Cacalo voltou com a mira afiada. Revendo o que vivemos, vemos, ouvimos
O Canal Brasil apresentou – várias vezes, como sói ocorrer na TV por assinatura, o nome mais adequado é TV por “repetidura” – um documentário de nome “A Retomada do Porto”, é sobre a história do Porto do Rio de Janeiro. A certa altura, um historiador conta que, antes das reformas empreendidas pelo prefeito Pereira Passos, era muito arriscado ir ao Rio, cidade insalubre em que morriam cerca de 20 mil pessoas por ano de febre amarela. Como o mundo dá voltas, hoje continua um perigo, a diferença é que os pernilongos se transformaram em balas perdidas. E os da febre amarela ainda resistem.
Por meio do documentário também se fica sabendo que Ruy Barbosa foi contra a vacinação obrigatória contra a febre preconizada por Oswaldo Cruz. Sempre tive um pé atrás em relação a Ruy Barbosa pelo fato de ele ter mandado destruir os registros oficiais da escravidão, alegou serem uma mancha em nossa história – vai ver, o presidente da Polônia se inspirou nele para assinar a inútil e execrável lei sobre a menção à certa cumplicidade polonesa no massacre de judeus. Agora, a partir dessa informação, cairei de cara no chão, terei os dois pés atrás. E não me venham com a piadinha de que ainda sobram dois, pensei nela antes…
Apesar de out of bounds, acompanhei meio que perfunctoriamente os acontecimentos pátrios.
Uma das coisas que li foi sobre a discussão nas redes (antis)sociais sobre “a falta de respeito com índios por parte dos que se fantasiam de idem no Carnaval”. Brasileiros e brasileiras, se não tomarmos cuidado, esses chatos sem noção vão dominar o mundo!
Intervenção no Rio… Não vai dar em nada além do risco de desmoralizar as Forças Armadas, a corrupção por lá está de tal forma enraizada que a única solução é passar a régua e recomeçar do zero.
E o que tem de gente sem noção não tem limites, ao abrir o link, poder-se-á conhecer o que está acontecendo nos EUA, pessoas pagando uma fortuna para consumir água sem tratamento: Lie water ou raw water, vale do silício http://fortune.com/2017/12/31/raw-water-live-water-juicero/
(CACALO KFOURI)
***************