Emagrecer será fácil. Mas depende…Por Josué Machado
EMAGRECER SERÁ FÁCIL. MAS DEPENDE…
Por Josué Machado
A boa notícia de que certos micróbios podem ajudar a emagrecer foi prejudicada pela má escolha de palavras.
O texto de matéria científica de jornal anunciou no título:
“BACTÉRIAS FAVORÁVEIS AO EMAGRECIMENTO SÃO TRANSMISSÍVEIS”.
No olho ou subtítulo:
“Micróbios de roedores magros passaram para animais obesos pela ingestão de fezes e os protegeram de engordar”
É isso mesmo: os micróbios (…) os protegeram de engordar, revela o infeliz subtítulo misterioso, todo torto e decomposto.
E o que importa aqui é o ponto de vista formal.
Primeiro, diz ele que os micróbios “passaram (…) para animais obesos (…)”.
“Passaram”?
Melhor seria ter dito que os micróbios foram transmitidos para os gordinhos pela ingestão de fezes. Ou, com mais simplicidade, que os roedores gordinhos absorveram os micróbios habitantes das fezes ingeridas.
Claro que, se a experiência der certo para uso humano, os cientistas haverão de inventar método menos desagradável de fazer com que as pessoas necessitadas ingiram ou absorvam as tais bactérias emagrecedoras, considerando o meio desgracioso, deselegante e malcheirante que habitam.
Pior é a informação de que os micróbios “os protegeram de engordar”. Dificilmente outro redator encontraria verbo mais impróprio para traduzir a ideia: os micróbios os PROTEGERAM de engordar?
Depois da surpresa, pode-se concluir que o escriba quis dizer, sem conseguir, que os micróbios os IMPEDIRAM de engordar.
Ou: que a ação dos micróbios impediu que as cobaias usadas na experiência engordassem.
Ou: que a ação dos micróbios impediu que os gorduchinhos continuassem estufando.
Enfim, que a ação dos micróbios inibiu o mecanismo biológico responsável pela obesidade.
____________________
Josué Rodrigues Silva Machado, jornalista, autor de “Manual da Falta de Estilo”, Best Seller, SP, 1995; e “Língua sem Vergonha”, Civilização Brasileira, RJ, 2011, livros de avaliação crítica e análise bem-humorada de textos torturados de jornais, revistas, TV, rádio e publicidade.
Tem vários fatores que impedem que a pessoa emagrece para uns é mais fácil, e para outros já é mais difícil