
Grandes jogadores do Futebol brasileiro – Mané Garrincha
GRANDES JOGADORES DO FUTEBOL BRASILEIRO – MANÉ GARRINCHA (MANOEL FRANCISCO DOS SANTOS)

Por Luis Filipe Chateaubriand
É certo que Mané Garrincha é um dos maiores jogadores do futebol mundial em toda sua história!
Poucos sabem, mas, antes de chegar ao Botafogo, Garrincha tentou a sorte no modesto Serrano, de Petrópolis.
Ao chegar ao “Glorioso” de General Severino, em 1953, teve que, ponta-direita que era, treinar contra um lateral-esquerdo que era – nada mais, nada menos – do que Nílton Santos, a “Enciclopédia do Futebol”.
Ao final do treino, Nílton Santos dizia que era para contratar aquele rapaz de pernas tortas, porque ele não queria ser obrigado a marcá-lo, se jogasse em outro clube.
No Botafogo, Garrincha ganhou fama, ganhou idolatria, ganhou dinheiro.
E chegou, merecidamente, à Seleção Brasileira.
Na Copa do Mundo de 1958, na Suécia formou a espinha dorsal do time, ao lado de Didi, de Pelé, de Zito e do próprio Nílton Santos – o que culminou no primeiro título da Seleção Brasileira.
Na Copa do Mundo de 1962, com Pelé machucado, jogou por ele e pelo “Crioulo”, para ganhar a Copa, como dizem, praticamente sozinho.
Na final do Campeonato Carioca de 1962, contra o Flamengo, infernizou a defesa rubro-negra, fez dois gols, deu passe para outro, e o Botafogo venceu por categóricos 3 x 0 e levou o título!
Foi o “canto do cisne” do Mané.
Depois disso, perambulou por clubes como Corínthians, Flamengo e Olaria, mas sem o mesmo sucesso de antes.
Jogou a Copa do Mundo de 1966, mas não era mais o mesmo.
O álcool se tornou seu maior inimigo.
Ao parar de jogar, em um jogo de despedida no Maracanã pela Seleção Brasileira, em 1972, começou a trilhar o caminho do abismo.
Faleceu em 1983, antes de completar 50 anos.
Mas nunca será esquecido.
O Charles Chaplin do Futebol deixará saudades para sempre, a todos os amantes do futebol.
Acompanhe a série:
Grandes Jogadores do Futebol Brasileiro – Pelé (Édson Arantes do Nascimento)
______________________________
– Luis Filipe Chateaubriand – Acompanha o futebol há 45 anos. Publicou uma dezena de livros sobre o calendário do futebol brasileiro, além de mais de uma centena de artigos sobre o assunto. Foi Consultor do Bom Senso Futebol Clube – movimento dos jogadores de futebol brasileiro que propôs modificações no calendário de nosso futebol. Foi membro do Grupo de Trabalho da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que visava promover modificações no calendário. Além de escrever sobre o calendário do futebol brasileiro, escreve sobre outros assuntos, de natureza mais lúdica, relacionados ao futebol. Também escreve sobre política. É Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas.