Nova York e São Paulo: Quanta diferença! E não deixe de ver as fotos do Cacalo
Passei uma semana em Nova York, cidade maravilhosa, que tem prefeito atuante não viajante, obras públicas para onde se olha. Asfalto que aqui em São Paulo seria considerado um tapete sendo recuperado. Praticamente em todas as esquinas há sinal de pedestre com tempo suficiente para uma travessia tranquila e todos respeitam os pedestres nas conversões à direita. E em todas há faixa de pedestre. Calçadas perfeitas e onde tem prédio em obras elas são protegidas por coberturas. O metrô é sujo, mas eficientérrimo, vai-se a qualquer ponto da cidade e as estações foram construídas sem que um quarteirão precisasse ser destruído, se a gente se distrair passa direto. Dizem que está à beira da falência, mas funciona.
Os ônibus urbanos parecem com os que aqui são usados nas rodovias, ultraconfortáveis.
E as lojas e os produtos? Entrei em várias, em uma quase fiquei doido, Whole Foods, tudo para culinária por preços ridículos comparados aos cobrados por aqui pelos mesmos produtos; temperos do mundo todo; verduras e legumes sem uma marquinha, todos perfeitos. E as carnes??? Uau!!! Trump não conseguirá estragar isso tudo por mais que tente.
Cidade segura, percebe-se claramente o resultado da política de tolerância zero, policiamento ostensivo o tempo todo, uma semana andando uma média de 15 km por dia sem um sustinho que fosse.
A única decepção fica pelo fato de ter bebido uma Heineken legítima, holandesa, a única cerveja que bebo das industrializadas, e percebido que a produzida aqui não chega aos pés, falta lúpulo.
Ah, os ciclistas, uma praga, não respeitam nada, parecem com os daqui, se acham acima do bem e do mal.
Quem tiver interesse, poderá ver unas fotitas bien hermosas no Instagram. E “estarei estando publicando” uma diariamente por um bom tempo, cidade altamente fotografável. O endereço é @cacalo.kfouri
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Cacalo, realmente, à primeira vista, o aviso no metro parece um contrassenso, mas talvez o que eles queiram dizer é: não puxe o alarme, aguarde a próxima estação. Aí, tem lógica, pois se o trem parar entre estações, o atendimento será, obviamente, mais demorado.