Tiro com caneta vermelha e a imprensa na alça de mira
Como pode ser facilmente constatado, boa parte dos erros poderia ser evitada cortando palavras desnecessárias. Quem tiver paciência e disponibilidade, se fizer uma visita aos “tiros” anteriores, verá um monte de erros apontados várias vezes e que, pelo jeito, continuarão a ser cometidos. Sabe-se que o ensino no país, que nunca foi lá essas coisas, vem caindo de qualidade – está “descente”, para usar termo que consta no Blog do Planalto em vez de decente… – ano após ano. O último ministro da Educação competente de que me lembro foi Cristovam Buarque, saído por não aceitar conchavos. Favorecem a entrada de semianalfabetos nas universidades e nada fazem em relação ao ensino básico, o resultado é o que lemos nos impressos e vemos e ouvimos nas TVs e rádios. E vai piorar…
No Estadão, Guarujá continua a ser “o” Guarujá… E tem coisas que me fogem à compreensão, escrevem meia-noite sem hífen e projeto piloto com…
Há três assuntos que, ano após ano, são tratados pela imprensa: não faltará peixe na Semana Santa, não faltará flor em Finados e um filme brasileiro tem grande chance de ser escolhido para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Sempre dá tudo errado…
***************
Na Folha
Empresas de SP criam (“)‘corredor de câmeras’(”)(*) para conter roubo de carga
A ‘câmera inteligente’(*) poderá detectar
(*) Aspas simples só dentro das duplas ou no caso citado na definição abaixo.
Aspas no Aurélio
Aspas simples. Sinal de pontuação (‘ ou ‘) com que se inicia e termina a tradução de uma palavra ou expressão estrangeira, uma citação dentro de outra citação,(*) etc.
Aspas no Houaiss