O país da tragédia sempre anunciada. Nunca se mexem
Brasil, o país da tragédia anunciada
Em 1970 começou o descalabro, mineração profunda no subsolo de uma cidade. À época não caiu a ficha de nenhum “especialista” de que isso redundaria em desastre mesmo com exemplos do que aconteceu na Inglaterra e nos Estados Unidos. Eram tempos da ditadura militar, valia tudo e ai de quem criticasse. A Salgema, depois Brasken, começou a perfurar o que chegou ao total de 35 minas em Maceió para a obtenção de sal-gema, matéria-prima para a fabricação de soda cáustica e PVC.
Em 2010 veio o primeiro alerta do desastre iminente, o afundamento das áreas perfuradas e nada foi feito. Pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas divulgarm um estudo que mostrava o risco que a região corria: “Um estudo publicado na revista científica Geophysical Journal International mostrou que a exploração do sal-gema pela Braskem estava provocando aumento do nível do lençol freático na região. Esse aumento de pressão poderia causar o afundamento do solo.”. Nada foi feito.
Em 2011, outro aviso e nada foi feito.
Em 2019, o Serviço Geológico do Brasil garantiu que a principal causa para as rachaduras do solo nos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro é a mineração da Braskem na área para extração de sal-gema.
A partir daí, como passou a ser impossível negar a responsabilidade, a Brasken parou com a mineração. Começou a remoção dos moradores. Estima-se que, no total, mais de 60 mil pessoas tenham de ser retiradas dos locais que estão afundando.
Nenhum governo nos três níveis preocupou-se em construir novas moradias – e decentes – para realocar os removidos. Fizeram cara de paisagem como se, devido à sua falta de atitude, não fossem corresponsáveis pela tragédia mais que anunciada.
O atual senador Renan Calheiros propõe a instalação da CPI da Brasken, mas quando governador, de 2015 a 2022, não tomou nenhuma providência. Cara de pau, quer posar, agora, de herói. Por coincidência, seu filho, Idem Filho, é ministro dos Transportes.
O que se vê hoje é o retrato do Brasil de sempre. Surgem os arautos dos desastres consumados que poderiam ter sido evitados se o comportamento das autoridades fosse o básico, o óbvio, o único que funciona, prevenir em vez de remediar. O pior é que, no país, não se previne e remedeia-se muito mal.
Não morreu ninguém devido aos afundamentos, mas é provável que morra em razão de depressão pelo fato ter sido obrigado a abandonar a casa que construiu com sacrifício e na qual está as memórias de sua vida.
Centenas de pequenas empresas foram fechadas, qual a solução oferecida a seus donos? A produção de sururu, um mexilhão natural da Lagoa Mundaú, foi afetada, acabou e, no entorno havia dezenas de pequenos restaurantes que se mantinham fazendo o famoso “caldo de sururu”. O que foi proposto para seus donos?
Alguém no Poder dá importância para isso, o sentimento e os meios de sobrevivência das pessoas?
E ainda todos são obrigados a ouvir os hipócritas discursos de providências tomadas emitidos pela Brasken. A maior preocupação das empresas em qualquer área é o caixa. O atual discurso do ESG – Environmental Social and Governance – só as preocupa quanto sentem queda no faturamento, não é ação sincera.
Não é que ele está com a razão?
O presidente da França, Emmanuel Macron, declarou na COP-28 ser contra o acordo da União Europeia com o Mercosul: “Sou contra o acordo Mercosul-UE, porque acho que é um acordo completamente contraditório com o que ele [Lula] está fazendo no Brasil e com o que nós estamos fazendo, porque é um acordo que foi negociado há 20 anos, e que tentamos remendar”.
Tradução: o boquirrouco Lula é um hipócrita. Senta a pua nos países que consomem muito petróleo, mas admite filiar o Brasil à Opep+. Acha que vai enganar, diz que é para convencer os países a diminuir a produção. Ao mesmo tempo, quer explorar petróleo na Foz do Amazonas. Acha que as pessoas são idiotas… Aliás, é o que não falta…
Outra prova de sua hipocrisia é o silêncio em relação ao que pretende fazer seu amigo ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, anexar uma parte do território da Guiana. A Corte Internacional de Haia manifestou-se contra, mas Lula manteve silêncio, diferentemente do que fez quando Israel foi – justamente – instado pelo Conselho de Segurança da ONU a cessar os ataques à Faixa de Gaza, não respeitou a recomendação e foi duramente criticado pelo vai da valsa. Neste caso, limitou-se a dizer que a América do Sul não precisa da conflitos. E há um interno, envolvendo Piauí e Ceará, até agora nenhuma rouca manifestação.
O que Lula fala não deve ser levado a sério, não desceu do palanque desde os tempos em que foi importante líder sindical à época da ditadura militar.
Juscelino, o K, mudou a capital para Brasília
Juscelino, o F, ministro de Lula, está mudando o capital para fora. Em meia hora, fato inédito no Ministério das Comunicações, concedeu 22 autorizações para crescimento da rede do grupo do amigão do senador Weverton Rocha – Willer Tomaz, dono da TV Difusora, Rádio Curimã, Rádio Caxias e Aurora FM, todas no Maranhão –, que, por sua vez, é amigão do ministro. Tomaz quer ampliar a cobertura de sua rede para 12 estados.
Lula a tudo assiste, impávido.
Aqui eles seguem em frente
Alguns dando as cartas na Câmara e em ministérios…
Mas, lá nos EUA, George Santos, filho de brasileiros, deputado bozista, corrupto – pleonasmo? – foi cassado e expulso da Câmara. Ele deve estar orgulhoso, é o primeiro parlamentar republicano a perder o mandato sem antes ter sido condenado na Justiça. Cento e cinco colegas de partido votaram pela expulsão. Houve mais votos de companheiros pela permanência, 112. Mas os democratas completaram o serviço.
A destacar que Trump tem muito mais ações contra ele que o cassado.
Não, não, enganou-se
Aquela senhora dada a expressar-se por meio de palavrórios vindos do Além. Micheque Bozonaro, disse que Flávio Dino não pode ir para o STF, “Ele é comunista”. Não, não é, no seu bando o termo adequado é “cumunista”, viste?
(CACALO KFOURI)
***************
Copiadas do Estadãozinho
Coluna do Estadão
NA LEI.
Em outra frente, o Senado discute regulamentar os chamados vapes, projeto de Soraya Thronicke (Podemos). O texto proíbe produtos com sabores que remetam a doces e embalagens com apelo (infanto-juvenil)(X).
(X) O informador mal-informado, infantojuvenil desde 2009.
OPÇÃO. (…). O presidente Lula só vai definir o sucessor de Flávio Dino na pasta quando retornar da COP-28(???).
EMPENHO. A Câmara Americana de Comércio (Amcham Brasil) apresenta na, (COP 28)(???), iniciativas do empresariado reunidas no Movimento Brasil Pelo Meio Ambiente.
(???) E aí, cara-pálida, co, adorno ou sem?
Opções de bares para o(X) happy hour
(X) Única opção gramatical para happy hour, a happy hour. Hora é muié, cara-pálida. Errado no texto também.
Kassio vota para anular punição por socorro a maçonaria com verba de tribunal
O ministro Kassio Nunes Marques votou para que o STF anule a aposentadoria compulsória de três desembargadores do(???) Mato Grosso (José Ferreira Leite, Irênio Lima Fernandese Marcelo Souza de Barros).
O acórdão do CNJ indica que os desembargadores foram afastados por“patente atentado à moralidade administrativa” quando da montagem de “esquema de direcionamento de verbas públicas à loja maçônica Grande Oriente do Estado de(???) Mato Grosso em dificuldades financeiras’.
(???) Que escriba atento, hein? De, cara-pálida.
