O Palmeiras em casa, na casa do Mundial. Blog do Mário Marinho
O PALMEIRAS EM CASA, NA CASA DO MUNDIAL
BLOG DO MÁRIO MARINHO
Foi longa e cansativa a viagem de 15 horas, mas os jogadores palmeirenses chegaram bem humorados, elegantes e mascarados no aeroporto de Doha.
Havia até uma torcida uniformizada de garotos residentes em Doha à espera da delegação.
Os protocolos a serem seguidos são rigorosos.
Do aeroporto os palmeirenses foram diretos para o hotel e se submeteram, todos, a teste para a detecção de covid. Aquele teste chato, com um pequeno tubo sendo enfiado nariz a dentro. Quem já fez diz que a sensação é que o pequeno tubo é gigante e vai até o cérebro.
O desconforto é necessário.
Mas certamente ao ver em campo o seu adversário, o Tigres, do México, os palmeirenses devem ter suspirado aliviados.
O adversário é fraco.
Analisando friamente, o Palmeiras é muito superior ao Tigres e não deverá ter muitos problemas para vencê-lo esse classificar para a finalíssima contra o campeoníssimo alemão Bayern de Munique.
Aí, a história é outra: a equipe alemã venceu tudo na última temporada europeia: Campeonato Alemão, Copa da Alemanha, Supercopa da Alemanha, Supercopa da Europa e Liga dos Campeões.
Mas a escada deve ser subida degrau por degrau.
O próximo degrau é o campeão mexicano.
Como disse acima, o Palmeiras é melhor.
Porém, historicamente, o futebol brasileiro costuma ter dificuldades com os mexicanos. Some-se a isso, o fato de que o Verdão vai estrear, problema já vencido pelo adversário. Ou seja: frio na barriga causado pela estreia só afetará os brasileiros no jogo de domingo.
Dentro de campo, o perigo maior está no artilheiro francês André Pierre Gignac.
Gignac era artilheiro do Olympique, de Marselha, quando terminou seu contrato em 2015.
A invés de renová-lo, aceitou convite do Tigres e se transferiu para o México. Foi uma grande surpresa na época, pois ele estava no radar de outros times europeus.
Gignac se deu muito bem no México e é ídolo de seu time.
É o perigo a ser isolado.
De resto, o Tigres não mostrou nada de especial em sua vitória contra o Ulsan, 2 a 1, que o colocou no caminho do Verdão.
Então, é o seguinte: time por time, dá Verdão. Porém, quando a bola começa a rolar… ah!, amigo aí são outros quinhentos.
Detalhe: o Palmeiras entra em campo neste domingo com a camisa “limpa”.
Aparecerá somente o nome Crefisa, seu patrocinador master (veja a foto no alto do blog).
É o regulamento da Fifa.
Briga
Interessante
Para a Libertadores 2021 serão classificados 7 times brasileiros. Como o Palmeiras é o atual campeão da Libertadores, significa que o Brasil terá oito vagas.
Hoje, estariam classificados: Internacional, Flamengo, Atlético Mineiro, São Paulo, Fluminense e Grêmio. Mais o Verdão, claro.
Sobra, então, uma vaga que está sendo disputada por Corinthians (48 pontos), Bragantino (47), Santos (46), Athletico PR (45), Ceará (45) e Atlético-GO (45).
São apenas três pontos que separam esses times.
Ou seja: todos estão na briga.
O Corinthians briga com sua própria instabilidade, mas, ontem venceu o Ceará, 2 a 1, um concorrente direto. Vitória importante.
O Bragantino é a grande surpresa.
O Santos está recolhendo os cacos após perder o título para o Palmeiras. Seu empate contra o Grêmio veio trazer alguma tranquilidade. Apesar de ter feito o primeiro gol, Santos chegou a estar perdendo por 3 a 1 e buscou o empate.
O Athletico PR joga hoje à noite contra o líder Internacional. Pode melhorar sua posição.
O Ceará também surpreende. Foi adversário difícil para o Timão na noite dessa quarta-feira.
O Atlético Goianiense foi batido ontem pelo Bragantino.
Enfim, a briga é boa e mostra equilíbrio do Brasileirão.
Gols da quarta-feira.
______________________________________________________________________________
Mário Marinho – É jornalista. É mineiro. Especializado em jornalismo esportivo, foi durante muitos anos Editor de Esportes do Jornal da Tarde. Entre outros locais, Marinho trabalhou também no Estadão, em revistas da Editora Abril, nas rádios e TVs Gazeta e Record, na TV Bandeirantes, na TV Cultura, além de participação em inúmeros livros e revistas do setor esportivo.
(DUAS VEZES POR SEMANA E SEMPRE QUE TIVER MAIS
NOVIDADE OU COISA BOA DE COMENTAR)
_______________________________________________