Futebol: calendário precisa mudar. Por Luis Filipe Chateaubriand
Futebol: o Campeonato Brasileiro precisa ser jogado apenas aos finais de semanas, com duração ao longo de toda a temporada – ou, pelo menos, da maior parte da temporada.
Uma mudança que se torna imprescindível para que o calendário do futebol brasileiro seja algo melhor é que o Campeonato Brasileiro seja jogado apenas aos finais de semanas, com duração ao longo de toda a temporada – ou, pelo menos, da maior parte da temporada.
Atualmente, o Campeonato Brasileiro é jogado com muitas rodadas em meios de semanas e dura pouco mais do que a metade da temporada.
O que é necessário entender é que o Campeonato Brasileiro é a competição premium , ou seja, é a competição mais importante existente em nosso futebol.
O Campeonato Brasileiro é, inclusive, mais importante que a Copa Libertadores da América, pois, enquanto na “Libertadores”, alguns clubes brasileiros importantes jogam, no Campeonato Brasileiro todos os clubes brasileiros importantes jogam (ou quase todos, quando, eventualmente, algum ou alguns deles vão parar na Segunda Divisão).
Sendo a competição mais importante do calendário deve contar com as datas mais relevantes do calendário.
Óbvio.
Associado à adequação ao calendário europeu, já explicada em outro momento, isso significa jogar, insisto, apenas aos finais de semanas, entre setembro de um ano e maio do ano seguinte. Fazer com que o Campeonato Brasileiro seja valorizado, jogado nas melhores datas, propiciará aos clubes um potencial arrecadador muito maior que atualmente.
______________________________
– Luis Filipe Chateaubriand – Acompanha o futebol há 45 anos. Publicou uma dezena de livros sobre o calendário do futebol brasileiro, além de mais de uma centena de artigos sobre o assunto. Foi Consultor do Bom Senso Futebol Clube – movimento dos jogadores de futebol brasileiro que propôs modificações no calendário de nosso futebol. Foi membro do Grupo de Trabalho da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que visava promover modificações no calendário. Além de escrever sobre o calendário do futebol brasileiro, escreve sobre outros assuntos, de natureza mais lúdica, relacionados ao futebol. Também escreve sobre política. É Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas.