Nova direção no CIEE. Por Arnaldo Niskier
… Depois de 15 anos no comando do Centro de Integração Empresa-Escola do Rio de Janeiro, CIEE/RJ, é natural que haja um processo de rejuvenescimento. A titular passou a ser a psicóloga Andréia Niskier Ghelman…
Depois de 15 anos no comando do Centro de Integração Empresa-Escola do Rio de Janeiro, CIEE/RJ, é natural que haja um processo de rejuvenescimento. A titular passou a ser a psicóloga Andréia Niskier Ghelman, filha do até então diretor, com muitos serviços prestados à entidade, sobretudo na preparação de estagiários e aprendizes.
No seu discurso de posse, a nova presidente recordou que o CIEE existe há mais de 50 anos no Brasil, ressaltando o papel da entidade sobretudo na oferta do chamado primeiro emprego para mais de 3.500 empresas cadastradas no seu banco de dados.
No ano que passou, o CIEE atendeu a mais de 171 mil usuários entre estagiários, aprendizes e nos seus vários programas sociais. “Tive sempre a preocupação de ajudar os jovens, contribuindo para que algo na vida deles mudasse para melhor” – disse a Dra. Andréia N. Ghelman.
Sob aplausos, ela afirmou que é bastante significativo o fato de ser a primeira mulher, no país, a exercer a presidência de um CIEE: “Certamente, temos muito a contribuir. O CIEE é majoritariamente de mulheres. Não basta apenas sermos incluídas, mas é preciso também ocupar cargos de decisão. Não há futuro e inovação sem as mulheres.”
Ela prometeu abraçar o compromisso com a sustentabilidade e pensar em novos programas educativos com outros formatos que alcancem os jovens do terceiro milênio, como Podcast, Videocast, entre outros.
De espírito moderno e aberto à inovações, a nova presidente do CIEE/RJ falou da necessidade de adaptação a uma realidade híbrida, como podemos encontrar nas nossas universidades, nas quais existe a saudável mistura de trabalho remoto e presencial. Na sua opinião, esse fato pedagógico veio indiscutivelmente para ficar.
Prestigiada pelo comparecimento de dirigentes de outros Estados, especialmente São Paulo, a cerimônia demonstrou uma bonita e encorajadora unidade de propósitos. O CIEE é a maior ONG brasileira e o seu crescimento é previsto de forma segura, como ficou demonstrado em todos os discursos.
_______________________________
Arnaldo Niskier – Imortal. Sétimo ocupante da Cadeira nº 18 da Academia Brasileira de Letras. Professor, escritor, filósofo, historiador e pedagogo. Foi presidente da Academia Brasileira de Letras e secretário estadual de Ciência e Tecnologia e de Educação e Cultura do Rio de Janeiro.