calendario- seleção - jogos- futebol

É preciso mudar o Calendário do Futebol. Por Luis Filipe Chateaubriand

A necessária primeira mudança do Calendário do Futebol Brasileiro: adequação ao Calendário Europeu…

calendário

Uma mudança que se torna imprescindível para que o calendário do futebol brasileiro seja algo melhor é que este se adeque ao calendário europeu.

Vejamos: o calendário europeu tem férias em junho, pré-temporada regular em julho e competições oficiais de agosto a maio; são dez meses de atividades para os clubes.

Vejamos, também: o calendário brasileiro atual tem férias em dezembro, pré-temporada regular em janeiro, parada para competições de seleções de mais ou menos um mês no meio do ano; e competições oficiais no resto do tempo; são nove meses de atividades para os clubes.

Então, “trocando em miúdos”: no calendário europeu, onde os clubes jogam menos, tem-se dez meses para jogar; e no calendário brasileiro, onde se joga mais, tem-se nove meses para jogar.

Um contrassenso!

Alguns argumentarão que, na época de competições de seleções, há casos em que as competições de clubes continuam.

É o caso da “emenda que sai pior que o soneto”, pois, nesta situação, há produto seleções competindo com o produto clubes – e ambas as partes saem perdendo.

Também há o caso das “janelas” de transferências: pelo calendário brasileiro atual, elas levam mais jogadores do futebol brasileiro para o exterior do que aconteceria se fosse adotado o calendário europeu.

E, também, adotando-se o calendário europeu, a pré-temporada dos clubes brasileiros coincidiria com a pré-temporada dos clubes europeus, gerando a possibilidade, hoje inexistente, de intercâmbio entre os dois mercados.

Adotar o calendário do futebol brasileiro ao calendário do futebol europeu – ou, como o jornalista Juca Kfouri argumenta, do futebol mundial – é a primeira providência a ser tomada se queremos um calendário melhor!

______________________________

Luis Filipe Chateaubriand - YouTube – Luis Filipe Chateaubriand –   Acompanha o futebol há 45 anos. Publicou uma dezena de livros sobre o calendário do futebol brasileiro, além de mais de uma centena de artigos sobre o assunto. Foi Consultor do Bom Senso Futebol Clube – movimento dos jogadores de futebol brasileiro que propôs modificações no calendário de nosso futebol. Foi membro do Grupo de Trabalho da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que visava promover modificações no calendário. Além de escrever sobre o calendário do futebol brasileiro, escreve sobre outros assuntos, de natureza mais lúdica, relacionados ao futebol. Também escreve sobre política. É Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas.

1 thought on “É preciso mudar o Calendário do Futebol. Por Luis Filipe Chateaubriand

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter