Zagallo

Os Grandes Técnicos do Futebol Brasileiro – Mário Jorge Lobo Zagallo

… As inovações táticas que Zagallo implantou na Seleção Brasileira também mereceram vez nos diversos clubes que treinou…

Luis Filipe Chateaubriand

Zagallo

Ao seu tempo de treinador iniciante – no final dos 1960, nos anos 1970 e nos anos 1980 -, Zagallo implantou novidades táticas importantes.

Quando jogador, era um ponta esquerda que, atacando, fazia o trabalho ofensivo tradicional, mas quando o time perdia a bola, recompunha o meio de campo, ajudando na marcação.

Quando técnico, exigiu dos pontas esquerdas com quem trabalhou a mesma postura, o que deixava os times mais compactos e menos expostos.

Na Seleção Brasileira de 1970, introduziu a formação com três defensores na Copa do Mundo: Brito, Piazza e Everaldo.

Esse sistema liberava o lateral direito Carlos Alberto Torres, extremamente ofensivo, para atacar.

E, na mesma Copa do Mundo de 1970, conseguiu reunir cinco meias ofensivos – Jarzinho, Gérson, Tostão, Pelé e Rivellino – para atuarem no mesmo time.

Com isso, conseguiu derrubar o dogma de que jogadores só podem atuar em uma posição.

As inovações táticas que Zagallo implantou na Seleção Brasileira também mereceram vez nos diversos clubes que treinou.

Nos anos 1990, Zagallo ficou defasado perante novidades táticas, mas isso não anula sua brilhante e saudosa carreira.


Leia também:

Os Grandes Técnicos do Futebol Brasileiro – Vanderlei Luxemburgo

______________________________

Luis Filipe Chateaubriand - YouTube – Luis Filipe Chateaubriand –   Acompanha o futebol há 45 anos. Publicou uma dezena de livros sobre o calendário do futebol brasileiro, além de mais de uma centena de artigos sobre o assunto. Foi Consultor do Bom Senso Futebol Clube – movimento dos jogadores de futebol brasileiro que propôs modificações no calendário de nosso futebol. Foi membro do Grupo de Trabalho da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que visava promover modificações no calendário. Além de escrever sobre o calendário do futebol brasileiro, escreve sobre outros assuntos, de natureza mais lúdica, relacionados ao futebol. Também escreve sobre política. É Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter