Quarta-feira gorda. Oba! Blog Mário Marinho
O domingo é, realmente, o dia nobre do futebol no Brasil.
Nosso amado país se transforma num imenso campo de futebol.
São disputados jogos também aos sábados, mas a quarta-feira é a segunda data nobre.
E essa quarta-feira, hoje, 25, que tem jogos da 29ª rodada de um total de 38, e que só terminará amanhã, quinta, tem jogos super importantes.
Uma olhada na tabela de classificação, mostra que todo mundo que estará em campo hoje e amanhã tem algum interesse específico: seja não cair, seja a luta pelo título ou a desesperada fuga do rebaixamento.
Para ficar na luta pelos primeiro seis colocados, a situação é esta:
1 – Botafogo, com 59 pontos
2 – Red Bull Bragantino, 52
3 – Flamengo, 50
4 – Palmeiras, 47
5 – Athletico PR, 45
6 – Grêmio, 44
Reparem que, à exceção do líder disparado, o Botafogo, os outros times estão bem embolados.
O líder Botafogo, do artilheiro Taquinho, na foto ao alto, descansa nesta quarta porque o seu jogo contra o Fortaleza foi adiado. Como se sabe, o Fortaleza disputa do título da Copa Sul-Americana contra a LDU, neste fim de semana, em Montevideo
Já o vice-líder, e surpreendente Bragantino, joga em casa contra o Atlético MG, que é o 7º colocado, com 43 pontos, e está na briga para garantir vaga da Libertadores.
O sempre conturbado Flamengo, e nem por isso menos perigoso, vai a Porto Alegre enfrentar o Grêmio que também briga por vaga na Libertadores e vem de resultados ruins.
O Palmeiras, 4º colocado e que também não anda muito em paz, tem clássico com o São Paulo.
O dono da casa, o Verdão, ainda sonha, como num sonho distante, chegar a lutar contra o Botafogo pelo título do Brasileirão.
O São Paulo, 10º colocado, está focado na briga pela Libertadores ou, como consolação, vaga na Sul-Americana do ano que vem.
O quinto colocado, o Athletico PR, tem missão teoricamente mais fácil: enfrentará o lanterna do Brasileirão, o meu América. Mas, é bom lembrar que ninguém acreditava no América que engrossou com o Corinthians, na Arena Neo Química, e salvou-se no último minuto para garantir o empate.
Mas a briga continua por todos os lados.
O Corinthians, que ainda não se encontrou sob o comando de Mano Menezes, é o 15º colocado em 33 pontos. O surpreendente Cuiabá tem 37 pontos, em 11º lugar e vem em campanha de vertiginosa ascensão.
O Fluminense recebe o Goiás lutando por uma vaga, quase impossível, na Libertadores ou na Sul-Americana.
Já o Goiás está na porta de entrada da pegajosa Zona do Rebaixamento, a Z4: é o 16º colocado, com 31 pontos.
Encerrando a rodada, o Cruzeiro, empolgado com a vitória sobre o arquirrival Atlético, recebe o Bahia, que está em 13º, mas ainda não totalmente live da Z4. O time do Mineirinho de Ouro, Tostão, tem o mesmo número de pontos conquistados pelo adversário.
É quase uma luta de morte para os dois.
Amanhã, quinta-feira, 26, o Vasco, com 30 pontos, recebe o Internacional, 35 pontos. O Vasco está na Z4. O Internacional luta para não chegar lá embaixo.
Também amanhã o Santos, 30 pontos, recebe o Coritiba, 20.
É a grande chance santista de dar um pouquinho de Paz ao Pelé e até escapulir da Z4.
Como se vê, uma grande noite nesta rodada.
__________________________
Mário Marinho – É jornalista. É mineiro. Especializado em jornalismo esportivo, foi durante muitos anos Editor de Esportes do Jornal da Tarde. Entre outros locais, Marinho trabalhou também no Estadão, em revistas da Editora Abril, nas rádios e TVs Gazeta e Record, na TV Bandeirantes, na TV Cultura, além de participação em inúmeros livros e revistas do setor esportivo.
(DUAS VEZES POR SEMANA E SEMPRE QUE TIVER MAIS NOVIDADE OU COISA BOA DE COMENTAR)
____________________________________________________________________