A ordem dos fatores, a desinformação geral, e o que (não) lemos e (não) ouvimos
Temer conseguiu ontem (25) o que se chama de “vitória de Pirro”, ficou nas mãos do que há de pior no Congresso e terá de fazer isso até o fim do mandato. Teve menos votos que na primeira vez, sinal de que a base vai cobrar muito caro para aprovar as reformas pretendidas pelo governo. Junto com Temer, foram livrados aquele que no Rio Grande do Sul, sua terra natal, é chamado de Eliseu Quadrilha e Moreira Franco, o Angorá. Darcísio Perondi, por exemplo, só falta babar imaginando o que lucrará com a venda de seu voto. Em inglês há uma palavra que define com precisão o que Temer viverá, aftermath, aliás, título de música dos Rolling Stones.
Choveu forte de madrugada na cidade de São Paulo, que amanheceu um caos graças ao “ao jeito de gerir” do prefeito itinerante do município. Semáforos apagados, árvores caídas com a consequente falta de energia, alagamentos enormes. Como resultado, a maior parte da população chegou atrasada ao trabalho. Gestor uma ova, é um indigestor.
O Estadão publicou nos últimos dias uma série de matérias sobre o Fórum Mãos Limpas & Lava Jato, evento organizado pelo próprio jornal. Entre os participantes, juízes italianos que participaram da Mãos Limpas e brasileiros que fazem parte da Lava Jato. Os italianos foram unânimes em dizer que o efeito no país deles foi quase nulo e, em alguns casos, a situação ficou pior do que era. Por isso, fazem um alerta aos nossos.
O procurador Deltan Dallagnol tem toda razão quando declara que se não for feita um limpa na classe política na da mudará por aqui também. E, diferentemente do Estadão, que diz que o “procurador parece confortável no papel de quem pode influenciar nos rumos políticos do País”, não vejo problema nisso desde que tudo feito dentro da lei. Mesmo porquê, se a Lava Jato não tiver influência na mentalidade dos eleitores, terá sido um esforço em vão.
Vixi santa! A Globo, ao tentar homenagear Fats Domino, músico fundamental do rock’n’roll, que morreu ontem, colocou no ar um filme com Little Richard cantando Lucille!
(CACALO KFOURI)
***************