esperar- olho

por Benjamim Cafalli

Não deu para esperar mais e deixar de comentar tantos absurdos

esperar olho
por Benjamim Cafalli

Não deu para esperar mais!

Ouvir e escutar. O primeiro é ato mecânico, o segundo é se interessar, interpretar, se envolver no que foi ouvido.

Ver e enxergar. O primeiro é só olhar e focar. O segundo  é se interessar, interpretar, se envolver no que foi visto.

Ainda não vejo 100% depois do enxugamento da catarata no olho direito mas o que escutei foi suficiente para enxergar que o Brasil  caminha em velocidade nunca vista para que o país do futuro  tenha um triste futuro.

Dias atrás, o senador Eduardo Girão – fazendo jus ao sobrenome – patrocinou um deprimente espetáculo no Congresso. Cúmplice de Sóstenes Cavalcante, filhote de Silas Malafaia, na criminosa proposta que, se aprovada, imporá à mulher que engravida devido a um estupro e aborta uma pena maior que a do criminoso que a estuprou, Girão contratou uma atriz para encenar um aborto em sessão que discutia a boçal ideia na Casa. Se tivesse um pingo de massa cinzenta, além de não apoiar a proposta, teria levado uma atriz mirim para que simulasse estar sendo estuprada sem entender o que estava acontecendo, depois mostrasse a barriga crescendo sem saber o motivo. Mas, como miséria pouca é bobagem, ainda ofereceu emprego à descerebrada atriz.

Repetindo como miséria pouca é bobagem, para não deixar os cristãos “evangélicos” sozinhos em sua mediocridade, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – aquela que durante anos e anos impediu que houvesse divórcio legal no país, solidarizou-se com a bancada evangélica e manifestou-se a favor do projeto. Trata-se da mesma instituição que sempre protegeu seus padres pedófilos responsáveis por milhares de estupros de menores. E muitas vezes, de mulheres adultas.

Como não poderia deixar de ser, o responsável por toda a barbárie, o Conselho Federal de Medicina (CFM) atolou o pé na jaca mais uma vez. Seu presidente, José Hiran da Silva Gallo, mas que não passa de um pinto imaturo, disse que  “A autonomia da mulher esbarra no dever constitucional imposto a todos nós, de proteger a vida de qualquer um”. Faz uma leitura tão torta da Lei Maior como a que “cristãos” cheios de amor no coração fazem dos livros ditos sagrados, a Constituição permite o aborto em certas ocasiões, uma delas em se tratando de gravidez oriunda de estupro, não há uma linha proibindo a assistolia fetal que o CFM quis proibir os médicos de fazer e o STF, o intérprete da Carta Maior, derrubou a intenção.

O presidente da Câmara Arthur Lira conspira para que a PEC da Anistia, aquela para livrar a cara dos partidos que tenham cometido irregularidades, ganhe  tramitação veloz. Mas, espertalhão que é, antes quer saber qual será a resposta do Senado.  Já a das Fakes News continuará engavetada, afinal metade dos que vão debater o projeto já postou mentiras.

Segundo o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), a criatividade dos estudantes brasileiros de 15 anos de idade é das mais baixas do mundo. Que futuro se pode esperar de um país assim? O Brasil ficou em 44º lugar entre 57 países. Depois do desastre bozônico na Educação nada foi feito de concreto até o momento. Muito falatório, nada de prático.

Tratados esses temas, vamos aos destemperos lulescos. Abusou do direito de cometê-los, perdeu a noção de que já é o presidente da República, não desceu do palanque. Criticou o presidente do BC, Campos Neto, às vésperas da reunião do Copom que vai decidir o tamanho da taxa Selic. Disse que ele prejudica o país propositadamente. Pra completar o despautério, declara, tentando interferir nas eleições municipais paulistanas,  que o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas tem influência na taxa a 10,50%. Levantou a bola na área pra TF fazer gol, ele disse que “ninguém quer juros altos”, mas que “não é batendo no Banco Central que vamos resolver.”.

