Arte brasileira tem destaque na Suíça. Por Rui Martins
A exposição mostra aos suíços a riqueza cultural do Brasil, fruto da mistura da influência da arte nativa indígena com a arte trazida pelos colonizadores portugueses, pelos africanos importados como escravos e pelos imigrantes vindos de todo mundo a partir do fim do século XIX…
Você foi ao Museu de Arte Moderna e à Pinacoteca de São Paulo e não achou mais aqueles quadros, diante dos quais passava horas maravilhado? Quem tirou do lugar os Três Orixás, da Djanira? Sumiram com os quadros do Portinari! do Lasar Segall? E os quadros da Tarsila do Amaral e do Alfredo Volpi?
Não se assuste, esses quadros estão viajando, ou se quiserem, tirando férias na Europa! Uma parte foi para a Bienal de Veneza, onde ficará até fins de novembro, e outra parte foi para Berna, capital da Suíça, para ficar até o começo de janeiro. E, a seguir, os quadros irão para Londres, onde serão expostos na Royal Academy of Arts.
O título da exposição bem verde-amarelo é Brasil Brasil, no museu Paul Klee, e mostra o surgimento do modernismo brasileiro, apresentando na Suíça uma visão das telas dos principais pintores do começo da arte moderna no Brasil.
A exposição mostra aos suíços a riqueza cultural do Brasil, fruto da mistura da influência da arte nativa indígena com a arte trazida pelos colonizadores portugueses, pelos africanos importados como escravos e pelos imigrantes vindos de todo mundo a partir do fim do século XIX.
Um ponto de referência para a eclosão da modernidade na arte brasileira foi a Semana da Arte Moderna, em 1922, no centenário da independência brasileira. De uma maneira geral, inclusive na Europa, no começo do século XX, os artistas aspiravam sair dos padrões do classicismo acadêmico dominante no começo do século XX. Essa aspiração se reforçou quando alguns artistas brasileiros puderam ter contato com as novas escolas do expressionismo, futurismo e cubismo, por meio de estágios, cursos e contatos na Europa.
Foi o caso de Anita Malfatti em Berlim e de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Vicente do Rego Monteiro e Geraldo de Barros em Paris. De volta ao Brasil, quiseram criar um modernismo nacional incorporando as culturas indígena, afro e a pluralidade étnica brasileira. Isso se faz sentir também na música com o samba e na festa popular do Carnaval.
Durante a ditadura de Vargas foram incorporados à representação artística os temas da seca, da injustiça social e da exploração dos operários e trabalhadores agrícolas, evoluindo para a mistura racial, práticas religiosas e injustiça social. Nos anos da ditadura militar, a arte brasileira se inspirou da repressão militar e da desigualdade social.
Uma visão geral dessa evolução e dessas tendências estão representadas nas 130 telas modernistas da exposição.
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DIRETO DA SUIÇA
- Rui Martins também está em versão sonora no Youtube, em seu canal –
https://www.youtube.com/@rpertins
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