Pão com álcool, crimes com endereço fixo. Mira.
Nós não somos otários!
Claro, alguns são, há amostras todo dia. Mas, no geral não, há os que se informam pelos meios confiáveis, e não adianta virem com chorumelas, quem se informa direito não cai em falsidades.
A TV mostra os mesmos assaltantes agindo nos mesmos lugares todos os dias e a Secretaria da Segurança Pública vem com a conversa mole de sempre, que está tomando providências, que aumentou o policiamento etc. etc. etc. O que a TV mostra no dia seguinte? O mesmo assaltante agindo no mesmo lugar.
Moradores reclamam que árvores diante de suas casas ameaçam cair a cada ventozinho, a Prefeitura Municipal responde que está programada uma vistoria pra dali a seis meses. A árvore não espera, cai e causa um grande prejuízo. às vezes, mortes. O alcaide diz “que falta de sorte, que tragédia, a poda estava prevista para acontecer amanhã.”.
Passemos, então, para o empresariado, quase sempre apoiador do que há de pior na política, mas alegando que defende a bandeira da legalidade, contra a corrupção.
Estudo feito pela Proteste mostraram que várias marcas de pão de forma apresentam em sua composição uma quantidade de álcool grande o suficiente para que o consumidor seja reprovado em teste de bafômetro. O álcool surge no processo de fermentação e também é acrescentado em alguns casos como conservante.
A legislação do país estabelece que todo produto com mais de 0,5% de etanol seja considerado como alcoólico. Lembrando que a lei de trânsito determina que o resultado do teste de bafômetro não pode passar de 0,04 mg/l. De 0,05 mg/l a 0,33mg/l é considerado infração gravíssima e acima de 0,33mg/l é crime de trânsito.
Questionadas, as empresas saíram-se com a lenga-lenga de sempre. A Visconti, em cujo pão foi encontrado um teor alcoólico de 3,37%, declarou que “A Pandurata Alimentos, responsável pela fabricação dos produtos Bauducco e Visconti, esclarece que adota rigorosos padrões de segurança alimentar em todo seu processo produtivo e na cadeia de fornecimento.”. É mesmo? Então por que não descobriram a quantidade excessiva de álcool? E se constataram, por que não informam no rótulo?
Outro fabricante, cujo pão apresenta teor alcoólico de 0,5%, saiu-se com esta: “A Panco é uma empresa com mais de 70 anos de presença no mercado brasileiro e que sempre teve sua atuação pautada pela conduta ética e compromisso com a qualidade de seus produtos, bem como com a saúde e segurança de todos os seus públicos.”. De novo, a pergunta: por que não está no rótulo?
Duas marcas apresentaram índices considerados não prejudiciais, normais, Pulmann (0,05%) e Plus Vita (0,16%).
Problemas no leite longa vida vem de longa data. A LBR, que fabrica os leite longa vida Parmalat e Líder UHT integral recolheu 300 mil caixas do produto que apresentavam formol na composição. Não se trata de pensar em falta de controle de qualidade, o formol não entra no produto “sem querer”. Vão recolher? E quem já bebeu o leite, faz o quê?
Tempos atrás, quando foi descoberto que havia alto teor de amoníaco no leite longa vida de um famoso fabricante a desculpa foi fantástica, “Não fomos avisados que os testes passaram a ser feitos com equipamentos mais precisos”. Foi na fábrica na Bahia.
O “Mirando” não dará o nome pois, apesar de vasta pesquisa, não foram encontradas as matérias publicadas na época. Se Anvisa, Proteste, Prodec, Desrotulando e empresas do gênero não fizerem testes de qualidade constantemente pode ter certeza, leitor, você vai ser envenenado aos poucos. Grande parte dos fabricantes só se preocupa com você nos melosos anúncios nas TVs.
Xiii…
Trump/Tramp sofreu um atentado no sábado. O atirador, Thomas Crooks, que foi morto pela polícia, acertou-lhe a orelha. Como se sabe, burros as têm bem grandes, alvo fácil. Vai ser complicado para os republicanos atribuir a culpa aos democratas, pois o atentador foi filiado ao partido deles.
