CLAUDIO COUTINHO

CLAUDIO COUTINHO

Os Grandes Técnicos do Futebol Brasileiro – Cláudio Coutinho

… Sob a direção de Coutinho, os jogadores não ficavam estáticos, mas sim se movimentavam com ênfase, para dificultar a marcação adversária.

POR Luis Filipe Chateaubriand
Cláudio Coutinho
Cláudio Coutinho 

Capitão do Exército, Cláudio Coutinho participou da Comissão Técnica da Seleção Brasileira de 1970, campeã do mundo, onde aprendeu muito sobre táticas de futebol.

Muito estudioso, se tornou técnico de futebol e foi um dos precursores da introdução das táticas sofisticadas no jogo.

No Flamengo, formou uma “máquina” de jogar futebol, comandada por Zico, Carpegiani, Júnior e companhia.

Tratava-se de um time com grandes inovações táticas.

O overlapping era uma jogada em que o lateral passava a bola ao ponta, corria na sua frente e recebia, do ponta, a bola de volta – o que pegava as defesas adversárias desprevenidas.

Em determinados jogos, Coutinho adotava a tática do boxe: tal qual o lutador que derruba o adversário e este levanta, ele “cai dentro” para definir a luta; da mesma forma, quando seu time fazia um gol, partia para cima para fazer outro.

Sob a direção de Coutinho, os jogadores não ficavam estáticos, mas sim se movimentavam com ênfase, para dificultar a marcação adversária.

Na Seleção Brasileira, Cláudio Coutinho ainda era muito novo para a função, e cometeu alguns erros, ao longo do triênio 1977 / 1978 / 1979.

O maior deles foi não ter levado Paulo Roberto Falcão, cracaço, para a Copa do Mundo de 1978… além de ter jogado para empatar, na própria Copa, contra a anfitriã Argentina.

Cláudio Coutinho, em 1981, ainda era muito novo, tinha muito a aprender e muito a ensinar.

Mas, infelizmente, faleceu precocemente, em um afogamento nas Ilhas Cagarras, quando praticava pesca submarina.

Deixou saudades!


LEIA TAMBÉM, DO AUTOR:

Os Grandes Técnicos do Futebol Brasileiro – Vanderlei Luxemburgo

Os Grandes Técnicos do Futebol Brasileiro – Mário Jorge Lobo Zagallo


______________________________

Luis Filipe Chateaubriand - YouTube – Luis Filipe Chateaubriand –   Acompanha o futebol há 45 anos. Publicou uma dezena de livros sobre o calendário do futebol brasileiro, além de mais de uma centena de artigos sobre o assunto. Foi Consultor do Bom Senso Futebol Clube – movimento dos jogadores de futebol brasileiro que propôs modificações no calendário de nosso futebol. Foi membro do Grupo de Trabalho da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que visava promover modificações no calendário. Além de escrever sobre o calendário do futebol brasileiro, escreve sobre outros assuntos, de natureza mais lúdica, relacionados ao futebol. Também escreve sobre política. É Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter