Os comandantes. Blog Mário Marinho
O Campeonato Paulista começa na semana que vem.
Dos quatro times que sempre lideram a tabela, a situação mais tranquila é a do Palmeiras. Não à toa, o grande favorito para disputar mais uma vez o título.
Nos números, quem tem mais títulos é o Corinthians, com 30.
Em segundo, vem o Palmeiras com 24. Em terceiro, São Paulo, com 22. O Santos também tem 22.
Com a espetacular soma de título alcançados nos últimos anos e um elenco forte, o técnico Abel Ferreira já havia avisado, desde o final do ano passado, que não contrataria apenas por contratar.
Assim, o elenco permanece praticamente o mesmo do ano passado. Para o lugar de Scarpa que foi para o futebol europeu, o técnico tem a jovem revelação, Hendrix, que foi negociado com o Real Madrid, mas fica até o mês de julho quando completa 18 anos. Outros jogadores para o ataque são Rafael Veiga e Bruno Tabata.
Da equipe de base que foi campeã da Copinha São Paulo no ano passado, subiu o atacante Jhon Jhon e mais outros seis jovens são colocados à disposição do vitorioso técnico Abel Ferreira.
Novidade mesmo, por enquanto, é o atacante argentino José Manuel.
O São Paulo manteve o técnico Rogerio Ceni, maior ídolo do Clube, mas que até agora ainda não conseguiu emplacar e aplacar a torcida.
A diretoria já anunciou reforços para este ano.
Uma das maiores reclamações de Ceni era a falta de um ponta veloz. Pois, a diretoria lhe deu não apenas um, mas, dois: Pedrinho e Marcos Paulo, que estavam no futebol europeu e já estão treinando no Clube.
No meio-campo, a aposta do técnico é em Wellington Rato e no equatoriano Jheqson Méndez, um volante.
O setor defensivo ganha também o reforço de Alan Franco.
O Santos tem técnico novo.
Trata-se do catarinense Odair Hellmann contratado no final da temporada passada.
Com 45 anos de idade, Hellmann já passou pela Seleção Brasileira medalha de ouro nas Olimpíadas de 2016, no Rio, quando era auxiliar técnico.
Hellmann já passou também pelas equipes profissionais do Internacional e do Fluminense.
Por enquanto, as novidades são o lateral direito João Lucas e o atacante Mendoza. Há também a promessa da contratação do atacante Dodi, que se encontra no Kashiwa Reysol.
O Corinthians começa a temporada com uma novidade, no mínimo, ousada: a efetivação do auxiliar técnico Lazaro Fernandes, de 41 anos (foto).
Essa será a primeira experiência efetiva de Lázaro que trabalha no Timão há cerca de 20 anos.
Aliás, ele praticamente nasceu lá dentro: é filho do lateral Zé Maria, um dos ídolos da torcida corintiana.
Lázaro já trabalhou com praticamente todos os técnicos que passaram pelo timão nos últimos anos: de Vanderlei Luxemburgo a Tite.
Os mestres são bons.
O corinthiano torce para que o aluno também seja.
__________________________________
Mário Marinho – É jornalista. É mineiro. Especializado em jornalismo esportivo, foi durante muitos anos Editor de Esportes do Jornal da Tarde. Entre outros locais, Marinho trabalhou também no Estadão, em revistas da Editora Abril, nas rádios e TVs Gazeta e Record, na TV Bandeirantes, na TV Cultura, além de participação em inúmeros livros e revistas do setor esportivo.
(DUAS VEZES POR SEMANA E SEMPRE QUE TIVER MAIS NOVIDADE OU COISA BOA DE COMENTAR)
____________________________________________________________________________