Conforme está no UOL, Crooks – traducão no singular: trapaceiro – estava registrado como eleitor republicano. A informação consta em um banco de dados de eleitores da Pensilvânia, onde a polícia encontrou seu nome, idade e endereço, segundo a emissora americana CNN.
Mas, como aconteceu aqui quando da facada no similar norte-americano, surgirá um tsunami de conjecturas, “fakearnews” é a atividade favorita, ao lado de “influencers”, atualmente. E o que não falta é trouxa pra cair. O que vai ter de”narrativa”…
No quesito difícil dizer quem é pior, the right – always wrong – or the left – never stops acting as the right. Ambos os lados estão atirando adoidado. Diferentemente das paralelas, se encontram por aqui mesmo.
Até a foto está sendo atacada
Foi armada, como o retratista pegou aquele momento? Como? As câmeras atuais fazem 15, 20 fotos por segundo. É meter o dedo no disparador e depois escolher.
Não é como nos tempos do moment décisif de Henry Cartier-Bresson. Ou no da famosa foto do fuzileiros navais hasteando a bandeira dos EUA depois da tomada de Iwo Jima na Segunda Guerra Mundial.
Não é narrativa…
… é gravativa! Áudio liberado pelo STF tem a confirmação de que Bozo sugeriu interferência na Receita Federal em tentativa de mutreta por 01. Participaram do conluio – durou mais de uma hora – papai, filhinho, Alexandre Tramagem, o general nada Augusto e menos ainda Heleno e duas avoccatas de 01.
Tramagem, o “honesto”, propõe artimanhas que as advogadas questionem o trabalho dos auditores da RF. Na gravação ouve-se claramente o ignáro ignóbil sugerindo às causídicas que procurem o chefe da Receita Federal para tratar do trabalho do lenhador.
O gado não vai tomar conhecimento, só procura por mugidos.
Estadãozinho cada vez mais zinho
Não renovaram o contrato de um de seus melhores cronistas, Sérgio Augusto. Depois perdem leitores e põem a culpa na internet.
Lamentável! Vou cancelar minha assinatura do impresso e ficar só com a do digital. Gasto menor, compatível com a qualidade do jornal… Foram mais de 50 anos como assinante no papel…
Rolex…
O relógio é ótimo, serve até pra falcatruas bozaiz, mas o anúncio (é o principal patrocinador dos Grand Slams) na TV… pelamordedeus, quanta babaquice!
Na TV Justiça
A “repórtera” falando a respeito do filme As Asas do Desejo”, do alemão Wim Wenders (e aprendendo…): Uín Uenders! Mein Gott, minha, não conheceu o Fusca, Volkswagen, “Folksvaguem”?
A inhorância abunda, em qualquer idioma.
No Jornal Nacional
O apresentante César Tralli e o atentado contra Trump: “O que sabemos é que o atirador foi assassinado (!!!)”. Uau, foi morto, cara-pálida, assassinato é crime!
(CACALO KFOURI)
***************
Copiadas do Estadãozinho
Datena sonda ex-marqueteiro de Tebet e PSDB aluga nova sede
FÉRIAS. Por outro lado, o apresentador entrou de férias, deixou a apresentação de seu programa como exige a legislação eleitoral, anunciou que quando o período de descanso acabar tirará licença não remunerada para fazer campanha e se prepara para participar da sabatina (a ser realizada)(!!!) pelo jornal Folha de S.Paulo na (terça-feira passada)(!!!).
(!!!) Epa, opa, mais uma pra Gramática Especial do Estadãzinho, o passado do pretérito! Vai ver, aprenderam naquele brogue… Terça que vem, cara-pálida.
Blitz conservadora de Milei surpreende diplomacia de Lula
Essa proposta altera uma regra fundamental do bloco, a negociação em conjunto pelos membros dos acordos de livre(X)comércio –
(X) Dá neles, hífen!
Auxiliar do IML compartilhava imagens de mortos
Um auxiliar de necropsia que atua no Instituto Médico(X)Legal (IML) de Guarulhos, na Grande São Paulo, está sendo investigado por compartilhar imagens de cadáveres.
(X) Dá neles, hífen!
Direto da Fonte (de erros)
Bar da Dona onça(?) lança menu de inverno
(?) Encolheu por causa do frio, escriba? Em alta, caramba.
***************
Copiada do UOL
Quem é o homem que investiu mais de R$ 10 milhões em ações das(!!!) Americanas
(!!!) Quem é o atento uólico que, além de não saber copiar o que lê, não aprendeu ainda que é no singular, da?
Na Folha: “Quem é o homem que investiu mais de R$ 10 milhões em ações da Americanas”
***************
Copiadas do Blog do Ancelmo
legenda
jefe: Ancelmo Gois
miss Caixa/mistake/miss Crase: Fernanda Pontes
errador/mister Crase/mister Caixa: Nelson Lima Neto
Por que continuar lendo o blog se tem tanto erro e dá tanto trabalho? É que, apesar da decadência do texto, continua sendo uma boa fonte de informações. E, afinal, qual seria o sentido de fazer o “Mirando” sem mirar? Pra mode de agilizar a publicação das barbaridades e gastar menos tempo, foram criados grupos por cara-pálida. Neles estarão somente as frases com os erros. É evidente que muitos dos erros que aparecem nos títulos, mas não nos textos, são cometidos por quem publica as notas. De qualquer forma, a responsabilidade é dos autores, devem fiscalizar o produto final, no Jornalismo não deve e não pode valer o triste “caiu na rede, é peixe”. Sem esquecer de que mistake/miss Caixa é a editora.
Como parece que é norma, determinação, no blog escrever errado os nomes de livros, filmes, peças teatrais, novelas, programas de TV e eventos, baixando-lhes as caixas, os erros não serão mais apontados, é chover no molhado. Apareceu um nome? Tá errado!
Cantinho del jefe
1 – Cidade do Rio registra menor taxa de abandono escolar em 2023
Segundo a Secretaria municipal(X) de Educação, (o percentual foi de alunos que deixou de estudar foi de 0,3%)(!!!)
(!!!) Mas não inclui o pessoar do brogue, né, jefe?
2 – Veja este caso. O gerente de operações Marcos Guilherme Dias da Cunha ganhou(???), na Justiça do Rio, venceu(???) uma disputa contra a Localiza Rent Car,
(???) Duas vezes, jefe?
O homem foi encaminhado à Delegacia(?), onde foi mantido por cerca de cinco horas, segundo ele, sem suporte adequado e sob a suspeita de estar mentido(X) e de ser um meliante.
(?) Por que a alta, jefe?
(X) Está mentindo, né, jefe?
3 – . Acontece em 6 de agosto, (…). Os interessados terão a oportunidade de aprender a preparar cardápios completos que podem ser servidos tanto no dia-a-dia(XXX) quanto em um jantar com amigos.
(XXX) Sem hifens, jefe.
Cantinho do errador/Mister Crase e Caixa
1 – Na fila do caixa, um(?) turista estava lamentando ter esquecido o cartão de crédito
Na fila do caixa, um(?) turista estava lamentando ter esquecido o cartão de crédito. Pois ao chegar a sua vez, ela(?) foi avisada que o estabelecimento aceitava… Pix.
(?) Outra surpresa, errador, já a Gramática não aceita um quando é mulher, só aceita uma.
2 – A foto (a cima)(!) é da carioquíssima Natalia Olliveira, do perfil
(!) Não tem uma a baixo, errador? Pra você, acima de tudo vale errar, né?
3 – Integrantes da Guarda Nacional de Nova York, realizaram nesta(XXX) sexta-feira, 12 de julho,
(XXX) Anarfa, neste hoje é domingo, 14…
4 – Guarda Nacional de Nova York faz treinamento com o Exército brasileiro(???) no Maracanã
(…), durante uma partida de futebol no estádio(X) do Maracanã.
(X) Sempre foi e será em alta, carioca de araque.
