lavando

Ilustração: Benjamim Cafalli

Ilustração: Benjamim Cafalli

            Lavando roupa suja com águas passadas

 O dono do coraçãozinho cheio de maldades, como me define um querido amigo, não parou de vez durante o retiro óptico. Deu para pescar algunas cositas aquí y allá.

 Entonces, como diria Jack, o Estripador, “Vamos por partes.”.

 Uma das mais chamativas bobagens surgidas diante do – ou será frente ao?– novo olhar foi a propagada pelo desastrado candidato derrotado a – naquele brogue seria à… – prefeito de Sampa, Guilherme Boulos. Não fosse suficiente o erro que cometeu ao escolher a ex-partícipe da gestão de Ricardo Nunes no cargo de secretária de Relações Internacionais, Martaxa,  como sua vice – ela não participou da campanha pois não poderia criticar o “outro” – , aceitou participar de uma sabatina com o – ou será junto ao…? – abjeto que o ofendeu a campanha toda, lamarçal. Fechando com chave de ouro a patetice, declarou que “Perdemos, mas recuperamos a dignidade da esquerda”. Não, sem-noção, a única coisa resgatada foi o triste mote “Os fins justificam os meios”. No caso, sem funcionar.

Fazendo-lhe – Gordo, onde estiver, repare, não usei “o fazendo”… – companhia na falta de honestidade sincerial, considerar intelectual seria forçar a barra, surge o presidente Lula. Ao tomar conhecimento das enchentes arrasadoras acontecidas recentemente na Espanha, disse que “Os efeitos da crise climática são devastadores e têm atingido o Brasil e outros países. Precisamos de mais unidade nas ações entre os países do mundo para frear seu avanço.” O problema é que, contrariando o parecer dos técnicos do Ibama, insiste em explorar petróleo na Foz do Rio Amazonas. Tem conexão lógica com o que palreia?

 E não para por aí. Sob seu comando o PT vai apoiar a candidatura de Hugo Motta, o preferido de Arthur Lira, para presidir a Câmara Federal. O preço? Uma vaguinha no TCU, o tribunal responsável pela fiscalização dos gastos do governo. Hummm, que coincidência…

 Para completar o casamento da hipocrisia com o cinismo, o Itamaraty se diz surpreendido pelos ataques em “tom ofensivo” da Venezuela contra Lula, Celso Amorim e diplomatas.

Interessantes também foram as mais variadas análises do porquê da tunda que as ditas esquerdas levaram nas eleições. As explicações pela sova vão desde a ignorância do eleitor – a barata votando na sandália –  até o desalinho com – ou será junto às? – as teses retrógradas defendidas por elas, não notaram ainda que estamos no fim – ou será junto do? –  do primeiro quartil do século 21. Todas as opiniões dão um bom caldo, é só bater no liquidificador. Mas faltou a principal, a percepção do fato que a enorme abstenção é sinal claro e evidente de que o eleitor cansou de votar no menos pior e que se o voto é um direito não deve ser obrigação. Vote quem quiser, ponha-se fim no voto obrigatório.

 Nossas nobres excelências na Câmara Federal rejeitaram incluir a taxação de fortunas acima de R$ 10 milhões na reforma tributária. Mais uma vez, agiram  em causa própria, pois muitas delas amealharam daí pra cima desde que assumiram o mandato. Tabata Amaral, a esperança da “esquerda”, faiô, não apareceu para votar.

E a Lava Jato no STF, hein? “Adias” Toffoli ganhou companhia. “Agiumar” Mendes livrou a cara do responsável pela maior parte das falcatruas levantadas pela operação: José Dirceu. Está livre, leve e solto para candidatar-se ao que quiser em 2026. O mais curioso nas decisões do par é que todo o dinheiro desviado e devolvido por  aqueles que fizeram delações premiadas continuam nos cofres do governo. O que representam as devoluções se não admissão de culpa?

 Está “agiundo” também para adocicar a pena de oito anos de xilindró a que Fernando Collor foi condenado por haver recebido um troquinho de R$ 20 mi da BR Distribuidora. Sua proposta corta o retiro pela metade, o que possibilita regime semiaberto. Também “possui” a parceria com “Adias” no caso.

