Um apagão ronda a economia. Por Aylê-Salassiê Quintão
CALOTE GENERALIZADO/ APAGÃO
… significa que só seria possível pagar os débitos de todos os países do mundo juntando todas as riquezas e recursos gerados em um ano…
As guerras em curso estão impactando a cadeia produtiva do planeta. O Fundo Monetário Internacional acaba de revelar que as dívidas dos governos pelo mundo estão subindo acima do esperado, podendo chegar a US$ 100 trilhões pela 1ª vez até o final do ano e, até 2030, atingir 100% do PIB global.
Isso significa que só seria possível pagar os débitos de todos os países do mundo juntando todas as riquezas e recursos gerados em um ano. Chegou-se a essa situação gastando mais do que se arrecada. Governos pedem dinheiro emprestado, emitindo títulos de dívida para tentar pagar contas. Um apagão ou um calote generalizado pode surgir aí na frente.
A economia do mundo diminuiu o ritmo de crescimento de 3,2% ao ano, em média, abaixo dos 4% registrados por décadas. O acúmulo de dívidas pode conduzir a um crescimento ainda mais baixo da economia mundial, reduzindo investimentos, aumentando impostos, instituindo outros encargos internos, inclusive os benefícios sociais.
God save the people…
______________________
Aylê-Salassié F. Quintão – Jornalista, professor, doutor em História Cultural, ex-guarda florestal do Parque Nacional de Brasília Vive em Brasília. Autor de “Pinguela: a maldição do Vice”. Brasília: Otimismo, 2018