A simulação contou com o drone da empresa de não letais CONDOR(X), líder neste segmento, equipado com uma solução de comunicação e transmissão de mensagens por Speakers(!!!),
(X) Condor, tente entender sem dor.
(!!!) Uau, aderiram, não é mais o cacete! Locutores, caramba.
Este exercício marca o mais recente treinamento bilateral entre o Brasil e a(X) Forças Armadas Americanas(???), (…). Além disso, a atividade foi pensada como parte da preparação dos EUA para sediar a Copa do Mundo da FIFA(X) em 2026.
(X) As, errador!
(???) Eta, subdesenvolvido! O nome da Força Armada pátria é Exército Brasileiro, EB! O amaricanas vai em baixa, viste?
(X) Fifa, desconhecente.
5 – A moça sorridente na foto (ao lado)(XXX) é Cristiane da Silva Guilherme.
(XXX) Está acima, errador. Ou prefere “a cima”?
6 – O projeto segue de vento em polpa(!!!), garantem os artistas.
(!!!) Embarcação feita na metade de um tomate, gênio da indústria naval? Popa, caramba!
7 – No dia 19 de julho, o jovem de 20 anos e atual morador(?) retoma a carreira de músico e lança o seu primeiro EP autoral chamado ”Meus gostos”.
(?) De onde, indecifrável escriba?
(…). Eu, recém(X)chegado no(X) Rio de Janeiro,
(X) Hífen, ao, errativo.
8 – (…), que chegará no(XXX) Canal Brasil na próxima quinta, dia 18, às 22h30.
(XXX) Ao, errador!
9 – Justiça mantém decisão que obriga Estado do Rio a fornecer Canabidiol(?) para paciente com autismo
(?) MrC não resiste a um altismo… Por quê?
A Primeira Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Rio negou recurso da Procuradoria(*)Geral do Estado, mantendo a decisão de fornecer o medicamento Canabidiol(?)
(*) Errado na origem.
O pedido da Procuradoria se fundamentou pela ilegalidade no fornecimento do medicamento por sua falta de registro na ANVISA(X) e também o alto custo do mesmo(XXX),
(X) Anvisa, MrC.
(XXX) Mesmo não pode ser usado como pronome, ignaro escriba. Do seu alto custo, viste?
10 – Seguem aqui dados que mostram como os estudantes estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM(X)).
(X) Zero pro errador no Enem.
Cantinho da mistake/miss Caixa/miss Crase
1 – (…), o monumento será inspirado em um(X) de suas(X) maiores composições “Canta, canta, minha gente”.
(X) Sai o gênio, entra a gênia… Uma, mistake.
(…), diz o carnavalesco, que usou aço córten, que (resistente a)(X) corrosão, para retratar a multidão.
(X) Resiste à, mistake/MsCr.
2 – (…). Repare como(XXX) não parece um trio de anjos sorridentes. O registro (X) pelo biólogo Sandro Muniz, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
(XXX) Repare como errou como sempre, mistake. É repare se não parece, caramba.
(X) Foi feito, mistake.
3 – Essa(XXX) será a primeira vez que o evento ocorre no segundo semestre e por uma razão muito especial:
(XXX) Esta é a quinquagésima vez que mistake erra no emprego de um demonstrativo… E é nova no brogue, o errador já passou das 300…
4 – A(X) foto usada, de 1968, Leila Diniz aparece ao lado de nomes como Eva Todor, Tônia Carrero, Eva Wilma, Odete Lara e Norma Bengell protestando contra a ditadura militar.
(X) Na foto, mistake.
5 – A campanha também(!) será exibida também(!) na TV e na rádio.
(!) Então vai ser um sucesso…
Cara-pálida anônimo
De volta ao Brasil depois de gravar uma série em Portugal para a RTP, Tainá Muller já está filmando de novo e dessa(XXX) vez no Rio de Janeiro
Depois das filmagens, ela volta à Europa, dessa(XXX) vez para a premiação Septimium Awards,
(XXX) Não basta errar, o vocabulário deve mostrar-se limitado…
***************