A hora da gordurinha. Blog do Mário Marinho
– É preciso vencer os primeiros jogos para acumular gordura. Essa gordurinha é muito importante lá na frente.
Lembro a frase do Muricy porque ontem o Palmeiras perdeu grande chance de acumular gordura neste início de Brasileirão.
Muricy Ramalho foi um técnico vencedor.
No São Paulo, foi campeão brasileiro em 2006, 2007 e 2008.
Foi campeão brasileiro também pelo carioca Fluminense, em 20010.
Ganhou título também no Santos, no Náutico, no Internacional-RS, no São Caetano e muitos outros, além de títulos individuais.
Quando perguntavam a ele a receita do sucesso, Muricy abria a mão direita e batia com força no antebraço esquerdo, exclamando:
– Aqui é trabalho! É trabalho…
Outro ensinamento de Muricy era o começo das competições. Principalmente competições longas como o Campeonato Brasileiro.
– É preciso vencer os primeiros jogos para acumular gordura. Essa gordurinha é muito importante lá na frente.
Lembro a frase do Muricy porque ontem o Palmeiras perdeu grande chance de acumular gordura neste início de Brasileirão.
Para o Fluminense, o empate, 1 a 1, foi um excelente resultado.
Para o Palmeiras, não.
Afinal, tem um time muito superior ao do Fluminense e jogava em casa.
O Flu e seu técnico Fernando Diniz sabiam disso e trataram de colocar o time na defesa. E conseguiram segurar o adversário nos primeiros 45 minutos.
No segundo tempo, aos 26 minutos, Dudu, que havia perdido um gol incrível – bela defesa do goleiro Fábio (foto ao alto) -. fez 1 a 0. Mas, aos 37, o Flu, numa jogada típica do Verdão – contra ataque – empatou.
Foi um jogo bom de se assistir, pela entrega dos jogadores de ambos os lados.
É só começo de campeonato, nada para se alarmar, mas, a vitória (mais as derrotas do Flamengo e do Atlético) jogaria o Palmeiras para a parte de cima da tabela. Empataria com o meu América (que no sábado massacrou o Galo, 2 a 1) e estaria acumulando a tal gordurinha dita pelo Muricy Ramalho.
A liderança do Brasileirão neste momento é o Corinthians que ontem venceu o desfalcado Bragantino, em Bragança, por 1 a 0 com um gol de carrinho (e de fora da área!) do ótimo Renato Augusto.
O Corinthians ainda não conseguiu jogar bem.
Seu técnico, Vitor Pereira, muito elogiado por outro português, o Jorge Jesus, ainda está à procura da escalação e da forma de jogar ideais.
Ontem, depois da vitória, Vitor Pereira desabafou:
– Sei que não jogamos bem, mas vencemos. O problema é a falta de tempo para treinar e descansar. Eu sabia, ao assinar o contrato, que seria uma tarefa difícil, com muitos jogos seguidos, sem muito tempo para recuperação e treinos. Eu sabia, mas, sentir isso na prática é muito diferente.
VP diz que seu desgaste não é só físico.
– É também mental. Eu vivo o jogo com muita intensidade, com muita adrenalina circulando. Acaba o jogo, estou exausto. Precisaria de uns dois dias para descansar, mas sei que não tenho esse tempo.
É, não tem mesmo.
Depois de amanhã, quarta-feira, o Timão pega a Portuguesa carioca e precisa vencer para avançar na Copa do Brasil (o primeiro jogo terminou em 1 a 1). No sábado, pelo Brasileirão, pega o Internacional lá em Porto Alegre. Na semana que vem, joga contra o Boca lá na temida Bombonera. Como venceu na Neo Química, uma vitória simples classifica o Timão para a fase de mata-mata.
A rodada foi ótima também para o Santos que venceu o Cuiabá por 4 a 1, na Vila Belmiro, vitória que o colocou na vice-liderança na classificação do Brasileirão, com 12 pontos, 2 a menos que o líder Corinthians.
Veja os gols do domingo:
_____________________________________________________________
Mário Marinho – É jornalista. É mineiro. Especializado em jornalismo esportivo, foi durante muitos anos Editor de Esportes do Jornal da Tarde. Entre outros locais, Marinho trabalhou também no Estadão, em revistas da Editora Abril, nas rádios e TVs Gazeta e Record, na TV Bandeirantes, na TV Cultura, além de participação em inúmeros livros e revistas do setor esportivo.
(DUAS VEZES POR SEMANA E SEMPRE QUE TIVER MAIS NOVIDADE OU COISA BOA DE COMENTAR) ____________________________________________________________________