prefixo pro

A produtividade do prefixo “pro‑”. Por Aldo Bizzocchi

…como tanto promessa quanto proposta são palavras que contém o prefixo pro‑, resolvi fazer uma brincadeira etimológica com ele…

prefixo pro

Passado o primeiro turno das eleições, temos agora que aguentar a volta da insuportável propaganda eleitoral, desta vez com vistas ao segundo turno e novamente repleta de ataques mútuos (muitos abaixo da linha da cintura) e promessas tão mirabolantes quanto inexequíveis. As famosas “promessas de políticos”, jamais cumpridas, nas quais, por sinal, ninguém mais acredita — embora a maioria continue votando neles —, e que, na propaganda, são enganosamente chamadas de “propostas”.

E como tanto promessa quanto proposta são palavras que contém o prefixo pro‑, resolvi fazer uma brincadeira etimológica com ele. É que a promessa do político, feita em comício ou debate televisivo, torna-se proposta programática, impressa num documento chamado programa de governo (aliás, a propaganda política também se chama “programa eleitoral gratuito”).

Uma vez eleito, o agora gestor ou legislador vai formular e apresentar um projeto (de lei, de obra) que, para tornar-se realidade, vai demandar um programa de implantação (muitos depois viram programas com P maiúsculo: Programa Minha Casa Minha Vida, Programa Bolsa-Família, ProUni, e assim por diante).

Assim como na indústria, o programa gera um processo — de produção, no caso da indústria; de execução, no caso da gestão pública — que resulta num produto, seja um bem de consumo ou um serviço ou obra públicos. Que vão ensejar opiniões pró e contra.

Lançado o produto, sancionada a lei ou entregue a obra, é hora agora de alardear esse feito, pois a indústria precisa vender, e o político precisa “vender-se” (em sentido próprio e figurado: acho que deu pra entender, né?).

Portanto, é hora de promover o produto, serviço ou realização. E quem faz isso? A propaganda. E assim o círculo se fecha: a promessa tornou-se proposta, que ensejou um projeto, que desencadeou um programa de produção, que, como processo, resulta em um produto, cuja promoção é feita pela propaganda. Viram como o prefixo pro‑ é produtivo?

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ALDO BIZZOCCHIAldo Bizzocchi é doutor em linguística e semiótica pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorados em linguística comparada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em etimologia na Universidade de São Paulo. É pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Etimologia e História da Língua Portuguesa da USP e professor de linguística histórica e comparada. Foi de 2006 a 2015 colunista da revista Língua Portuguesa.

Acaba de lançar, pela Editora GrupoAlmedina,

“Uma Breve História das Palavras – Da Pré-História à era Digital”

Site oficial: www.aldobizzocchi.com.br

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