![Chico](https://www.chumbogordo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Chico-1024x1029.jpg)
Olha aí o meu guri Chico Buarque. Por Paulo Renato Coelho Netto
Descontraído, Chico Buarque conta a própria história e revela como foi sua infância, o inesperado sucesso da música “A Banda”, sua relação com o pai, o historiador Sérgio Buarque de Holanda, o período que precisou se auto-exilar…
“A MPB, que é uma música muito importante no mundo hoje em dia, eu vejo como uma espécie de horizonte, assim de planície, que tem bonitos morros, mas poucas montanhas. Eu diria que o Chico (Buarque) é uma dessas, uma das montanhas. Eu diria que são um Dorival Caymmi, um Noel Rosa, um Ary Barroso. São homens autossuficientes. Eles podem fazer letra e música, tudo. E fazer bem”.
A definição é do poeta Vinicius de Moraes, amigo e parceiro de Chico Buarque no filme “Chico: Artista Brasileiro”.
Lançado em 2015 pela 1001 Filmes e dirigido Miguel Faria Jr, o documentário é imperdível para as novas gerações e para quem acompanhou a carreira do músico, escritor, dramaturgo e compositor nos últimos 60 anos.
Descontraído, Chico Buarque conta a própria história e revela como foi sua infância, o inesperado sucesso da música “A Banda”, sua relação com o pai, o historiador Sérgio Buarque de Holanda, o período que precisou se auto-exilar na Itália durante a ditadura militar no Brasil, entre tantos outros temas que ele mesmo desmitifica como a timidez e de que forma a literatura entrou na sua vida, como leitor e escritor.
O filme traz depoimentos de Maria Bethânia, Edu Lobo, do dramaturgo Ruy Guerra, da irmã Heloísa Maria Buarque de Hollanda, conhecida como Miúcha, e participações de Nelson Cavaquinho, Caetano Veloso, Gilberto Gil, João do Vale, Ney Matogrosso, Péricles, Adriana Calcanhoto, Mart’nália, Péricles, Milton Nascimento e os sete netos de Chico Buarque, um neto e seis netas.
O filme pode ser visto na Netflix.
Veja o trailer oficial:
https://www.youtube.com/watch?v=tmX0SU_4hU4
Serviço:
Chico: Artista Brasileiro
115 min. Documentário Brasil 2015
- Trilha Sonora Original
- Disponível na Netflix
________________________________
Paulo Renato Coelho Netto – é jornalista, pós-graduado em Marketing. Tem reportagens publicadas nas Revistas Piauí, Época e Veja digital; nos sites UOL/Piauí/Folha de S.Paulo, O GLOBO, CLAUDIA/Abril, Observatório da Imprensa e VICE Brasil. Foi repórter nos jornais Gazeta Mercantil e Diário do Grande ABC. É autor de sete livros, entre os quais biografias e “2020 O Ano Que Não Existiu – A Pandemia de verde e amarelo”. Vive em Campo Grande.