Viva o negativo! Ou a síndrome de Hardy. Por Dr. Pangloss
VIVA O NEGATIVO! OU A SÍNDROME DE HARDY
DR. PANGLOSS*
… se manifesta quando alguma coisa não dá certo – é o jubilo pelo negativo. Ótimo que a pandemia não vá embora e morram muitos, pena que isto deixe de ocorrer. É positivo que haja desemprego, a economia sofra, cresçam os conflitos domésticos ou raciais. É ótimo o desgoverno que propõe sem pensar e retira porque pensou ou pretende vir a pensar…
Tudo hoje no Brasil é encarado negativamente. Tanto o que se faz, como o que não se faz, independentemente de quem faz ou deixa de fazer. Este negativismo obviamente é negativo para o equilíbrio emocional dos brasileiros e se reflete negativamente nas perspectivas políticas ou econômicas, o que causa um círculo vicioso negativo.
Não se pode sequer pretender se estude o que é negativo para que não haja uma reação negativa.
Todos criticam – negativamente – serviços públicos que funcionam mal em detrimento da comunidade, mas querer estudar sua melhoria, desencadeia ferozes críticas negativas. Sempre há a ameaça conspiratória – negativa – de que se vá piorar o que já é ruim. Todos os bem pensantes se insurgem negativamente contra os privilégios, mas também reagem negativamente quanto a tocar em qualquer deles. Não falta quem torça – negativamente contra o seu próprio time de futebol.
Há, todavia, uma exceção – aparente, porque é outra face do negativismo.
Ela se manifesta quando alguma coisa não dá certo – é o jubilo pelo negativo. Ótimo que a pandemia não vá embora e morram muitos, pena que isto deixe de ocorrer. É positivo que haja desemprego, a economia sofra, cresçam os conflitos domésticos ou raciais. É ótimo o desgoverno que propõe sem pensar e retira porque pensou ou pretende vir a pensar.
Tudo isto é bom para que mude o mundo, o modo de vida, a política, as relações sociais. Assim o País do futuro se tornará o país do presente no futuro (e aqui se insinua uma gota – negativa – de otimismo).
Em tal quadro negativo necessariamente tudo vai piorar, porque o negativo tolhe o que não é negativo. Viva! Isto é negativo!
Não é isto o velho e conhecido pessimismo – é uma nova síndrome.
Nos velhos tempos, havia um desenho animado em que uma hiena era negativista e sempre previa que nada iria dar certo e que tudo iria piorar. Alguém se lembra? Chamava-se Hardy.
Trata-se de uma nova síndrome: é a Síndrome de Hardy.
_________________________________________________________________
Dr. Pangloss – o Professor Pangloss, um otimista cujo mantra é “tudo vai pelo melhor no melhor dos mundos possíveis”. Nasceu na obra de Voltaire. “Cândido ou O Otimista (1759) – http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000009.pdf
( *apareceu para escrever pelas mãos de importante colaborador aqui do Chumbo Gordo)
_________________________________________________________________
De facto muitos, talvez demasiados, cidadãos neste país assumem um comportamento caracterizado por resistência, oposição e recusa em cooperar com o razoável, com o sensato e com o fundamentado.