Vai que algum é aposentado por fazer a mesma coisa com uma “loja” no verdadeiro sentido da palavra “evangélica”, né?
FALECIMENTOS
O necrórter estava inspirado, quatro remortes.
***************
Viva o Info!
Em minha breve existência vi muita incompetência, mas nada que chegue perto à da turma do Info. Nem o atual “Blog do Ancelmo” é pior. Mostra o “respeito” que as TVs por assinatura têm pelos clientes, reclama-se e a resposta é “a empresa é terceirizada” como se quem contrata uma não tivesse responsabilidade pelo serviço entregue.
O elenco real do filme é: Kate Winslet, Mia Wasikowska, Susan Sarandon, Sam Neill, Rainn Wilson, Bex Taylor-Klaus, Lindsay Duncan e Anson Boon
***************
Copiadas do Blog do Ancelmo
legenda
jefe: Ancelmo Gois
miss Caixa/mistake: Ana Cláudia Guimarães (editora)
mistake 2/miss Caixa 2/miss Crase 2: Fernanda Pontes
errador/mister Crase/mister Caixa: Nelson Lima Neto
Por que continuar lendo o blog se tem tanto erro e dá tanto trabalho? É que, apesar da decadência do texto, continua sendo uma boa fonte de informações. E, afinal, qual seria o sentido de fazer o “Mirando” sem mirar? Pra mode de agilizar a publicação das barbaridades e gastar menos tempo, foram criados grupos por cara-pálida. Neles estarão somente as frases com os erros. É evidente que muitos dos erros que aparecem nos títulos, mas não nos textos, são cometidos por quem publica as notas. De qualquer forma, a responsabilidade é dos autores, devem fiscalizar o produto final, no Jornalismo não deve e não pode valer o triste “caiu na rede, é peixe”. Sem esquecer de que mistake/miss Caixa é a editora.
Como parece que é norma, determinação, no blog escrever errado os nomes de livros, filmes, peças teatrais, novelas, programas de TV e eventos, baixando-lhes as caixas, os erros não serão mais apontados, é chover no molhado. Apareceu um nome? Tá errado!
Cantinho del jefe
1 – Cantor Ferrugem terá de pagar R$20 mil a ex-deputado do PSB
Artista teria(???) divulgado um vídeo ofensivo ao político em uma rede social
(???) Que Justiça horrorosa, hein, jefe? Condenou o cara com base em uma suposição. Oh, céus… Tome tento, jefe, ele divulgou, caramba. Errado no texto também.
2 – Criança foi espancada e torturada pela mãe (X) a madrasta por dias na própria casa
(X) E a, jefe.
3 – O conjunto de obras de Marco Lucchesi, presidente da Biblioteca Nacional, será tema de um colóquio Internacional(???) em Roma,
(???) Por que, jefe, por quê???
4 – E, como bom fã do Rei, fez questão de ficar até o final da gravação, assistindo (X) tudo dos bastidores
(X) Ele trabalhou de contrarregra, jefe? Ajudou? Assisitindo a tudo, caramba.
Cantinho do errador/Mister Crase e Caixa
1 – Mensagem de fim de ano da Globo une as estrelas de ‘Terra de Paixão(?)‘
Tony Ramos, Lilia Cabral, Glória Pires e Cauã Reymond mostram que a sinergia entre eles vai além das cenas de “Terra e paixão(?)“.
(?) Mister Caixa, decida-se. Se optar pelo que está no título, acertará.
2 – Tia Surica, presidente de Honra(???) da escola de samba, também marca presença no programa
(???) Por que em alta, mister Caixa? Errado no texto também.
Neste ano águia(XXX) comemora seu centenário e é a maior ganhadora do carnaval carioca,
(XXX) Neste ano, a Águia, errador/mister Caixa. É o apelido da escola.
3 – O deputado federal Mendonça Filho, que será o relator na Câmara do projeto de lei que altera o Novo Ensino Médio, andou alardeando pelos corredores da Câmara essa(XXX)(ESTA) semana que conversou com os representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
(XXX) A em curso, errador.
