Para tudo tem jeito. Por Meraldo Zisman
PARA TUDO TEM JEITO
Meraldo Zisman
… O meu conhecimento é de pessimista, mas minha vontade é de um otimista. Chega de pessimismo ou baixo astral e não necessito me queixar, pois só os ingênuos possuem direito de se lamentar. Há duas coisas que não se pode mudar nesta vida: pai e mãe…
Ao contrário do que muitos acreditam, nem todos os políticos são corruptos. Há e pode haver mais gente boa na política. Generalizações são sempre perigosas. Se todo mundo não presta e o único certo é aquele que generaliza (Todo político é ladrão!) o ‘certinho’ termina por ficar paralisado, vai para casa, enclausura-se em si mesmo e nada faz. O mundo todo é desonesto, nada posso fazer.
Associar desonestidade à corrupção virou mantra (estribilho) tântrico, instrumento para conduzir pensamentos negativistas. E não tem mesmo jeito, o mundo é todo imperfeito…
Pera ai!
Há desonestos em todos os setores da sociedade. Há médicos que molestam sexualmente as suas pacientes, há advogados que prestam serviços a criminosos, há policiais que cometem crimes, há padres que praticam pedofilia e há jornalistas que só opinam o que o patrão manda… Por que então não haveria políticos que roubam dinheiro público?
A tentativa de criminalizar toda a classe política é, em parte, da imprensa. E de uma parte da imprensa de propriedade de grupos econômicos que precisam justamente de uma classe política inescrupulosa, mal eleita, mal preparada e assim suscetível de ser corrompida e coagida por meio de ameaças de denúncias no noticiário. Esse seria um dos inúmeros fatores para a gestação de criminosos, de duplas corrupto-corruptor. Para escapar do acachapante fenômeno Lava Jato e de suas delações premiadas, desta vez pergunto: o que devemos/podemos fazer?
— Primeiro lembrar que o pessimista é apenas um otimista bem informado. Imagine se ele for mal- informado.
Não sou do tipo de pessoa que afirma “depois da bonança vem a tempestade”; a quem me pergunta se sou pessimista ou otimista respondo:
O meu conhecimento é de pessimista, mas minha vontade é de um otimista. Chega de pessimismo ou baixo astral e não necessito me queixar, pois só os ingênuos possuem direito de se lamentar. Há duas coisas que não se pode mudar nesta vida: pai e mãe que nos geraram e que um dia vou morrer. Para o resto tudo tem jeito e pode ser mudado.
Se todos os políticos forem demonizados, só haverá uma solução: o retorno à monarquia, cujos herdeiros estão disponíveis e prontos para assumir.
____________________
Meraldo Zisman – Médico, psicoterapeuta. Foi um dos primeiros neonatologistas brasileiros. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha)