Paulistão, para ou não? Blog do Mário Marinho
PAULISTÃO, PARA OU NÃO?
BLOG DO MÁRIO MARINHO
Na manhã de hoje, segunda-feira, 15, a Federação Paulista de Futebol, por seu presidente, Reinaldo Carneiro, esteve em reunião com o governo do Estado de São Paulo, representado por sua secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen; o secretário de Esportes, Aldo Rodrigues Ferreira; e o secretário de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi, no Palácio dos Bandeirantes.
O assunto, claro, o futebol paulista nessa fase Emergencial do combate ao Covid-19 por parte do Governo.
O Presidente da FPF apresentou argumentos para mostrar que o futebol paulista está cercado de protocolos rigorosos que reduz ao máximo possível o perigo de contágio e jogadores e demais atores envolvidos da disputa de jogos de futebol.
Como a questão é bastante complexa e exige por parte de todos o maior empenho em diminuir riscos nessa trágica pandemia, uma nova reunião foi marcada para amanhã, 16, desta vez com o Ministério Público, órgão que oficiou ao Governo do Estado pedido para a interrupção do futebol paulista.
Na verdade, os dois lados da mesa têm o mesmo interesse.
Que é o interesse de todos nós: preservar vidas.
A Federação, por seu lado, quer provar que o futebol e seus atores estão plenamente protegidos.
Na formatação atual, o futebol não produz aglomeração que é o mal maior para favorecer o contágio.
Por outro lado, o governo – e aqui incluído também o Ministério Público – tem que dar resposta satisfatória à sociedade. Não apenas quanto ao combate da insidiosa pandemia, mas, também quanto ao sacrifício que diversos setores estão sendo submetidos.
Seja o sacrifício social, como ficar em casa, ou o econômico com o fechamento do comércio.
Inevitavelmente, os governantes ouvem repetidas vezes as perguntas: não posso sair, meus filhos não vão à escola, meu negócio está fechado, por que o futebol continua? É um setor privilegiado?
São perguntas difíceis de responder. A doença não dá trégua; a paciência do povo já sofrido por tantas outras mazelas também tem limites.
Enfim, que uma força superior ilumine os responsáveis por essa complexa decisão.
Terá sido
A última rodada?
O fim de semana teve jogos por quase todo o Brasil.
Aqui em São Paulo, o jogo mais comentado foi a primeira derrota do São Paulo nesse começo de temporada: 2 a 1 para o Novorizontino.
Dois lances deram o que falar.
No primeiro gol do Novorizontino, o atacante estava em visível posição de impedimento. Mas, como houve o toque do defensor Tricolor, a juíza Edna Batista considerou o lance regular.
Porém, ao final do jogo, o atacante Luciano foi claramente derrubado dentro da área. No lance, é possível, sem sombra de dúvidas, afirmar que o goleiro foi no atacante e não na bola. Ou seja: não houve disputa, mas, sim a clara vontade do goleiro em derrubar o atacante.
A FPF admitiu e reconheceu o erro. Divulgou Nota Oficial afirmando que houve erro da árbitra e do VAR no lance.
Veja o lance:
Nos outros jogos, Santos, Palmeiras e Corinthians venceram seus adversários.
Destaque para o time misto do Palmeiras que venceu a Ferroviária por 2 a 0 com ótima atuação da molecada e comandado, vejam só, por Lucas Lima.
Gols do domingo.
Reparem no golaço marcado pelo atacante Lamela, do Tottenham. Lindo gol de letra.
_____________________________________________________________________________
Mário Marinho – É jornalista. É mineiro. Especializado em jornalismo esportivo, foi durante muitos anos Editor de Esportes do Jornal da Tarde. Entre outros locais, Marinho trabalhou também no Estadão, em revistas da Editora Abril, nas rádios e TVs Gazeta e Record, na TV Bandeirantes, na TV Cultura, além de participação em inúmeros livros e revistas do setor esportivo.
(DUAS VEZES POR SEMANA E SEMPRE QUE TIVER MAIS
NOVIDADE OU COISA BOA DE COMENTAR)
_______________________________________________