Grandes Técnicos do Futebol Brasileiro: Tim
… Tim marcou seu nome como um dos grandes técnicos do futebol brasileiro não apenas pelos títulos conquistados, mas principalmente pela estrutura tática que imprimia aos times que treinava…
Por Luis Filipe Chateaubriand
Elba de Pádua Lima, o Tim, antes de se tornar treinador, foi um bom jogador de futebol.
Porém, como técnico, exerceu sua grande vocação, tornando-se um dos maiores estrategistas do futebol brasileiro em todos os tempos.
Estreou a carreira como técnico em 1951, sucedendo no Bangu a Ondino Vieira, que considerava um mestre.
Também treinou outros clubes, como Fluminense, Vasco da Gama, Flamengo, Coritiba, Botafogo, San Lorenzo, São José de São Paulo e Inter de Limeira.
No Bangu, levou o clube ao título de campeão carioca em 1966, após 33 anos de espera da agremiação do subúrbio carioca pela conquista.
Em 1968, no San Lorenzo de Alamagro, da Argentina, levou o clube ao título de campeão argentino invicto, o primeiro título invicto de um clube argentino no profissionalismo.
No Coritiba, viveu grandes momentos ao conquistar os campeonatos paranaense de 1971 e 1973 e o Torneio do Povo de 1973, até hoje considerado um dos títulos mais simbólicos da história do clube, que desde então adotou o apelido de campeão do povo.
Em 1981, assumiu a Seleção Peruana, quando esta não vivia um bom momento, e prometeu a classificação para a Copa do Mundo de 1982.
Tim reorganizou a equipe e conseguiu garantir a vaga para a Copa, eliminando o Uruguai e a Colômbia.
No Grupo G da Copa do Mundo, Tim dirigiu o Peru nos três jogos que a equipe fez, conquistando dois empates — contra Camarões (0 a 0) e Itália (1 a 1) — e uma derrota — contra a Polônia (5 a 1).
Com isso, o Peru foi eliminado ainda na primeira fase, terminando em vigésimo lugar na classificação geral, uma decepção.
Apesar dessa decepção, em entrevista posterior a um jornal peruano, chegou a falar em voltar a trabalhar no país, onde tinha deixado muitos amigos.
Tim marcou seu nome como um dos grandes técnicos do futebol brasileiro não apenas pelos títulos conquistados, mas principalmente pela estrutura tática que imprimia aos times que treinava.
Fonte: Wikipédia
LEIA TAMBÉM, DO AUTOR:
Os Grandes Técnicos do Futebol Brasileiro – Cuca ***
Os Grandes Técnicos do Futebol Brasileiro – Emerson Leão
Os Grandes Técnicos do Futebol Brasileiro – Jair Pereira
Os Grandes Técnicos do Futebol Brasileiro – Osvaldo Brandão
Os Grandes Técnicos do Futebol Brasileiro -Luiz Felipe Scolari
Os Grandes Técnicos do Futebol Brasileiro – Vanderlei Luxemburgo
Os Grandes Técnicos do Futebol Brasileiro – Mário Jorge Lobo Zagallo
Os Grandes Técnicos do Futebol Brasileiro – Cláudio Coutinho
Os Grandes Técnicos do Futebol Brasileiro – Rubens Minelli
Os Grandes Técnicos do Futebol Brasileiro – Telê Santana
Os Grandes Técnicos do Futebol Brasileiro – Ênio Andrade
Os Grandes Técnicos do Futebol Brasileiro – Carlos Alberto Parreira
______________________________
– Luis Filipe Chateaubriand – Acompanha o futebol há 45 anos. Publicou uma dezena de livros sobre o calendário do futebol brasileiro, além de mais de uma centena de artigos sobre o assunto. Foi Consultor do Bom Senso Futebol Clube – movimento dos jogadores de futebol brasileiro que propôs modificações no calendário de nosso futebol. Foi membro do Grupo de Trabalho da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que visava promover modificações no calendário. Além de escrever sobre o calendário do futebol brasileiro, escreve sobre outros assuntos, de natureza mais lúdica, relacionados ao futebol. Também escreve sobre política. É Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas.