Envelhecer no país dos impostos. Trumpices, bloqueios, política: agenda cheia
Dia desses, vi na TV reportagem mostrando que o brasileiro trabalha (aqueles que conseguem…) cinco meses por ano para pagar impostos diretos e indiretos. Dois problemas: isso encarece brutalmente tudo o que é consumido e, o mais grave, não volta em serviços, o cidadão não tem saúde, educação e segurança, é obrigado a pagar pelos serviços que a Constituição diz serem obrigação governamental.
Um dos resultados do achaque se vê nas manifestações dos caminhoneiros por causa do preço do diesel. Além de o Cide, que o governo zerou temporariamente, incidem PIS/Cofins e ICMS, que varia conforme o estado. No caso do ICMS, o problema é mais grave, pois é cobrado “por dentro”, isto é, incide duas vezes. O resultado é que quase a metade do preço dos combustíveis nas bombas é imposto. O Brasil tem carros movido a gasolina, a álcool e todos eles a impostos.
Com todo transtorno que a greve dos caminhoneiros causa, não há como comparar com o movimento de derrubou Salvador Allende, no Chile, em 1973, lá a intenção foi a de derrubar o governo.
(CACALO KFOURI)
***************
No UOL
Alckmin minimiza pesquisas eleitorais: “O que é decolar?”
Obs.: – Decolar? Se não me engano, é uma empresa de reservas em hotéis que torra a nossa paciência com anúncios e mais anúncios na TV.
“Não foi fácil, mas estou em paz”, diz Carille sobre ida para Al-Wehda
Obs.: – OK, vai ficar dois anos fora e acertar a vida pro resto dela, mas não precisava ter atacado a imprensa dizendo que não tinha proposta, que era invenção etc. etc. etc. né mermo?
***************
No JovenPan
Boulos justifica aliança com o PSOL: “PT não enfrentou grandes privilégios”
Obs.: – Não só não enfrentou como locupletou-se com eles.
Aos 78, Sérgio Reis lista doenças: “Ficar velho é uma desgraça”
Obs.: – Não chego a dizer que é uma desgraça – estou só no começo dos 70 – mas o camarada que disse que é a “melhor idade”, com o perdão da franqueza, é um cretino. Este comentário vai em sua homenagem, Marília Gabriela.
***************
No G1
Temer diz que pediu ‘trégua’ de dois ou três dias a caminhoneiros para encontrar ‘solução satisfatória
Obs.: – Se nem os aliados o atendem, imagine os “inimigos”…
Justiça dos EUA decide que Trump não poderá bloquear críticos no Twitter
Atitude viola direito à liberdade de expressão, diz juíza. Casa Branca discorda.
Obs.: – Queria exclusividade para escrever besteiras? Quem perde tempo lendo Trump deve ter QI parecido com o dele.
Crianças são as menos vacinadas contra a gripe, diz governo
Menos de 50% do público-alvo foi vacinado; campanha termina em 1º de junho.
Obs.: – Reclamam. reclamam, reclamam e, depois, negligenciam, negligenciam, negligenciam. E se quiserem se vacinar perto do fim do prazo, darão entrevistas indignadas às TVs por causa das filas… Vai entender.
Presidente da Itália aprova Giuseppe Conte como primeiro-ministro
Conte foi indicado pelos partidos Movimento Cinco Estrelas (M5E) e Liga Norte, que dominam o Parlamento. Confirmação ocorre após dois anos (!!!) e meio de negociações.
Conte, de 54 anos, é um advogado e professor de direito, com uma carreira acadêmica – uma personalidade sem experiência política ou administrativa, discreta e séria para representar uma nova era. No entanto, seu currículo é questionado pela imprensa italiana.
No entanto, surgiram dúvidas quando o correspondente em Roma do “The New York Times”, Jason Horowitz, afirmou que nos registros da New York University (NYU) não aparece nenhuma pessoa com o nome de Conte que tenha estudado lá.
As dúvidas sobre sua experiência foram crescendo e alguns veículos de imprensa apontam que a universidade de Viena, na qual Conte declara que realizou cursos de aperfeiçoamento sobre Direito Internacional, é na realidade uma escola de alemão.
Ainda, o jornal italiano “Il Messaggero” informou que recebeu a confirmação de que o jurista não estudou na “Duquesne University” de Pittsburgh e também não ensinou na Universidade de Malta, como figura em seu discutido currículo.
(!!!) Meses, cara-pálida, meses.
Obs.: – Isto me lembrou do caso de uma ex-presidenta que disse ter feito doutorado em economia na Unicamp, título que não aparece na Plataforma Lattes. Dois meses e meio para escolher alguém assim? Povera Italia.
Protesto de caminhoneiros esvazia prateleiras e eleva preços no Rio: saco de batata chega a R$ 500 na Ceasa
Obs.: – O quê??? Vão plantar batatas! Isto não tem nada a ver com oferta e procura, é pura picaretagem.
***************
N’O Globo
Gilmar soltou 9 presos da Lava–Jato em maio. Saiba quem
Obs.: – Das poucas coisas que Gilmar não consegue soltar é o hífen em Lava Jato.
Obituário: Manuel Borges Neto (1933-2018), o português que zelava pela língua no velho “JB”
O jornalista morreu ontem após sofrer um mal súbito em casa, no Rio, aos 84 anos
Obs.: – Duas grandes perdas não só do velho “JB”, Dines e Borges Neto. Como farão falta os dois nestes tempos em que qualidade e gramática estão cada vez mais raras.
Filho de Woody Allen e Mia Farrow defende pai e acusa mãe
Em blog, Moses Farrow diz que diretor é inocente das acusações de abuso sexual e que a atriz era violenta com os filhos
Obs.: – É como diz meu amigo Humberto Werneck, haja evasão de privacidade. O pessoal não conhece o precioso ditado que manda lavar roupa suja em casa.
Temer recebe Valdemar Costa Neto, do PR, para discutir cargos e eleição
Dirigente do PR, condenado no mensalão, foi recebido no Planalto; durante o dia, presidente recebeu mais de 20 parlamentares
Obs.: – Eta paisinho sinho, um cara que deveria estar preso é recebido pelo presidente da República, é procurado por um pretendente ao cargo (boçalnato). Difícil imaginar saída que não seja o aeroporto, como diz a piada.
***************
Na Folha
Acordo com Valdemar pode dar musculatura a campanha de Bolsonaro
Militar aceita jogar com cartas da política tradicional para obter apoio do PR
Obs.: – Não, não, não. mostra a sua verdadeira face, arrota honestidade e se junta a um dos maiores picaretas que há na política nacional.
***************
No Estadão
Após áudios, Padilha exonera diretor da Funai
Gravações envolvendo Francisco Nunes Ferreira indicam tentativa de favorecimento a empresas
As gravações foram realizadas por Rebello entre setembro e outubro de 2017. Nos áudios, Ferreira menciona nomes de políticos como o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, o senador e presidente nacional do MDB, Romero Jucá (RR), e do líder do governo no Congresso, deputado André Moura (PSCSE). Procurados, Padilha e Jucá desautorizaram “uso indevido” de seus nomes.
Obs.: – Cara de pau, deveria é se demitir, é um dos envolvidos na mutreta segundo as gravações!