Do jeito que as coisas andam, logo, logo, a Novonor poderá voltar ao velho nome, Odebrecht.

 É o caso de recorrer à máxima de Stanislaw Ponte Preta: “Restaure-se a moralidade ou locupletemo-nos todos!”. Mas, cuidado, se furtar 2 litros de leite para alimentar seus filhos com fome a mão virá pesada!

Nossa gloriosa imprensa é merecedora de homenagens “milis”. Está cada vez mais infectada pelo vírus Juntus. a.à.ao.com.de. Ninguém mais se lembra das contrações de em com artigos, das variações na companhia de, com, perto etc. Dia desses, na “Folha de S.Paulo”, um cara-pálida, prestando homenagem a um professor uspiano que se aposentou, escreveu que ele “ganhou uma plaquinha com seu nome junto às quadras”… Não é comovente?

 Mais um  vírus presente é o Outrus. outro. “Ele estava na moto com outro amigo quando foi morto.”. Que fenômeno, ele era amigo dele mesmo, é o único jeito para que o amigo tenha como ser outro amigo…

 Finalmente, o vírus a respeito do qual não dá pra ter certeza de sua existência, o Suspectu.suspeito.

 Os infectados pelo Suspectu.suspeito merecem um capítulo à parte, têm – possuem? – uma característica marcante, além de desconhecer o significado, não ligam lé com cré. A propósito da emboscada que marginais palmeirenses armaram para atacar seus idens cruzeirenses foi publicado: “A Polícia Civil de São Paulo identificou(!) parte dos suspeitos(!) de participarem da emboscada a torcedores do Cruzeiro na manhã do último domingo.”.

O gênio não estabelece relação entre a polícia ter identificado os criminosos e os fatos. Se identificou são eles, cara-pálida, não são suspeitos!

Tem mais, descobriram câmeras de vídeo que suspeitamente fazem gravações: “Imagens de câmeras teriam(!) registrado ele em um estacionamento em Mairiporã.”.

Este é um dos “suspeitos”: “Fezinho [vice-presidente da Mancha Alviverde] foi reconhecido por meio de gravações [da câmera que teria registrado?] usando uma vestimenta camuflada. Ele foi flagrado por imagens [supostas imagens?] de câmeras de monitoramento em um estacionamento nos arredores do local do ataque [só faltou dizer do suposto ataque…], em Mairiporã (SP).”.

Uma informação que ajuda a entender o que em Matemática tem o nome de Relação Transitiva (se a é igual a b e b é igual a c, então a é igual a c). O foragido presidente da Mancha Alviverde, Jorge Sampaio, quando armou a emboscada, era funcionário do gabinete de Isac Félix, líder do PL, partido do ignaro ignóbil, na Câmara Municipal paulistana.

Querem mais? “Dois suspeitos(???) ficaram feridos em um confronto com policiais militares do 22º BPM (Maré) na tarde desta quarta-feira (30) na Avenida Brasil, na altura de Bonsucesso, Zona Norte do Rio. (De acordo com a Polícia Militar, os homens tinham acabado de assaltar um ônibus)(???).

Se tem “segundo”, “de acordo”, há que respeitar a declaração, mesmo que não seja verdadeira, a responsabilidade é de quem fala, não cabe ao escriba pôr em dúvida.

Mais do mesmo: “Na tentativa de fuga, os bandidos(???) invadiram uma casa e fizeram duas moradoras reféns na localidade conhecida como Chaparral, em Ramos.”.

Uai, não são mais suspeitos??? Dããã…

 Aforamente os “afirmam que teriam”…

 Não poderia deixar de lado o título “Fortaleza: Vereador que ameaçou Leitão é investigado por maltratar animal”. O animal maltratado foi o leitão? Não levando em consideração o erro do vê em caixa-alta, terá sido descuido ou uma brincadeira à moda do “Notícias Populares”, ruim pra chuchu no teor, mas ótimo nas manchetes? Basta lembrar a do dia seguinte ao em que o compositor Sérgio Ricardo, indignado com a vaia que levou e impediu que cantasse “Beto Bom de Bola”  no Festival de Música  da TV Record em 1967. Quebrou seu violão e jogou na plateia. O “NP” publicou “Violada no palco!”.