 Resultado primeiro foi o dólar na lua e críticas de todo o mercado. E o Copom em decisão unânime manteve a taxa Selic em 10,50%… E tem gente indicada pelo governo no conselho. Lula não aceita decisões técnicas, aprecia as demagógicas e desastrosas por mais que seja avisado das consequências.

E o sem sentido leilão de arroz? Serviu para quê? Para arrumar encrenca com os produtores que cansaram de avisar que a safra estava colhida quando começaram os eventos climáticos no Rio Grande do Sul, criar problemas com a bancada ruralista e, pior, indícios de um Arrozão, mais evento de corrupção. Aforamente o jogo do empurra, o então secretário, foi demitido, de Política Agrícola do Ministério da Agricultura Neri Geller, declarou na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, na terça (18), que a ordem de importar até 1 milhão de toneladas de arroz  por meio de leilões partiu de Rui Costa, da Casa Civil, e não do Ministério da Agricultura.

Falou que os ricos se apropriaram do Orçamento. Mesmo? Com ajuda de quem? Quem, de mãos dadas com Arthur Lira, deu uma camuflada no Orçamento secreto que perdura até hoje? Quem? O governo federal, uai. Quem é o dono do cargo?

Quem é que desde Dilma Rousseff oferece isenções e mais isenções apesar de todos os alertas de economistas respeitáveis de que o resultado seria desastroso, hábito mantido no governo atual e que agora se viu no mato sem cachorro e não sabe onde cortar despesas?

Tomou posse ontem a sexta presidente da Petrobras nos últimos anos, a preferida de Lula Magda Chambriard. Anunciou no discurso que será alinhada  ao governo, o que tem dois significados, vai contrariar os acionistas e afundar a empresa.

Há, porém, que ressaltar que Lula saiu-se bem no caso do aborto. Disse ser contra o projeto, que é uma insanidade, que no caso o aborto é uma questão de respeito à mulher. Mas a declaração não escapou de sua especialidade, uma pisada na bola. “Por que uma menina é obrigada a ter um filho de um cara que estuprou ela? Que monstro vai sair do ventre dessa menina?”.   Por que sairia um monstro? Qual a culpa da criança se vier a nascer? O problema que causará é do que a mãe vai se lembrar cada vez que a vir.

Lula não reconhecerá nunca, dada a sua prepotência e seu cabotinismo, que perdeu a sua qualidade de negociar, cedeu à corrupção em troca de apoio, joga para a torcida e não para o país.

Os 36% de apoio que o Datafolha dá como aprovação de Lula não querem dizer muita coisa, o ignaro ignóbil em plena matança que causou durante a pandemia de covid-19 teve mais que isso.

Triste e trágico Brasil.

O “Mirando” vai curto e grosso

Ainda vai levar uns dias para que consiga fazer leitura mais intensa e mostrar as inacreditáveis pisadas na bola de coleguinhas. A edição de hoje é devido ao fato de que não dava mais pra ficar calado diante de tantos absurdos.

Já que é diferente

Que continue assim.

Morreu na terça de manhã, de enfarte fulminante, o querido amigo Ricardo Castilho, um dos sócios e diretor da revista Prazeres da Mesa, Ricardão, como era tratado por todos, foi o responsável por tratar a gastronomia, a apreciação de vinhos, destilados em geral e cervejas de maneira nunca vista antes. Sem qualquer viés ou favorecimento. Palmeirense fanático, deve ter morrido feliz no dia seguinte à vitória de seu time por 4 a 0 sobre o Atlético MG. O problema é a tristeza que deixou com o seu passamento. Foram enviada tal quantidade de coroas de flores ao velório que não coube na casa. Ricardão, o ão significa o tamanho do seu coração!

Ontem, 80 anos de Chico Buarque de Hollanda! Viva o Chico, o inigualável!

Hasta!

 (CACALO KFOURI)

2 thoughts on “Não deu para esperar mais e deixar de comentar tantos absurdos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter