TPI – Complemento. Por José Horta Manzano
…Lula: Mas por quê? Ele não está na lista vermelha da Interpol, que eu saiba. Assessor:Não, na lista da Interpol não está. Mas tem ordem de prisão do TPI contra ele. Lula: TPI? Que que isso? É coisa dos americanos?…
Este texto dá sequência ao post anterior.
A fala idiota de Luiz Inácio provocou um tsunami que varreu todas as chancelarias do planeta. Nosso Lula nacional continua ignorando o alcance de suas palavras. Pela sem-cerimônia com que se exprime, ele parece achar que, como nos tempos do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo, seu discurso morre na porta da fábrica. Hoje, com ele presidente, não é mais assim.
Logo depois de se exprimir, todo pimpão, diante das câmeras da tevê indiana, deve ter ouvido reprimenda de horrorizados assessores. Dá pra imaginar o diálogo.
Assessor
Não, Lula! Você não podia dizer que o Pútin não será preso se botar o pé no Brasil!
Lula
Mas por quê? Ele não está na lista vermelha da Interpol, que eu saiba.
Assessor
Não, na lista da Interpol não está. Mas tem ordem de prisão do TPI contra ele.
Lula
TPI? Que que isso? É coisa dos americanos?
Assessor
Não, Lula, não é criação americana. É um tratado internacional de cooperação judicial. O Brasil e mais 120 países assinaram faz 20 anos. Os americanos nem fazem parte. Nem a China nem a Rússia.
Lula
Como é que é? Então é engodo? Só bagrinhos assinaram? Por que que nós temos que respeitar uma ordem se os grandes não respeitam? Aí tem coisa. Semana que vem vamos dar uma estudada nesse tratado daí. Dá pra anular?
Assessor
Acho que vai ser difícil, Lula. Anular um tratado com assinatura de 120 países? Não vai ser possível.
Lula
Não, estúpido! Eu quis dizer anular a participação do Brasil! Sair do tratado.
Assessor
Possível sim, mas acho que vai pegar mal pra caramba.
Lula
Semana que vem nós damos uma olhada.
Enquanto semana que vem não chega, um Lula envelhecido e cada vez mais voluntarioso quer porque quer um avião mais confortável, com cama de casal, chuveiro e escritório particular.
Digo “um Lula envelhecido” porque foi ele próprio quem decidiu pela compra do atual Aerolula, um Airbus modelo 319. Na época, longas viagens não lhe pesavam.
Sem dúvida, há modelos maiores e mais confortáveis. Só que um exemplar de segunda mão custa entre US$ 70 mi e US$ 90 mi. Em reais, dá quase meio bilhão.
É um valor considerável pra quem precisa só de um chuveiro e uma cama de casal…
_____________________________
JOSÉ HORTA MANZANO – Escritor, analista e cronista. Mantém o blog Brasil de Longe. Analisa as coisas de nosso país em diversos ângulos, dependendo da inspiração do momento; pode tratar de política, línguas, história, música, geografia, atualidade e notícias do dia a dia. Colabora no caderno Opinião, do Correio Braziliense. Vive na Suíça, e há 45 anos mora no continente europeu. A comparação entre os fatos de lá e os daqui é uma de suas especialidades.
______________________________________________________________