Demissões, censura, erros crassos: a imprensa brasileira no furacão
Li na internet que Ruth Manus foi demitida do Estadão por razões políticas e não acreditei, tempos de fake news, então, fui pesquisar e descobri que é verdade, , foi censura, recebeu instruções para não escrever sobre política, não aceitou e foi excluída da publicação. E, medrosamente, não lhe permitiram escrever a crônica de despedida e explicasse aos leitores o motivo da ação. Mas, hoje em dia, isso é uma ilusão, há outros meios para fazê-lo, eis o que postou no seu Facebook: https://www.facebook.com/blogruthmanus/ Fizeram com ela o mesmo que um desembargador amigo da família fez com o jornal em relação ao filho de Sarney, Fernando, proibindo o jornal de citá-lo em notícias sobre a Operação Boi Barrica, da Polícia Federal.
O escolhido para chefiar o Itamaraty, Ernesto Araújo, é um troglodita do feitio do ídolo dele, Trump. O trocadilho é infame, mas é bola pingando na área, sem chance…ler. Diferentemente do “Arnesto”, do samba de Adoniran Barbosa, esse aí não vai convidar ninguém, só vai espantar.
Na Folha de S.Paulo (15), Só Deus pode salvar o novo Itamaraty. https://www1.folha.uol.com.br/colunas/clovisrossi/2018/11/so-deus-pode-salvar-o-novo-itamaraty.shtml
Na Folha (17), pág. A6, “Do castrismo ao criacionismo”, https://www1.folha.uol.com.br/colunas/demetriomagnoli/2018/11/do-castrismo-ao-criacionismo.shtml
O Estadão, não contente em despachar Antero Greco, estendeu a razia a Lúcia Guimarães, de Nova York, e Ruth Manus, esta autora de divertidas crônicas enviadas de Lisboa, onde faz pós-graduação. Vai entender a cabeça de chefes… O Caderno 2, aos domingos, ficará mais chato sem as duas.
Para matar as saudades de anúncios benfeitos aqui vai um da Kombi:
https://youtu.be/UwhueBiu3kA
(CACALO KFOURI)
***************