometidos por quem publica as notas. De qualquer forma, a responsabilidade é dos autores, devem fiscalizar o produto final, no Jornalismo não deve e não pode valer o triste “caiu na rede, é peixe”. No caso, nem olham o que pescaram.
Como parece que é norma, determinação, no blog escrever errado os nomes de livros, filmes, peças teatrais, novelas, programas de TV e eventos, baixando-lhes as caixas, os erros não serão mais apontados, é chover no molhado. Apareceu um nome? Tá errado!
Lembrete: o “Mirando” desistiu de apontar o emprego errado de pronomes demonstrativos. Eles são semianarfas convictos.
Ah, a santa é a Inhorância, padroeira deles.
Cantinho del jefe
1 – Após ordem do STF, TJ-RJ(?) mantém prisão de Monique Medeiros, mãe do menino Henry
No entanto, o Código Processual Penal estabelece que a revisão da prisão preventiva deve ser feita pelo mesmo órgão que a decretou, no caso a 7ª Câmara Criminal do TJRJ(?).
(?) E aí, jefe? Eles usam TJRJ, devem estar certos, né mermo?
Eles(!!!) estão sendo julgado(!!!) pelo Tribunal do Júri.
(!!!) Hummm… Será que é a digital do dono da “Cartilha de Disconcordância Gramatical” assinando pelo jefe? Serve julgados?
Cantinho do errador/Mister Crase e Caixa
1 – (…). Como se sabe, o guru do bolsonarismo fez comentários públicos relacionado(X) o artista à pedofilia.
(X) Como o errador não sabe, é relacionando.
Cantinho da mistake/miss Caixa/miss Crase
1 – Rio Capital Mundial do Livro: Cidades(X) participantes criam coleção de 460 títulos literários para doação
(X) MsC, cxb, não é nome próprio, não é declaração.
A Secretaria Municipal de Cultura do Rio convidou os representantes das 23 cidades participantes da Assembleia Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA)(X)
(X) Uccla, MsC. Errado mais uma vez mais adiante.
(…), um reconhecimento concedido pela UNESCO(X) . A cidade receberá o título no dia 23 de abril de 2025, quando é celebrado o Dia Mundial do Livro. Neste ano, o Rio será encarregado de fomentar a literatura e coordenar (X) evento.
(X) Unesco, MsC, o evento, mistake.
2 – Damares Alves vai receber a Medalha(?) Chiquinha Gonzaga, honraria concedida a mulheres pela Câmara do Rio
A senadora bolsonarista Damares Alves será homenageada na Câmara deVereadores do Rio com a medalha(?) Chiquinha Gonzaga. A justificativa da honraria máxima garante que Damares, quando foi ministra de Direitos Humanos, se destacou no “combate à(!!!) violência contra à criança”.
(?) E aí, MsC? É óbvio que é em alta, caramba, tem nome.
(!!!) Vixi santa, superou o MrCr! Tira a bicha daí, MsCr! Que barbaridez!
3 – A Comissão de Assuntos Urbanos da Câmara do Rio de Janeiro tem em mãos uma ficha de vistoria completa feita(!!!) no imóvel(!!!) da Rua Senador Pompeu, o imóvel(!!!) que desabou na semana passada resultando na morte de uma pessoa, feita(!!!) pela Prefeitura do Rio de Janeiro em 2009.
(!!!) O “Mira” insiste, ela merece o Nobel de Literatura! “(…) tem em mãos uma ficha de vistoria completa feita em 2009 pela Prefeitura do Rio de Janeiro do imóvel da Rua Senador Pompeu, o que desabou na semana passada resultando na morte de uma pessoa.” serve procê, mistake?
Cara-pálida anônimo
1 – . O Instituto IBRATEC(X), em parceria com o Sebrae Rio e a Aciap(*) (Associação Comercial e Industrial Agropastoril) de Volta Redonda, realizará, na próxima quinta-feira, das 15h às 19h, uma rodada de negócios com capacitação para as empresas interessadas em se cadastrar no SICAF(X) (Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores).
(*)(X) Tico e Teco não notaram que é Aciap devido ao fato de permitir leitura direta e, portanto, Ibratec e Sicaf também devem ir do mesmo jeito?
2 – .O presidente da Comissão de Assuntos Urbanos da Câmara do Rio, vereador Pedro Duarte (novo)(X)
(X) Eta ruindosidade inacabável! Novo, camuflado.
***************