O órgão do presidente, a língua portuguesa e erros que a gente também comete
Plim plim, desculpem a minha falha. No Mirando do dia 25/10 critiquei o UOL por haver ilustrado matéria sobre fato triste (“Carro caiu em represa ‘Perdi dois filhos para a água’, diz pai após 2º afogamento na família”) com uma foto de uma pessoa que, por desatenção, achei ser o pai que perdeu dois filhos por afogamento. Errei, era de um dos filhos mortos. Fui alertado por um leitor que enviou e-mail para a minha “chefa” Marli Gonçalves, A Única. Sem querer diminuir a falha, fruto de leitura apressada e desatenta, mantenho a opinião de que é um absurdo ilustrar matérias do tipo com foto de pessoa sorridente, a menos que se trate de figuras públicas como comediantes, palhaços, gente que vive a sorrir.
O governo arrecadou R$ 6,5 bi no leilão do pré-sal ocorrido no dia 27. A Petrobras “comprou” participação em algumas áreas, mas não conseguiu nada no filé-mignon. Os que entendem do negócio dizem que se não fosse o desastre das administrações Lula e Dilma na área o leilão renderia cinco ou seis vezes mais.
Há muitos que consideram que o juiz Marcello Bretas extrapolou quando mandou transferir Sérgio Cabral para um presídio em Campo Grande pelo fato de tomar o que o ex-governador disse como ameaça à família dele (juiz). Não me incluo entre esses, penso que Cabral fez uso de método mafioso, ameaçou mesmo e deu indícios de que recebia informações de fora do presídio em que estava no Rio. Não se pode esquecer de que é ex-governador, tem muita gente de sua rede corrupta que continua agindo.
No Estadão (28), pág. C6, “Mentes imprudentes”, mostra como funciona a desonestidade intelectual (http://digital.estadao.com.br/ _lE0oyKxWne1U0am-g13bSTDBCHx0DNlvtWg8LT8PIrg).
O Estadão traz no domingo (29), nas págs. A20/21, e hoje, pág. A16, matérias que tratam da Reforma Protestante. Nelas, fica bem claro que as igrejas Luterana e Presbiteriana não têm nada a ver com as centenas da assembleias de Deus e igrejas do Círculo Triangular, do Hexágono de Quatro Pontas e quetais. Tanto Lutero como Calvino se insurgiram contra picaretagens da Igreja Católica e acabaram por torná-la respeitável. As outras são pura picaretagem lideradas por espertalhões que exploram os crédulos.
O meu Coringão no segundo turno parece os dois mandatos de Dilma, só espero que não acabe em Temer…
(CACALO KFOURI)
***************
Marli e Cacalo, grato pela atenção dispensada. Tenham um bom trabalho. Caso souber de algum jornal que precise de um revisor, me avisa. Já li mais de 300 livros e tenho alguma experiência. Rs.
ops, é caso “souberem”. rs
Beijão!