Qual é a escalação de seu time? Blog do Mário Marinho
QUAL É A ESCALAÇÃO DO SEU TIME?
BLOG DO MÁRIO MARINHO
Se a pergunta fosse feita há alguns anos, o torcedor responderia na hora.
Se a pergunta tivesse sido feita a mim, há muitos e muitos anos, eu responderia na lata, sem titubear: Garcia, Tomires e Pavão; Jadir, Dequinha e Jordan; Joel, Henrique (Evaristo), Dida e Babá (Zagalo).
Esse o time que eu torcia naquele começo dos anos 1950, quando morava no Rio de Janeiro e meu pai trabalhava numa construtora que fazia as primeiras obras do que viria a ser a Cidade Universitária do Rio de Janeiro, na Ilha do Fundão, onde morávamos.
De volta a Belo Horizonte, ainda acompanhei as conquistas do Mengão, mas já mais ligado no futebol mineiro.
Aí, lembro-me do Atlético de Kafunga, Murilo e Ramos.
Kafunga, um dos maiores e mais longevos goleiros do futebol mineiro. Murilo era um zagueiro clássico que depois se transferiu para o Corinthians.
Como esquecer o ataque do América, meu América mineiro, de 1956 que tinha Ernani, Geraldo, Gunga e Dodô.
No gol Edgar que foi convocado por Osvaldo Brandão para a Seleção brasileira e mais tarde se transferiu para o Palmeiras.
Em seu lugar, surgiu um garoto de 20 anos, um goleiro que se vestia todo de preto e pegava muito, Jardel, que foi apelidado de Cavaleiro Negro.
Mas, lá em Minas, mesmo sem a massificação da comunicação de hoje, eu sabia que existia um time chamado Corinthians cuja escalação começava com Gilmar, Homero e Olavo.
Um São Paulo que tinha Poy De Sordi e Bauer.
Acompanhei, de longe, o Palmeiras se tornando supercampeão em cima do Santos.
O Palmeiras, onde Edgar havia jogado, tinha agora um goleiraço chamado Valdir; um lateral que fora o melhor da Copa do Mundo de 1958, Djalma Santos; tinha Julinho e Chinesinho.
Mas, do outro lado, o Santos tinha um ataque superpoderoso com Dorval, Mengálvio (Urubatão), Coutinho, Pelé e Pepe. E ainda Pagão e Jair Rosa Pinto que entravam nesse time.
Ainda, da época do Rio de Janeiro, daquele timaço do Mengão, lembro-me do Fluminense que começava com Castilho, Píndaro e Pinheiro.
E até do América, carioca, que começava com Osni, Cacá e Osmar.
Mas, e hoje?
É possível que o torcedor saiba da escalação de seu time do último jogo. Mesmo assim ficará em dúvida.
Veja o São Paulo.
Na Copa São Paulo deste ano, apresentou o bom atacante Antony, que foi até convocado para a Seleção Brasileira sub 20.
Pois bem, Antony, de 19 anos, já está com o destino selado: foi negociado com o Ajax, da Holanda.
Xodó de sua torcida, o camisa 10 Pedrinho, de 20 anos, faz seus últimos jogos pelo Corinthians: no meio do ano, irá para o Benfica, de Portugal.
Assim, com a atual curta permanência de jogadores no elenco, não é de se estranhar que o Palmeiras faça festa para Dudu que completa, hoje, 300 jogos com a camisa do Verdão.
Será 300 um número assim tão marcante?
Pela atual conjuntura, sim. Mas, ao longo da história, Dudu não estaria nem entre os 10 que mais vestiram a camisa do Palmeiras.
Confirma:
1º – Ademir da Guia, 902 jogos.
2º – Leão, 620.
3º – Dudu (volante que formou o famoso meio-campo com Ademir), 611.
4º – Valdemar Fiúme, 602.
5º – Valdemar Carabina, 587.
6º – Luís Pereira, 586.
7º – Marcos, 532.
8º – Djalma Santos, 501.
9º – Nei, 488.
10º – Valdir Joaquim de Moraes, 480.
Os cinco que mais vestiram a camisa do Corinthians:
1º – Vladmir, 805 jogos.
2º – Luizinho, 606.
3º – Ronaldo, 602.
4º – Zé Maria, 599.
5º – Biro-Biro, 598.
Os cinco do Santos:
1º – Pelé, 1116 jogos.
2º – Pepe, 750.
3º – Zito, 727.
4º – Lima, 696.
5º – Dorval, 612.
Os cinco do São Paulo
1º – Rogério Ceni, 1237 jogos.
2º – Valdir Peres, 617.
3º – De Sordi, 544.
4º – Roberto Dias, 527.
5º – Teixeirinha, 526.
HÁ 50 ANOS
Chuvas excessivas provocam enchente
Depois das fortes chuvas que inundaram a Cidade, o Estadão, diz que “o problema das enchentes em São Paulo só será resolvido quando for resolvido o problema dos rios e córregos que cruzam a cidade.
A dificuldade de escoamento das águas, em virtude do estreitamento dos leitos, a sujeira e os detritos que se acumulam nas pontes, agindo com obstáculos…
E há, ainda, dois outros problemas: a destruição em todo o planalto paulista da vestimenta vegetal, que é um fator anti-enchente porque as árvores retêm as águas. E, finalmente, a falta de limpeza das bocas-de-lobo e das galerias de águas pluviais que, entupidas, provocam inundações onde não deveriam acontecer normalmente.”
Tostão chega hoje dos Estados Unidos
O craque mineiro estava nos Estados Unidos para tratar de um descolamento na retina. Tostão se apresentou no Rio, ainda com os olhos bastante vermelhos.
“Meu médico me deu alta e completa Liberdade para treinar e me preparar para a Copa do Mundo”
Para Toninho, sinusite foi só desculpa.
O centroavante Toninho Guerreiro, do São Paulo, foi cortado da Seleção Brasileira e saiu revoltado.
Oficialmente, segundo ele, o motivo foi uma sinusite. Mas ele não acredita.
– Jogo com sinusite há muitos anos e nunca tive problema.
Segundo Toninho, comunicação do corte lhe foi feita pelo técnico João Saldanha:
– O médico Lídio Toledo estava na sala e não quis falar nada. Ele lavou as mãos. Como é que pode a sinusite me atrapalhar, se eu fui bem em todos os treinos até agora? Até ontem, eu dizia que era amigo do João Saldanha. Hoje, não sou mais.
TV Globo anuncia nova novela
Os jornais de hoje trazem anuncio da Tv Globo para estreia sua nova novela, “Pigmaleão” 70, marcada para o dia 2 de março, às 7 da noite, no canal 5.
No elenco: Tônia Carrero, Sérgio Cardoso, Susana Vieira, Edney Giovenazzi, Felipe Carone, Norah Fontes, Sérgio Viotti, Betty Faria e outros. Participação Especial: Sílvio Santos.
—————————————————————————————–
Mário Marinho – É jornalista. É mineiro. Especializado em jornalismo esportivo, foi durante muitos anos Editor de Esportes do Jornal da Tarde. Entre outros locais, Marinho trabalhou também no Estadão, em revistas da Editora Abril, nas rádios e TVs Gazeta e Record, na TV Bandeirantes, na TV Cultura, além de participação em inúmeros livros e revistas do setor esportivo.
(DUAS VEZES POR SEMANA E SEMPRE QUE TIVER MAIS
NOVIDADE OU COISA BOA DE COMENTAR)