De volta, o velho filme. Blog do Mário Marinho
DE VOLTA, O VELHO FILME
BLOG DO MÁRIO MARINHO
Mais uma vez, o Corinthians é eliminado precocemente da Libertadores.
E, mais uma vez, em casa e contra o paraguaio Guarani.
Há que se dizer que o Corinthians até jogou bem, criou boas chances e venceu por 2 a 1. Vitória insuficiente. Ou, como diria um velho amigo do Jornal da Tarde, o Hélio Cabral, muito obrigado por nada.
Empurrado por 40 mil fiéis torcedores, o timão, como se esperava, foi logo ao ataque. E conseguiu resultado, pois logo aos 6 minutos fez 1 a 0, gol de Luan.
Aos 28 minutos, um fator complicador: a justa expulsão de Pedrinho que recebeu o segundo cartão amarelo. Logo ele que vinha de excelente e vitoriosa campanha com a Seleção Brasileira olímpica.
Mas, o time reagiu bem e cinco minutos depois chegou ao segundo gol com numa boa jogada de Vagner Love completada pelo argentino Boselli.
O começo do segundo tempo mostrou um Corinthians diferente, recuado.
Foi fatal. Numa cobrança de falta, aos 8 minutos, Fernando Fernandes marcou para o Guarani. Embora falta muito bem cobrada, em minha opinião o goleirão Cássio se atrasou e chegou na bola com as pontas dos dedos.
Daí, os paraguaios fizeram o dever de casa: se fechar na defesa e irritar o adversário com intermináveis momentos de cera.
O Timão passou do domínio consciente do primeiro tempo, ao domínio desesperado e improdutivo, principalmente com bolas cruzadas sobre a área.
Ao final, o Guarani foi premiado por sua resistência e o corintiano castigado por mais uma vez seu time cair em casa.
Os
prejuízo$
O maior prejuízo numa derrota como a de ontem, é o prejuízo moral.
É a lágrima derramada ou contida, é o sofrimento de uma dor imensa. É aquele sentimento de impotência.
É saber que vai virar alvo das gozações impiedosas e sem fim dos rivais.
Gozações que começaram assim que o juiz apitou o fim do jogo e que não tem prazo de validade.
Talvez termine com a chegada de um título.
Mas, fica a cruel dúvida: quando essa conquista virá.
Gols da quarta-feira
https://youtu.be/fdTCAEAlPSk
Histórico
de sofrimentos
Para lembrar as conquistas na Libertadores nos últimos 10 anos.
2010 – Eliminado pelo Flamengo. Perdeu o primeiro jogo, no Maracanã, por 1 a 0. O jogo de volta foi na noite de quarta-feira, 5 de maio, no Pacaembu com 35.561 pagantes.
Vitória do Timão, 2 a 1, gols de David (contra) e Ronaldo Fenômeno. A vitória não foi suficiente para garantir a classificação.
2011 – Mesmo com Ronaldo fenômeno, e dirigido por Tite, o timão foi eliminado pelo colombiano Tolima. No primeiro jogo, no Pacaembu, frustrante empate em 0 a 0. No jogo de volta, na cidade de Ibagué, na Colômbia, derrota por 2 a 0.
2012 – Campeão invicto.
2013 – Defendendo o título de campeão da Libertadores, acabou sendo eliminado nas oitavas de final pelo Boca Juniors em jogo com desastrosa arbitragem do paraguaio Carlos Amarilla. O empate 1 a 1, na noite de quarta-feira, 15 de maio, foi o bastante para eliminar o Timão.
2014 – Não participou.
2015 – Já na fase de grupos, o Alvinegro ficou no considerado “grupo da morte”, formado por São Paulo e San Lorenzo. Terminou como líder, mas foi eliminado pelo Guarani do Paraguai, perdendo as duas partidas. Uma por 2 a 0 e a outra por 1 a 0, em casa.
2016 – O primeiro jogo contra o Nacional, em Montevidéu, empate por 0 a 0. Na volta, em Itaquera, outro empate, 2 a 2, e a classificação do Nacional pelos gols marcados fora de casa.
2017 – Não participou.
2018 – Na noite de quarta-feira, 29 de agosto, jogando em Itaquera e sob a arbitragem do mesmo Nestor Pitana da noite de ontem, o Corinthians venceu o Colo Colo por 2 a 1. E, como aconteceu ontem, a vitória não foi suficiente e o Timão foi eliminado já nas oitavas de final.
Há 50 anos
Fatos que foram notícia no dia 13 de fevereiro de 1970, sexta-feira.
Israel ataca indústria do Egito: 70 mortos
A aviação israelense destruiu ontem uma usina siderúrgica em Abu Zabal, a 20 quilômetros de Cairo, matando 70 operários e ferindo cerca de 100.
O Egito acusou Israel de atacar um objetivo civil.
O governo de Israel respondeu que a usina foi atacada indevidamente por um “erro técnico”
A oposição não está à vontade
O líder do MDB na Câmara, deputado Humberto Lucena, afirmou, em Brasília, que a oposição não se sente muito à vontade diante do clima que ainda permanece no País de “ameaças latentes que decorrem da vigência dos Atos Institucionais”.
Nenê de Vila Matilde é tricampeã paulista
As escolas de samba Nenê de Vila Matilde, pelo primeiro grupo, Mocidade Alegre, pelo segundo, e o bloco Os Cabeções, pelo terceiro, foram os campeões do carnaval de 1970, segundo anunciou ontem o secretario Amadeu Papa, do Turismo da Prefeitura, em entrevista coletiva à Imprensa.
Tostão só volta dos Estados Unidos em março
Os 21 convocados para a Seleção Brasileira que começa sua preparação para a Copa do México, se apresentaram ontem no hotel Copacabana Palace, no rio de Janeiro.
A grande preocupação do técnico João Saldanha é Tostão que se encontra em tratamento nos Estados Unidos. Tostão sofreu um descolamento da retina no final do ano passado e só deverá estar apto para o futebol na primeira semana do mês de março.
Pelé quer Toninho a seu lado
Ontem, na apresentação, Pelé disse que se não puder contar com Tostão, que foi artilheiro da Seleção as Eliminatórias, gostaria de ter o artilheiro Toninho ao seu lado.
Disse ainda o camisa 10 que respeita a opinião de Saldanha, que fala em colocar Dirceu Lopes ou Rivelino ao lado do Rei, mas acha que a experiência não dará bons resultados.
—————————————————————————————–
Mário Marinho – É jornalista. É mineiro. Especializado em jornalismo esportivo, foi durante muitos anos Editor de Esportes do Jornal da Tarde. Entre outros locais, Marinho trabalhou também no Estadão, em revistas da Editora Abril, nas rádios e TVs Gazeta e Record, na TV Bandeirantes, na TV Cultura, além de participação em inúmeros livros e revistas do setor esportivo.
(DUAS VEZES POR SEMANA E SEMPRE QUE TIVER MAIS
NOVIDADE OU COISA BOA DE COMENTAR)