Mais um player em Hollywood. Por Wladimir Weltman
De 1990, quando vim morar nos EUA, até 2005, quando voltei ao Brasil, trabalhei como correspondente em Hollywood cobrindo lançamento de filmes, visita a sets, premières, Oscars e 8 festivais de Cannes. Ao longo desse tempo vivi em meio a duas realidades paralelas: na maior parte do tempo eu era apenas um profissional de comunicação tentando superar as dificuldades cotidianas de um imigrante nos EUA. Na outra “realidade”, eu convivia com celebridades em hotéis 5 estrelas, viagens as principais capitais americanas e europeias, eventos exclusivos e luxos inenarráveis. Como Cinderela, ao fim de doze badaladas, eu sempre voltava ao chão e aos percalços de minha condição social. A Hollywood de sonhos era uma miragem momentânea, aparentemente a distância de um toque de mão, mas eternamente inacessível.
Hoje, 31 anos depois, e com o conhecimento que a vida nos dá, vejo a “Meca do Cinema” com outros olhos. Sei que a riqueza existe para bem poucos na indústria cinematográfica americana e que o glamour é efêmero – dura apenas o tempo de cada evento. Mesmo para os artistas, os holofotes e os flashes do paparazzi existem apenas enquanto eles fazem sucesso na telona e/ou na telinha. E, como num sonho, tudo isso rapidamente se esfumaça…
Seja como for, agora que estou de volta a Los Angeles, depois de 12 anos de Brasil e de intensa atuação na linha de frente do televisão brasileira, novamente visto minha camisa de jornalista de cinema e TV. Curiosamente neste retorno a “Lalaland” as portas de Hollywood finalmente se abriram para mim de uma forma totalmente nova e realista. Ainda não me tornei um dos “players” do showbizz americano, mas hoje contribuo, de maneira modesta, para a história do cinema americano e mundial.
Em junho deste ano tornei-me membro da Critics Choice Association (CCA), a maior organização de críticos dos Estados Unidos e Canadá. É ela quem concede anualmente os Critics Choice Awards, uma das 4 premiações mais importantes do mundo audiovisual americano (as outras são o Oscars, os Golden Globes e o Screen Actors Guild Awards).
Isso foi possível porque, com a epidemia de correção política que assola Hollywood nos tempos atuais, atingido produtores e artistas poderosos com processos de abuso sexual e assédio moral; obrigando estúdios, emissoras e produtoras a reavaliar conteúdos, salários das estrelas femininas, abertura de espaço para minorias raciais e sexuais, a Critics Choice Association resolveu abrir as portas para jornalistas e críticos internacionais baseados em Los Angeles.
Joey Berlin, o diretor de operações da Critics Choice Association explicou que isso teve muito a ver com o escândalo envolvendo a Hollywood Foreign Press Association (HFPA), responsável pelos Golden Globes e que resultou no cancelamento do show de TV deles de 2022: “A HFPA optou ao longo dos anos por ser restritiva e funcionar mais como um cartel do que como uma organização de imprensa. Nós da CCA sabíamos de dezenas de repórteres e jornalistas de entretenimento estrangeiros de renome que queriam uma chance de ingressar na Critics Choice Association.” A CCA então convidou todos os que não pertenciam à HFPA a entrar.
Agora eu e vários colegas estrangeiros, com quem convivi por muitos anos na cobertura de Hollywood, podemos votar nas indicações e nas premiações do Critics Choice Awards. Dias atrás enviei meu voto de indicações nas diversas categorias da área de cinema. E fiquei feliz de ver que vários dos meus escolhidos acabaram na lista final de indicados para o 27º Annual Critics Choice Awards. E, em breve, votarei nos definitivos vencedores dessas mesmas categorias.
Entre os indicados, BELFAST de Kenneth Branagh e WEST SIDE STORY de Steven Spielberg lideraram a lista com onze indicações cada. Além de Melhor Filme, BELFAST concorre nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante para Jamie Dornan e Ciarán Hinds, Melhor Atriz Coadjuvante por Caitríona Balfe, Melhor Jovem Ator/Atriz por Jude Hill e Melhor Conjunto de Atuação, enquanto Kenneth Branagh poderia levar para casa os troféus de Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original. BELFAST também foi indicado para Melhor Fotografia, Melhor Desenho de Produção e Melhor Edição.
WEST SIDE STORY foi indicado para Melhor Direção, Ariana DeBose e Rita Moreno concorrem pelo prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante, enquanto Rachel Zegler é candidata a Melhor Jovem Ator/Atriz. WEST SIDE STORY também recebeu indicação de Melhor Conjunto de Atuação, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Desenho de Produção, Melhor Edição e Melhor Figurino.
As outras indicações foram para filmes como DUNA, THE POWER OF DOG, LICORICE PIZZA, NIGHTMARE ALLEY, KING RICHARD, DON’T LOOK UP, CODA E TICK, TICK… BOOM!
Prometo falar desses e de outros filmes que acabam de ser lançados ou estão em vias de lançamento nas próximas semanas.
E, na noite de 9 de janeiro de 2022 pretendo estar de smoking e barbeado junto com os indicados e meus colegas da CCA no salão de baile do Hotel Fairmont Century Plaza para participar das premiações. A premiação será transmitida ao vivo no Brasil pela TNT e pelo Canal 155 – Sky, no domingo, 9 de janeiro, das 7h às 22h, horário de Los Angeles. E vocês podem também seguir pelo Twitter e Instagram @CriticsChoice e no Facebook/CriticsChoiceAwards.
E estes são os indicados pelo Critics Choice Association para este ano:
Melhor Filme
Belfast
CODA
Don’t Look Up
Dune
King Richard
Licorice Pizza
Nightmare Alley
The Power of the Dog
Tick, Tick … Boom!
West Side Story
Melhor Ator
Nicolas Cage, Pig
Benedict Cumberbatch, The Power of the Dog
Peter Dinklage, Cyrano
Andrew Garfield, Tick, Tick … Boom!
Will Smith, King Richard
Denzel Washington, The Tragedy of Macbeth
Melhor Atriz
Jessica Chastain, The Eyes of Tammy Faye
Olivia Colman, The Lost Daughter
Lady Gaga, House of Gucci
Alana Haim, Licorice Pizza
Nicole Kidman, Being the Ricardos
Kristen Stewart, Spencer
Melhor Ator Coadjuvante
Jamie Dornan, Belfast
Ciarán Hinds, Belfast
Troy Kotsur, CODA
Jared Leto, House of Gucci
J.K. Simmons, Being the Ricardos
Kodi Smit-McPhee, The Power of the Dog
Melhor Atriz Coadjuvante
Caitríona Balfe, Belfast
Ariana DeBose, West Side Story
Ann Dowd, Mass
Kirsten Dunst, The Power of the Dog
Aunjanue Ellis, King Richard
Rita Moreno, West Side Story
Melhor Jovem Ator/Atriz
Jude Hill, Belfast
Cooper Hoffman, Licorice Pizza
Emilia Jones, CODA
Woody Norman, C’mon C’mon
Saniyya Sidney, King Richard
Rachel Zegler, West Side Story
Melhor Conjunto de Atuação
Belfast
Don’t Look Up
The Harder They Fall
Licorice Pizza
The Power of the Dog
West Side Story
Melhor Diretor
Paul Thomas Anderson, Licorice Pizza
Kenneth Branagh, Belfast
Jane Campion, The Power of the Dog
Guillermo del Toro, Nightmare Alley
Steven Spielberg, West Side Story
Denis Villeneuve, Dune
Melhor Roteiro Original
Paul Thomas Anderson, Licorice Pizza
Zach Baylin, King Richard
Kenneth Branagh, Belfast
Adam McKay, David Sirota, Don’t Look Up
Aaron Sorkin, Being the Ricardos
Melhor Roteiro Adaptado
Jane Campion, The Power of the Dog
Maggie Gyllenhaal, The Lost Daughter
Siân Heder, CODA
Tony Kushner, West Side Story
Jon Spaihts, Denis Villeneuve, Eric Roth, Dune
Melhor Fotografia
Bruno Delbonnel, The Tragedy of Macbeth
Greig Fraser, Dune
Janusz Kaminski, West Side Story
Dan Laustsen, Nightmare Alley
Ari Wegner, The Power of the Dog
Haris Zambarloukos, Belfast
Melhor Desenho de Produção
Jim Clay, Claire Nia Richards, Belfast
Tamara Deverell, Shane Vieau, Nightmare Alley
Adam Stockhausen, Rena DeAngelo, The French Dispatch
Adam Stockhausen, Rena DeAngelo, West Side Story
Patrice Vermette, Zsuzsanna Sipos, Dune
Melhor Edição
Sarah Broshar, Michael Kahn, West Side Story
Úna Ní Dhonghaíle, Belfast
Andy Jurgensen, Licorice Pizza
Peter Sciberras, The Power of the Dog
Joe Walker, Dune
Melhor Figurino
Jenny Beavan, Cruella
Luis Sequeira, Nightmare Alley
Paul Tazewell, West Side Story
Jacqueline West, Robert Morgan, Dune
Janty Yates, House of Gucci
Melhor Maquiagem
Cruella
Dune
The Eyes of Tammy Faye
House of Gucci
Nightmare Alley
Melhores Efeitos Especiais
Dune
The Matrix Resurrections
Nightmare Alley
No Time to Die
Shang-Chi and the Legend of the Ten Rings
Melhor Comédia
Barb & Star Go to Vista Del Mar
Don’t Look Up
Free Guy
The French Dispatch
Licorice Pizza
Melhor Animação
Encanto
Flee
Luca
The Mitchells vs. the Machines
Raya and the Last Dragon
Melhor Filme Estrangeiro
A Hero
Drive My Car
Flee
The Hand of God
The Worst Person in the World
Melhor Canção
“Be Alive,” King Richard
“Dos Oruguitas,” Encanto
“Guns Go Bang,” The Harder They Fall
“Just Look Up,” Don’t Look Up
“No Time to Die,” No Time to Die
Melhor Trilha Sonora
Nicholas Britell, Don’t Look Up
Jonny Greenwood, The Power of the Dog
Jonny Greenwood, Spencer
Nathan Johnson, Nightmare Alley
Hans Zimmer, Dune
__________________________________________________________________
WLADIMIR WELTMAN – é jornalista, roteirista de cinema e TV e diretor de TV. Cobre Hollywood, de onde informa tudo para o Chumbo Gordo
__________________________________________________________________________
Parabéns 👏👏👏!
Bom demais fazer o que gosta e ser reconhecido. Vou tentar te ver trabalhando. Embecado barbeado e pra lá de penteado.