Infoxicação e bullying. Por Meraldo Zisman
INFOXICAÇÃO E BULLYING COMO CAUSA DE INSEGURANÇA NAS ESCOLAS
O tema da violência nas escolas é um assunto que tem recebido muita atenção nos últimos anos, especialmente após o aumento de casos de ataques a escolas em todo o mundo. Dois exemplos recentes de violência nas escolas no Brasil foram o assassinato de uma professora por um ex-aluno e o massacre de crianças em uma escola em Santa Catarina.
Nesse contexto, é importante destacar dois fenômenos que contribuem para a insegurança nas escolas: o bullying e a infoxicação. O bullying é um fenômeno que pode ocorrer em qualquer contexto em que os seres humanos interajam, como nas escolas, na família, no local de trabalho e, mais recentemente, nas redes sociais, através do cyberbullying.
Já a infoxicação é o excesso de informações que recebemos diariamente e que não conseguimos absorver, levando à dispersão, estresse e ansiedade.
Esses dois fenômenos têm início na infância e são responsabilidades não apenas dos pais, mas também das escolas e da sociedade na totalidade. É preciso refletir sobre o uso das tecnologias e sobre como elas podem ser mal utilizadas, levando à polarização política, formação de bolhas de ódio e ressentimento generalizado.
A maioria dos ataques escolares é perpetrada por jovens do sexo masculino, evidenciando a necessidade de se buscar soluções complexas para problemas complexos. É importante que as escolas criem ambientes seguros e acolhedores, onde a violência e o bullying não sejam tolerados. Além disso, é fundamental que os jovens tenham acesso à orientação e apoio psicológico para lidar com suas frustrações pessoais, sociais, econômicas ou políticas.
Em suma, é preciso que a sociedade na totalidade esteja atenta e comprometida com a prevenção da violência nas escolas, por meio da promoção de um ambiente saudável e da valorização do diálogo e da empatia. Concluirá dizendo que o problema da segurança dos/nossos educandários, é um problema mundial. Fecho este artigo introdutório e caso tenha espaço, publicarei outros, começando pelos de hoje, nos educandários de qualquer das classes sociais no nosso país.
Fatos complexos, “mesmo” na era da inteligência artificial (IA), e dos futuros computadores quânticos necessitam de consciência, ética e moral e não exclusivamente dos tais algoritmos e de robôs.
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Meraldo Zisman – Médico, psicoterapeuta. É um dos primeiros neonatologistas brasileiros. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha). Vive no Recife (PE). Imortal, pela Academia Recifense de Letras, da Cadeira de número 20, cujo patrono é o escritor Alvaro Ferraz.
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