
“Turistas se aglomeram na volta da festa de rua no Rio de Janeiro” “No tempo de Bolsonaro no poder, muitos eram contra o carnaval”
Carnaval visto da Escandinávia. Por José Horta Manzano

“No tempo de Bolsonaro no poder, muitos eram contra o carnaval”
O jornal sueco Dagens Nyheter é o maior e mais importante diário não só da Suécia mas de toda a Escandinávia. Estes dias, seu correspondente permanente no Brasil, baseado no Rio de Janeiro, escreveu um artigo (acompanhado de um vídeo) sobre o carnaval.
A primeira frase da reportagem dá o tom:
“Pela primeira vez desde que a pandemia estourou, o carnaval de rua está de volta ao Rio de Janeiro. Centenas de milhares de pessoas são esperadas para comemorar dançando nas ruas neste fim de semana. Como Bolsonaro não é mais presidente do Brasil, mais turistas vieram.”
O resto segue na mesma linha.
Mas que diabos tem Bolsonaro a ver com o carnaval? Na visão de muita gente, o capitão é desmancha-prazeres de marca maior. Sem a presença dele, a festa é mais alegre.
__________________________________________________________
JOSÉ HORTA MANZANO – Escritor, analista e cronista. Mantém o blog Brasil de Longe. Analisa as coisas de nosso país em diversos ângulos, dependendo da inspiração do momento; pode tratar de política, línguas, história, música, geografia, atualidade e notícias do dia a dia. Colabora no caderno Opinião, do Correio Braziliense. Vive na Suíça, e há 45 anos mora no continente europeu. A comparação entre os fatos de lá e os daqui é uma de suas especialidades.
______________________________________________________________