Chocolate à Portuguesa. Blog Mário Marinho
ESPECIAL COPA CATAR 2022
_________________________________________________
A Seleção de Portugal, em processo de renovação, não tomou conhecimento da Suíça e seu histórico ferrolho defensivo e aplicou tremendo chocolate nos também históricos fabricantes de relógios: 6 a 1.
E do lado de fora, aplaudindo assim protocolarmente, o maior jogador português da atualidade, Cristiano Ronaldo.
Na semana passada, ao ser substituído pelo técnico Fernando Santos, foi possível entender claramente a reclamação do craque: “Que pressa do c**** em me tirar de campo”. Disse ele com cara de poucos amigos.
Como suave vingança, o técnico Fernando Santos deixou Cristiano Ronaldo no banco, no jogo em que Portugal aplica histórica goleada: 6 a 1.
Depois do jogo, o técnico elegantemente disse que isso eram águas passadas. Cristiano, que jogou perto de 16 minutos, não deu declarações.
Longe das discussões e ligado no jogo, o substituto de Ronaldo, Gonçalo Ramos, abriu o placar aos 17 minutos.
E os gols vieram em amarga cascata que não era de chocolate: o brasileiro Pepe (de Maceió, Alagoas) fez 2 a 0 aos 33; Gonçalo Ramos marcou o terceiro aos 6 do 2º tempo; Rafael Guerreiro, aos 10, fez 4 a 0; Akanji, aos 13, marcou o gol da Suíça, Gonçalo Ramos fez 5 a 0, aos 22; Rafael Leão encerrou o chocolate quente aos 47 minutos.
A Suíça, que contra o Brasil se fechou bravamente (perdeu por 1 a 0), jogou com menos preocupações defensivas contra Portugal.
Certamente não esperavam um adversário tão aguerrido como foi Portugal, nem tão pouco criativo e envolvente.
Acabou que a goleada, 6 a 1, ficou de bom tamanho.
Para provar que o problema Cristiano está resolvido, o técnico Fernando Santos mandou a campo o CR7 quando faltavam 16 minutos para o tempo normal de jogo terminar.
Ele tentou suas jogadas características de velocidade e, numa delas, chegou a marcar um gol que foi anulado por impedimento.
Quando Cristiano Ronaldo entrou em campo, Pepe, que ostentava a faixa de capitão, passou-a respeitosamente para o RC7 que, historicamente, é o capitão da Seleção.
Agora, Portugal terá pela frente, na quarta de final, a Seleção de Marrocos que eliminou a forte Seleção da Espanha nos pênaltis.
O jogo normal e a prorrogação ficaram no 0 a 0.
Com isso, a decisão foi para os pênaltis e brilhou a estrela do goleiro Boubou que fez duas defesas espetaculares. E a Espanha ainda perdeu uma cobrança.
Vale a pena lembrar que há três semanas, quando chegou ao Catar, o técnico da Espanha, o ex-jogador Luiz Henrique, disse que na Copa havia apenas uma seleção que jogava o verdadeiro futebol: a Espanha dele mesmo.
Quem fala muito…
Veja os melhores momentos da classificação de Marrocos:
https://youtu.be/LK4f1w74TK4
Veja o chocolate de Portugal em cima da Suíça:
https://youtu.be/FiaHZxPq02w
A Seleção Brasileira teve folga nesta terça-feira e volta a campo na sexta-feira em jogo pelas quartas de final.
Confira a tabela: - Croácia x Brasil - sexta, 9 de dezembro, às 12h - Holanda x Argentina - sexta, 9 de dezembro, às 16h - Marrocos x Portugal - sábado, 10 de dezembro, às 12h - Inglaterra x França - sábado, 10 de dezembro, às 16h
___________
Mário Marinho – É jornalista. É mineiro. Especializado em jornalismo esportivo, foi durante muitos anos Editor de Esportes do Jornal da Tarde. Entre outros locais, Marinho trabalhou também no Estadão, em revistas da Editora Abril, nas rádios e TVs Gazeta e Record, na TV Bandeirantes, na TV Cultura, além de participação em inúmeros livros e revistas do setor esportivo.
(DUAS VEZES POR SEMANA E SEMPRE QUE TIVER MAIS NOVIDADE OU COISA BOA DE COMENTAR)
____________________________________________________________________________