4 – Nesta(XXX)(NESSA) quinta-feira, a 7ª Turma Cível do TJ do DF negou,
(XXX) “Hoje” é sexta, errador.
Olha só como você não liga lé com cré. Em nota anterior publicada no mesmo dia usa “nesta sexta-feira: “Eles participaram juntos da gravação da mensagem de final de ano da TV Globo, que estreia nesta sexta-feira, no primeiro intervalo na novela das 21h.”. Então, como pode ser “nesta quinta-feira”?
Acorda pra cuspir, meu!
5 – Trabalho vai promover encontros plurais, diversos(!) e acolhedores com nomes diversos(!)
(!) Quanta diversidade, errador! Troca por variados?
6 – Conheça Uiliana Lima, um dos novos rotos(???) que estarão no remake de ‘Renascer’
(???) Vai ter esfarrapados também, errdor? Mais tarde, foi corrigido. A turma tem um azar danado, sou insone…
7 – Brasil registrou uma tentativa de golpe a cada três segundo(!!!) em setembro, mostra levantamento
(!!!) Os terceiros escaparam, errador? Este não foi corrigido, devem ter achado que é assim mesmo…
8 – O Ministério Público estadual(?) tenta, na Justiça do Rio de Janeiro,
(?) Por que Federal e estadual, mister Caixa?
A 4ª Promotoria do Meio Ambiente acusa a Prefeitura do Rio tem(???) não ter realizado estudos básicos sobre a viabilidade ambiental do empreendimento,
(???) Cuma??? Troca por “de”, errador?
9 – Chef Katia Barbosa denuncia caos no abastecimento de água no Rio: ‘Pedi um caminhão(X)pipa’
(X) Com hífen, errador, senão a água vaza. Errado no texto também.
Restaurantes Aconchego Carioca e Sofia, na Praça da Bandeira, terão de funcionar a(!) base de carro(X)pipa neste domingo
(!) À base, mister Crase.
(X) Com hífen. Errado no texto também.
10 – Produzido por Leonardo Dicaprio(X), o filme é dirigido pelo indígena Edvan Guajarara
(X) Errado pelo errador: DiCaprio, cara-pálida.
Cantinho da mistake/miss Caixa
1 – AfroReggae marcou o fechamento do ‘Novembro Negro’, nesta(XXX)(NESSA) quinta-feira, em Vigário Geral, com uma celebração especial reconhecendo figuras significativas para a cultura afro-brasileira.
(XXX) “Hoje” é sexta, mistake.
Paulão Roberto Costa, (Produtor Executivo)(???) da AfroReggae Audiovisual
(???) Por que em alta, miss Caixa?
Cantinho da mistake 2
1 – A capa é essa(XXX)(ESTA) aí da foto.
(XXX) Perdeu-se mesmo, hein, mistake 2?
2 – O sambista é também o autor do samba-enredo de 1993 que a (azul e branca)(XXX) vai reeditar no próximo Carnaval(*):
(XXX) Miss Caixa 2, Azul e Branca, assim como Verde e Rosa, Rubro-Negro, Cruz-Maltino, viste?
(*) Seus colegas escrevem em baixa, vai dar rolo.
3 – Trata-se da única gravação que os dois fizeram juntos para “Bananeira”, clássico do repertório do compositor acreano(XXX)
(XXX) Acriano, mistake 2, ele não era ácido.
Cara-pálida anônimo
1 – Duas Linhas e Meia (01(XXX)-11(!!!)-2023)
(!!!) Barrabás, nem a data acertam! Já é dezembro, 12. O erro foi corrigido.
(XXX) Não se usa 01, é 1º, básico dos básicos, anônima criatura. Ficou errado.
***************
Além do Estado, sugiro que também comece a ler a Folha. Um colunista esportivo de lá está confundindo “expiar” com “espiar”…
uau!