Mais um que merece cuidados: “Colapinto abre porta, mas caminho para sul-americanos é acidentado”

Usa Super Bonder? Na corrida embocetou-se… Antes que ignaros pudicos, que duvido passem porraqui, se revoltem, embocetar significa carregar, encher, acondicionar, acolchoar, estofar, chumaçar, atestar, entupir, amontoar, rechear, estufar, e por aí a dentro.

Alguns periodistas estão se deixando contaminar por paixões políticas. O fato ficou patente no episódio da intenção do bozoide governador de SP Tarcísio de Freitas de terceirizar a manutenção e construção de escolas públicas. Grita geral, “privatização da educação pública!”. Não e não, caras-pálidas, trata-se somente da parte de construção civil, a pedagógica continuará sob o péssimo comando do secretário da Educação Feder… O perigo da terceirização é outro. A empresa vencedora da licitação é a que (des)administra os cemitérios paulistanos. Apesar de lidar com o que está no subsolo pôs os preços na Lua. E não houve melhora alguma até o momento em nenhum almocábar.

Sem falar nas teses malucas, indignadas e parciais desenvolvidas para explicar o fato de Vini Jr. não haver ganho o “Bola de Ouro”. Tenha dó, torcida amiga…

O que dizer, então,  da tapiderídea personagem, uma brasileira que foi aos EUA com visto de estudante, conseguiu um Green Card, naturalizou-se cidadã,  votou e votará de novo em Trump/Tramp, e acha que “Temos de fechar a fronteira.”? No caso específico, seria uma boa ideia, um voto a menos no ogro…

A Globo terá de mudar seu slogan “Padrão Globo de Qualidade” para “Padrão Globo de Perda de Sinal e Travamento de Imagem”. É o que mais se vê nas reportagens nos telejornais do grupo.

 O boquirrouco Lula, em entrevista para o TF!+, canal francês de TV disse que “Como eu sou amante [Janja sabe disso?] da democracia, acho que é a coisa mais sagrada que nós humanos conseguimos construir para bem governar nosso planeta, obviamente fico torcendo para Kamala ganhar as eleições. Nós vimos o que foi o presidente Trump no final do seu mandato, fazendo aquele ataque ao Capitólio, uma coisa que era impensável de acontecer nos EUA, porque os EUA se apresentavam ao mundo como um modelo de democracia. Esse modelo ruiu.”.

 Uma das grandes paixões dele até outro dia era o Trump da Venezuela, Maduro… E é uma prova de que não tem a menor noção da liturgia do cargo. Vai que o ogro seja eleito e fique sabendo da declaração, qual a consequência para as relações entre os dois países?

 O seu amor à Democracia – e, principalmente ao casamento com aquela dupla, cinismo e hipocrisia – não tem fim. Na mesma entrevista disse que “A Rússia diz que os territórios que eles estão ocupando são russos. A Ucrânia diz que é deles. Mas por que, em vez de guerra, não faz um referendo para saber com quem o povo quer ficar? Seria muito mais simples, muito mais democrático e muito mais justo. Vamos deixar o povo decidir. Vamos consultar o povo para saber se ele quer.”. Viva o democrata “cumpanhêro Putin!”.

 Que os deuses – se eles hão, em jornalistês moderno –  nos ajudem. É nas mãos deles e dos acima citados que estamos.

 Quem imaginou deve estar embasbacado

Dificilmente passou pela cabeça de alguém normal a possibilidade de existir “algo” – é para não ofender coisa. Diferentemente dos “misocoisistas”, aprecio a expressão – pior que coisiformes (de coiso, não de coisa).

Pois não é que existe? São os ogristas.

Grupos radicais pró-ogro estão planejando pelo  antissocial Telegram bagunçar com ataques e protestos a própria votação. Não vão esperar o resultado.

Há mais boçais entre o Céu e a Terra do que a nossa vã filosofia possa imaginar.

Uma obra do acaso e uma da cara de pau

Uma é engraçada, uma é trágica e desmoralizante para uma função fundamental, a de advogado.

Dia desses, um chef paulistano recebeu em seu restô uma chef especialista em  massa fresca para prepararem jantares a quatro mãos. A casa fica em um bairro de nome Água Fria… não combina com massas…

O outro caso é daqueles inacreditáveis. Se órgãos de classe realmente com a defesa das categorias que representam o causídico defensor ver-se-ia em palpos de aranha.

Um candidato a prefeito de uma cidade gaúcha, tempos atrás, para escapar de condenação por falcatruas cometidas em mandato anterior – falsidade ideológica e improbidade administrativa –, apresentou laudos ao Ministério Público alegando ter três transtornos mentais graves e incuráveis. Segundo os laudos ele é “inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito e de autodeterminar-se.”.

 O TJRS aceitou a tese. A oposição questionou a candidatura no TSE, mas não adiantou, foi mantida e ele, eleito…

A alegação da defesa: “A defesa do político afirma que as enfermidades, que o impedem de responder pelos atos de sua gestão passada, não são impeditivos para que ele assuma a prefeitura no ano que vem. “A inimputabilidade reconhecida em um processo criminal se refere à capacidade do indivíduo de entender o caráter ilícito de seus atos no momento do crime, mas não implica necessariamente a incapacidade de exercer funções públicas.”.

Como??? Sr. defensor, se ele é “inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito e de autodeterminar-se” vai repetir todas as falcatruas cometidas anteriormente, uai! Fingiu não perceber a contradição? TSE, como foi possível cair nessa?

Eleitor, gosta de ser tapeado? Sabe aquele história do “Dize-me com quem andas e dir-te-ei – foi Michel Temer? – quem és”? Se elegeu o cara das duas uma, não se informa antes de votar ou  é desonesto que nem ele. Depois reclama que político não presta…

 Pra piorar, vem outro. O advogado do presidente da Mancha Alviverde, identificado nas proximidades da emboscada a torcedores do Cruzeiro, demitido do gabinete do líderdo partido bozista na Câmara de Vereadores paulistana por causa disso, tenta convencer que o organizador e partícipe do ato criminoso estava no Rio. A Secretaria da Segurança Pública  afirma que – ou será de que segundo muitos escribas? – que a  identificação dele  foi feita depois de  investigação e ação de inteligência.

Este país realmente não é sério!

 Que coisa!

 Não entendo esta coisa contra o uso de coisa, por que tanta coisa contra a coisa? Que coisa incompreensível.

 É coisa totalmente diferente  tratar o ignaro ignóbil por coiso, não é coisa.

 Nunca me passou pela cabeça…

 que um dia teria saudades da Eletropaulo e de Galvão Bueno. O tal do Sérgio Maurício, berrador da F1 da TV Bandeirantes, consegue fazer mais barulho que os motores de todos os carros na pista. Só fala besteira, tenta estabelecer marcas registradas, todas uma baboseira. É o famoso ás no falante…

 A emissora conseguiu manter os direitos de transmissão da provas em 2025. Em respeito aos telespectadores deve pensar em um locutante menos ensurdecedor. Ainda bem que há a opção de ver a corrida no u2b sem narração, só o lindo som dos motores. A falta de sensibilidade da direção das transmissões é tanta que ainda não notou que se pensa em criar “trilha sonora” para corridas com bólidos – uau! – movidos a eletricidade. Cortem o microfone dele, caramba!

 Tristeza, que perda!

 Morreu ontem aos 88 anos um dos maiores repórteres fotográficos que conheci. Evandro Teixeira. Parte da História do Brasil no século 20 e começo do 21 foi registrada por meio de suas lentes. Um acervo com mais de 150 mil de suas fotos está preservado no Instituto Moreira Salles (SP). O “Mirando” recomenda uma viagem pelo Google para os que não conhecem o trabalho dele.

 Bom descanso, grande Evandro!

 (CACALO KFOURI)

                                                                  ***************

Copiadas do Estadãozinho

 Paixões políticas e a democracia no Brasil

Cabe perguntar como deve autuar(???) o ‘campo progressista’ para deslocar o centro de gravidade da vida política para um ponto melhor de equilíbrio

(???) Quem sabe, comprando um talão de multas… Atuar, cara-pálida. Nem as outrora ditas páginas nobres do jornal escapam à razia da edição.

 USP contra o antissemitismo

Também é fato que diferentes campi(!!!) da USP têm sido palco de antissemitismo explícito.

(!!!) Peraí, cara-pálida, campi é plural de campus, puro latim. Como é que fica câmpus que consta no “Vocabulário Tortográfico do Estadãozinho”, aquele em que Assembleia Geral da ONU tem hífen?

As duas foram no período da “heptentena”, mas impossível deixar passar.

***************

Copiada do UOL

teste do aviãoAviões ficaram a 22 metros de bater em Congonhas em 2020, diz relatório

 Piloto do avião que estava prestes a pousar avisou o controlador de(XXX) que havia outra aeronave na pista.

(XXX) O “Mirando” alerta o cara-pálida que o “de” está sobrando e já colidiu com a Gramática! Chame o socorro!

***************

Copiadas do g1

Novembro começa com novas regras para uso do PIX(XXX) e financiamento de imóveis; veja o que muda

(XXX) Um detalhe não mudou, os caras-pálidas do g1 continuam a errar, é Pix, caramba. Este pessoal não vê anúncios, não presta atenção quando lê os comunicados do BC?

Google é multado por tribunal da Rússia em US$ 20 decilhões

Em uma decisão que surpreendeu pelo valor estipulado, a Rússia multou o Google nesta semana em US$ 20 decilhões – como comparação, o Produto Interno Bruto (PIB) mundial é de US$ 110 trilhões. A multa, cujo valor em dólares equivale a um 2 seguido de 34 zeros, foi imposta por um tribunal russo em resposta à decisão do YouTube, plataforma de vídeos do Google, de bloquear canais de mídia estatal russa.

 Só mesmo recorrendo mais uma vez ao inigualável Ronald Golias ao imitar o ex-presidente Jânio Quadros: “Desculpe se me rio, mas é que foi uma boa piada!”.

 O Google perguntou “Posso pagar em suaves prestações seculares?”.

 Vídeo: PM e criminosos(!!!) trocam tiros no meio de carros em avenida movimentada da Zona Sul de SP; 2 suspeitos(!!!) morrem e 4 são presos

 (!!!) Gentem, desculpem-me pela sinceridade, mas isto não é mais vaselinismo, que QIsismo de ostra! Se é criminoso não é suspeito pra começo de proseio. Se trocou tiros com PMs é criminoso, não é suspeito, caramba.

Vídeo gravado por testemunhas e que circula nas redes sociais mostra o momento em que policiais militares trocam tiros com criminosos no meio de carros numa das principais e mais movimentadas avenidas da Zona Sul de São Paulo (veja acima).

Dois suspeitos foram atingidos pelos disparos e morreram. Outro comparsa deles foi baleado e ferido e acabou preso. Mais três homens foram detidos por suspeita de integrarem a quadrilha. Os motoristas de outros carros não se feriram.

Dããã

 Kamala ou Trump: como afetam a economia brasileira e quais os impactos no dólar, na bolsa de valores e nos juros

Vai ser sem-noção assim lá onde Judas perdeu as botas, cara-pálida! O que menos importa no fato de uma eventual eleição do ogro é o afetamento na Civilização, na Economia é detalhe, pombas!

***************

Copiada do SP-LA-SH

Cantor e ator Agnaldo Rayol morre aos 86 anos

No hospital, foi diagnosticado com traumatismo craniano. Ele chegou a ser intubado(XXX) e morreu no local

(XXX) E tu, cara-pálida, nunca chegaste a abrir o “Volp”, né? É entubado, viste?

No ano passado, Agnaldo Rayol passou onze dias no Hospital Sírio(X)Libanês com pneumonia

(X) Que gente atenta… Com hífen, cara-pálida.

R.I.P, Aguinaldão, você merece!

***************

Copiada da Folha (site)

Esconder a mulher para ganhar benefício

Como o conceito de pobreza é subjetivo, a lei resolveu vinculá-lo àqueles com renda familiar per capta(!!!) igual ou inferior a um quarto do salário mínimo.

(!!!) Barrabás, sr. causídico, até hoje não captou que é per capita?

 (…). Somando os ganhos do casal, a renda per capita(*) do núcleo familiar superava o patamar legal para a concessão do benefício assistencial.

(*) Mais à frente o que tem dentro da capita funcionou e acertou!

***************

Copiadas do Blog do Ancelmo

 legenda
jefe: Ancelmo Gois
 miss Caixa/mistake/miss Crase: Fernanda Pontes
 errador/mister Crase/mister Caixa: Nelson Lima Neto
Por que continuar lendo o blog se tem tanto erro e dá tanto trabalho? É que, apesar da decadência do texto, continua sendo uma boa fonte de informações. E, afinal,  qual seria o sentido de fazer o “Mirando” sem alvo? Pra mode de agilizar a publicação das barbaridades e gastar menos tempo, foram criados grupos por cara-pálida. Neles estarão somente as frases com os erros. É evidente que muitos dos erros que aparecem nos títulos, mas não nos textos, são cometidos por quem publica as notas. De qualquer forma, a responsabilidade é dos autores, devem fiscalizar o produto final, no Jornalismo não deve e não pode valer o triste “caiu na rede, é peixe”.
 Como parece que é norma, determinação, no blog escrever errado os nomes de livros, filmes, peças teatrais, novelas, programas de TV e eventos, baixando-lhes as caixas, os erros não serão mais apontados, é chover no molhado. Apareceu um nome? Tá errado!
 Lembrete: o “Mirando” desistiu de apontar o emprego errado de pronomes demonstrativos.
 Cantinho del jefe

1 – Venezuela e a ascensão dos regimes autocráticos 

A Venezuela, que quer a todo custo integrar (os BRICS)(???),

“Embora nem todo líder que participa das reuniões seja autocrata — (o BRICS)(???), em particular, não possui(!!!) uma posição política unificada

(???) Adotou o “errar pouca é bobagem”, jefe? O Brics, caramba.

 (!!!) A autora é gringa, o possui é posse do tradutor…

2 – Foram identificadas(XXX) R$ 8 bilhões em oportunidades de negócios para a indústria e o encadeamento produtivo no Rio de Janeiro, em 2023.

(XXX) Não, jefe, a concordância deve ser com os bi logo à frente, viste? Perdeu a oportunidade de acertar.

 Cantinho do errador/Mister Crase e Caixa

 1 – Os novíssimos Portinha, Quitanda, Zuza e Capiau, que vai (abrir na abertura)(!) do concurso,

(!) Que crasse, errador, lindo! Que tal abrir no início, começo? Que será inaugurado na abertura?

2 – (Petistas foi)(!!!) à Cidade do México para acompanhar as eleições locais

(???) E lá eles bebeu um chopes e comeu dois pastel, errador?

(…). Na chegada a Lima, onde fariam conexão para um voo rumo à(XXX) Brasília,

(XXX) Viva o MrCr!!! Chega-se a BSB sem crase, viste?

Cantinho da mistake/miss Caixa/miss Crase

 Obra em prédio no Flamengo danifica(!!!) pedra do Morro da Viúva

Operários estariam(!!!) cortando a rocha para aumentar garagem do edifício

(…). Repare que operários (estão cortando)(!!!) um pedaço da rocha que seria para aumentar a garagem do edifício. A pedra, no caso, pertence(!!!) ao Morro da Viúva, aquela montanha que é cercada por prédios, entre as praias do Flamengo e de Botafogo.

(!!!) Oh, céus, meus sais!!! Uma epidemia está levando Tico e Teco ao estado de coma na imprensa em geral. Ainda bem que tem “em”, senão alguém poria um hífen.

Erratriz, repare: danifica? Então não cabe estariam, caramba. Estão cortando? Então não cabe estariam.

Pertence? Uau, como um acidente geográfico “possui”? Faz parte, caramba!

Tadinha da padroeira, a Santa Inhorância, está estressada, não aguenta mais!

***************

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter